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FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação Prof. Ivan Claudio Guedes A televisão é muito.

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1 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação Prof. Ivan Claudio Guedes A televisão é muito educativa. Toda vez que alguém liga uma, entro num quarto para ler um livro. Groucho Marx ( ). Ator e humorista americano

2 Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação

3 marginalidade escolar = compreender a relação educação e sociedade

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5 Para que a compreensão sobre essas tendências???

6 1. Educação como redenção da sociedade

7 Sociedade em que ela se insere????

8 2.Educação como reprodução da sociedade

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10 Louis Althusser Nasceu em Birmandreis, Argélia em 19/10/1918 e morreu em Paris em 22/10/1990. Foi um filósofo francês.

11 Produção de bens materiais Biológica Força de trabalhao Prole/tariado Salário Cultural: Formação profissional (de acordo com a necessidade da divisão social do trabalho) Infra- estrutura: É a forma de dominação no sentido ideológico e institucional: religião, escola, família, sistema jurídico, sistema político, sindicatos, cultura (letras, belas artes, esportes, etc.), meios de comunicação (imprensa, rádio, televisão, internet etc. A base material das relações de produção entre homem e natureza e homem e homem (relação proprietário e proletariado, por exemplo). O sistema produtivo (capitalismo). Superestrutu- ra

12 ESCOLA Dá forma, padroniza Otimiza o sistema produtivo Ensina os saberes do trabalho Imprime os valores vigentes Ensina as ideologias (comportamento) da religião, escola, família, sistema jurídico, sistema político, sindicatos, cultura (letras, belas artes, esportes, etc.), meios de comunicação (imprensa, rádio, televisão, internet etc. Sujeição absoluta à ideologia dominante Assegura a reprodução da força de trabalho Ensina os saberes práticos

13 Papéis definidos pela divisão social do trabalho de acordo com a escolaridade de cada um :

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15 3. Educação como transformação da sociedade

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17 Do sistema de ensino como violência simbólica – Porque violência simbólica? A violência material (dominação econômica) exercida pelos grupos ou classes dominantes sobre os grupos ou classes dominados corresponde a violência cultural (dominação cultural) A classe dominante exerce um poder de tal modo absoluto que se torna inviável qualquer reação por parte da classe dominada Luta de classes impossível

18 Violência simbólica Filósofo de formação. Desenvolveu, ao longo de sua vida, diversos trabalhos abordando a questão da dominação e é um dos autores mais lidos, em todo o mundo, nos campos da Antropologia e Sociologia. Sempre se posicionado claramente contra o liberalismo e a globalização. Pierre Félix Bourdieu ( )

19 Violência simbólica Conceito elaborado pelo sociólogo Pierre Bourdieu. Forma de coação que se apóia no reconhecimento de uma imposição econômica, social ou simbólica. Fabricação contínua de crenças no processo de socialização Induzem o individuo a se posicionar no espaço social Induzem a seguir critérios e padrões do discurso dominante. Manifestação através do conhecimento do discurso dominante e do reconhecimento da legitimidade deste discurso. Para P. Bourdieu, a violência simbólica é o meio de exercício do poder simbólico.

20 Como se manifesta a violência simbólica? Formação de opinião pública Meios de comunicação de massa Pregação religiosa Atividade artística e literária Jornais, propaganda, moda Educação familiar

21 Como ocorre essa violência? A função da educação é a reprodução das desigualdades sociais. Pela reprodução cultural, ela contribui para a reprodução social Marginalizados são os grupos ou classes dominados: – Marginalizados socialmente porque não possuem força material (capital econômico) – Marginalizados culturalmente porque não possuem força simbólica (capital cultural)cultural

22 Escola como aparelho ideológico do estado A ideologia materializa-se em aparelhos: os AIE Religioso Escolar Familiar Jurídico Político Sindical Informação Cultural Escola é um aparelho do estado dominante

23 Avaliação Produção textual coletiva sobre A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. Bibliografia LUCKESI, Cipriano Carlos. Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Cortez, 1994.p


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