A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE"— Transcrição da apresentação:

1 A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE

2 Tentativas de explicar a sociedade
Platão – “A República” (idealização) Aristóteles – “Política” Maquiavel – a sociedade com ela é (realismo) e não como deveria ser Jean-Jacques Rousseau – A propriedade privada está na origem das desigualdades sociais. Karl Marx ( ) – chamou a atenção para a importância das condições materiais (econômicas) de existência na formação das sociedades.

3 A PRODUÇÃO Bens são todas as coisas materiais colhidas na natureza ou produzidas. Serviços são as atividades econômicas voltadas para a satisfação de necessidades e que não estão relacionadas diretamente à produção de bens. DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO Indivíduos isolados não produzem tudo aquilo de que precisam. Coletivamente as pessoas participam da vida econômica tendo como principais atividades a produção, a distribuição e o consumo de bens; ex.: o operário – atuação na produção; – distribuição a partir da compra de bens e serviços; – consumo de bens e serviços.

4 PROCESSO DE PRODUÇÃO – é formado por três componentes:
Trabalho Matéria Prima Instrumentos de Produção TRABALHO Toda atividade humana que resulte em bens ou serviços Predominantemente Manual Predominantemente Intelectual O valor da qualificação (grau de participação exigido do profissional) Qualificado – exige conhecimento técnico. Não qualificado – pode ser realizado praticamente sem capacitação.

5 MATÉRIA PRIMA Componentes iniciais do produto que no processo de produção são transformados até adquirirem a forma de bem final (tecido, linha, agulha etc.) Recursos naturais- elementos extraídos da natureza que tem uso social (rios e quedas-d’água; petróleo; algodão, etc). Tornam-se parte integrante da economia. MEIOS DE PRODUÇÃO Todos os objetos que direta ou indiretamente nos permitem transformar matéria-prima em bem final são chamadas instrumentos de produção (ex.: ferramentas, equipamentos, maquinas etc.) MEIOS DE PRODUÇÃO = matéria prima + instrumentos de trabalho. FORÇAS PRODUTIVAS = meios de produção + trabalho humano As forças produtivas alteram-se ao longo da História (Revolução Industrial)

6 RELAÇÕES DE PRODUÇÃO As pessoas dependem umas das outras para obter resultados pretendidos estabelecendo assim relações entre si. O trabalho é necessariamente um ato social. Todo processo produtivo conta sempre com pelo menos dois agentes sociais básicos: trabalhadores (PROLETARIADO) e proprietários (BURGUESIA) dos meios de produção. A Propriedade As relações de produção organizam e definem a sociedade. Fator primordial para definição das relações de produção que organizam a sociedade. O conjunto de forças produtivas e relações de produção tem o nome de Modos de Produção. “O modo de produção da vida material condiciona o processo de vida social, política e espiritual, ou seja, não é a consciência dos homens que determina o seu ser,mas, ao contrário, é o seu ser social que determina sua consciência” ( Karl Marx)

7 Modo de Produção = Forças Produtivas + Relações de Produção
MODOS DE PRODUÇÃO: A HISTÓRIA DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE É a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e como os distribui. Também é chamado de sistema econômico. Modo de Produção = Forças Produtivas + Relações de Produção Toda sociedade tem uma forma de produção; É constituída por fatores dinâmicos que mudam constantemente; As mudanças acarretam rupturas nos modos de produção. Principais modos de produção: Comunal, primitivo; Escravista; Asiático; Feudal; Capitalista; Socialista Alguns desses modos de produção podem existir ao mesmo tempo ou podem ocorrer em épocas e locais diferentes, numa determinada sociedade.

8 MODO DE PRODUÇÃO = Forças Produtivas + Relações de Produção
FORÇAS PRODUTIVAS = meios de produção + trabalho humano MEIOS DE PRODUÇÃO = matéria prima + instrumentos de trabalho.

