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Cultura e Ideologia
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Cultura - capacidade de aprender com o meio e transformá-lo; - extraordinária diversidade de formas sociais produzidas pelos seres humanos; - sistema de crenças; - fornece regras de ação social; - proporciona significado às coisas criadas pela humanidade (conhecimento, crenças, arte, moral, costumes, religião, linguagem e produtos materiais);
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Ideologia - as ideias não podem nem devem ser tomadas pelo seu significado manifesto, mas analisadas em termos das forças que estão por trás delas; - responsável pela manutenção e também pela transformação do STATUS QUO; - derivam das percepções sensoriais; - ideia falsa ou ilusão;
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Eu e o Outro...Convivência
- Etnocentrismo: sentimento de superioridade que torna exótico o outro, diferente, estranho; - Alteridade: aceitação do outro enquanto um semelhante-diferente;
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O exótico e o familiar: a tribo Sonacirema
- explora a questão do etnocentrismo ocidental; - etnografia estática, ou seja, em que o antropólogo parte de seu ponto de vista etnocêntrico para descrever os costumes de um povo sem procurar entender a lógica subjacente a eles;
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ETNOGRAFIA - descrição densa de um caso, situação, fenômeno, conflito, ritual, celebração, ou mesmo o cotidiano, por exemplo; - forma de exercitar, através da elaboração de um texto narrativo, as impressões sobre os fenômenos a partir do próprio ponto de vista, reconhecendo que é apenas um ponto de vista entre outros, e que, ademais, não é necessariamente o ponto de vista verdadeiro, tampouco o ponto de vista dos atores sociais que ele porventura descreva;
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“diferente” antes de ser uma ameaça, transforma-se em algo alternativo, que se soma e acrescenta culturalmente;
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Ideologia no cotidiano... Ideologia do cotidiano...
História e Tradição: pluralidade de vivências; Conflitos e contradições: sentimentos disfarçados pelo discurso homogêneo e universalizado da sociedade vigente; Ideologias dominantes desqualificam culturas e saberes diferentes;
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Popular ou Erudita...que cultura é essa?
Relacionada a divisão por classes; Categorização de acordo com o espaço de produção dos bens culturais; Erudito: europeu, ocidental, universal; Popular: manifestações produzidas pelo povo, genuinamente populares, rurais e urbanas;
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“Para Alfredo Bosi, a CULTURA é alguma coisa que se faz, e não apenas um produto que se adquire. É por isso que não tem sentido comparar CULTURA POPULAR com CULTURA ERUDITA. Quando afirmamos que ter CULTURA significa ser superior e não ter CULTURA significa ser inferior, utilizamos a condição de posse de CULTURA como elemento para diferenciação social e imposição de uma superioridade que não existe. Isso é IDEOLOGIA.”
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