A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS. Propriedade privada Classe dos explorados e a classe dos exploradores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS. Propriedade privada Classe dos explorados e a classe dos exploradores."— Transcrição da apresentação:

1 CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS

2 Propriedade privada Classe dos explorados e a classe dos exploradores

3

4

5

6

7

8

9 É um conceito antropológico, que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir. ETNOCENTRISMO

10 Eurocentrismo

11 Etnocentrismo é um conceito antropológico, que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir. [1]antropológico [1]

12

13 ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

14

15

16 A estratificação social indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes. São três os principais tipo de estratificação social:.

17 Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária; Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder); Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de médico do que a profissão de pedreiro

18 A estratificação social é a divisão da sociedade em estratos ou camadas sociais. Dependendo do tipo de sociedade, esses estratos ou camadas podem ser: castas (Índia), estamentos (Europa Ocidental durante o feudalismo) e classes sociais (sociedades capitalistas).

19 CASTAS A sociedade indiana é estratificada dessa maneira; um sistema de estratificação social muito rígido e fechado que não oferece a menor possibilidade de mobilidade social. É o sistema de castas que, por exemplo, permite casamentos apenas entre pessoas de uma mesma casta. Tal sistema de castas foi abolido oficialmente em 1947, mas a força da tradição faz com que persista, na prática, até os dias de hoje.

20 ESTAMENTO Na sociedade feudal, os indivíduos só muito raramente conseguiam ascender socialmente. Essa ascensão só era possível em alguns casos: quando a Igreja recrutava, em certas ocasiões, seus membros entre os mais pobres, caso o rei conferisse um título de nobreza a um homem do povo, ou ainda se a filha de um rico comerciante casasse com um nobre, tornando-se, assim, membro da aristocracia.

21 CLASSES SOCIAIS Podemos dividir a sociedade capitalista em dois grupos, segundo suas situação em relação aos elementos da produção: proprietários e não proprietários dos meios de produção. As relações de produção dão origem a duas camadas sociais diferentes. A essas camadas damos o nome de classes sociais. Classicamente, designamos essas classes sociais como burguesia e proletariado.

22

23

24 ESTAMENTO WEBER CONSCIÊNCIA DE STATUS

25

26 RACISMO A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como inferiores aos europeus.

27

28

29


Carregar ppt "CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS. Propriedade privada Classe dos explorados e a classe dos exploradores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google