9 Modos de Produção Pré –Capitalistas
Quando se define uma sociedade a partir de seu modo de produção, não é necessário dizer que ele é o único e sim que é o mais importante. Modo de Produção Comunal Primitivo Os seres humanos viviam em grupos nômades e dependiam exclusivamente dos recursos naturais da região; Sobreviviam graças à coleta e ao extrativismo; As pessoas deixaram de ser nômades, começaram a cultivar a terra (por volta a.C) e passaram a se fixar em determinadas regiões (cultivando frutas e legumes e ainda criando animais); As pessoas trabalhavam em estreita cooperação. A terra era o principal meio de produção; Não existia a idéia de propriedade privada e não havia oposição entre proprietários e trabalhadores; A comunidade primitiva foi a primeira forma de organização humana.

10 Modo de Produção Escravista
Os meios de produção e os escravos eram de propriedade do senhor. O escravo era considerado um objeto, instrumento; As relações de produção eram de domínio e sujeição. O senhor era dono dos portadores da força de trabalho, dos meios de produção e do produto do trabalho.; Exigia um controle rígido dos escravos dominados e regras para regular a ordem social; Necessidade que surgisse o Estado para garantir os interesses dos senhores; Sociedades: a grega e a romana da antiguidade clássica. A economia escravista era basicamente agrária; Nas cidades o desenvolvimento intelectual era privilégio dos cidadãos livres. Na Grécia o trabalho manual era desprezado; A sociedade romana repetiu esse modelo; Nos dois casos, foi preciso manter uma enorme exercito como máquina de guerra, para invadir e conquistar muitos povos a fim e conseguir mais riquezas.

11 Modo Asiático de Produção
Predominou na índia e no Egito da antiguidade bem como civilizações pré-colombianas como incas, maias e astecas; Sociedades fechadas, equipadas com Estado forte e uma burocracia eficiente; Todas as forças de trabalho pertenciam ao Estado, encarnado na figura do Imperador. O grupo mais privilegiado era o dos sacerdotes, nobres e guerreiros; O grupo mais poderoso era o dos administradores públicos que atuavam em nome do Estado. No entanto, sucumbiram a seus próprios excessos - luxo e desperdícios das camadas superiores; Invasões estrangeiras – incas e astecas desapareceram.

12 Modo de Produção Feudal
Predominou na Europa; Nas cidades-estado italianas como Veneza, Florença, e da península ibérica de Portugal e Espanha, onde passaram quase toda Idade Média sob o domínio mulçumano; Estruturou-se sob a divisão entre senhores e servos; As relações baseavam-se na propriedade do senhor sobre a terra e no trabalho agrícola do servo; Os servos não viviam como escravos, eles tinham direito de cultivar um pedaço de terra cedida pelo senhor desde que, em troca, pagassem a ele impostos e rendas. Eram obrigados a trabalhar nas terras do senhor sem nada receber, sistema conhecido como corveia. A terra era apenas para usufruto. Os senhores tinham o poder econômico e político, portanto faziam as leis e obrigavam os servos a cumpri-las; Se baseavam no campo pouco importando as cidades. Os nobres e bispos mantinham-se muitos bem protegidos pelos seus próprios exércitos e gozavam de considerável independência política em relação ao rei;

13 Queda do feudalismo Guerras prolongadas e epidemias. Surgimento de novas cidades e o incremento da produção manufatureira para atender às necessidades crescentes da população urbana; Origem a uma nova classe social: a burguesia mercantil; Choque entre a burguesia a nobreza feudal; Os servos abandonaram suas antigas aldeias feudais; Sucessivas revoltas camponesas; Crescimento do comércio estimulou a populações a estabelecer seus próprios tribunais, suas leis e seus próprios sistemas de impostos. Com a necessidade de um novo tipo de sociedade uma nova forma de organização estava criada: o modo capitalista de produção


Carregar ppt "A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google