A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A formação de Roma Unidade 7 A civilização romana Temas 1 e 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A formação de Roma Unidade 7 A civilização romana Temas 1 e 2."— Transcrição da apresentação:

1 A formação de Roma Unidade 7 A civilização romana Temas 1 e 2

2 Roma Capital atual da Itália, fundada 2000 ª C pelos povos latinos. Pastores que viviam em aldeias às margem do rio Tibre. Outros povos da península itálica: sabinos, gregos, úmbrios e etruscos. Etruscos povo que vai exercer maior influencia na formação da sociedade.

3 História Dividida em três períodos: Monarquia República Império

4 Monarquia Rei (executa as leis, pune crimes, comanda o exército).
Senado (escolhia o rei, veta leis). Assembléia (aprova rei escolhido, declara guerras)

5 Sociedade. Patrícios: os grande proprietários de terras, únicos que podiam exercer cargos públicos. Plebeus: população em geral, desde camponeses e pequenos agricultores até artesãos e comerciantes. Pagavam impostos e prestavam serviço militar. Clientes: população normalmente sem terras e que buscavam a proteção das famílias patrícias Escravos: nesse período inicial da história de Roma, os escravos eram geralmente plebeus que haviam contraído dívidas e não conseguiram pagá-las.

6 Início da República Enfraquecidos com as guerras, enfrentando oposição dos patrícios e problemas com os plebeus, os etruscos foram expulsos. Esse fato marca o inicio da república e o fim da monarquia.

7 República Nesse período as disputas entre patrícios e plebeus permaneceram, já que esses últimos vinham tentando obter uma participação política e maiores direitos há muito tempo. Foi nesse período que Roma passou a ampliar seus limites territoriais com grandes e numerosas conquistas.

8 Organização política. Na república, o poder estava concentrado principalmente nas mãos de dois cônsules, escolhidos pelo Senado. Os cônsules tinham como obrigação comandar o exército, presidir o Senado e administrar a cidade. O Senado era formado, por membros de famílias patrícias. O cargo era vitalício e nada era aprovado sem o consentimento do Senado. Assembléias auxiliavam os cônsules e o senado.

9 República patrícia Os patrícios elegiam os senadores e os magistrados e podiam ser eleitos para esses cargos. Os plebeus elegiam os magistrados, mas não podiam ser candidatos. Voto censitário. Distribuição injusta do espólio de guerra


Carregar ppt "A formação de Roma Unidade 7 A civilização romana Temas 1 e 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google