A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROMA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROMA."— Transcrição da apresentação:

1 ROMA

2 → Dos Primórdios à República
Primeiros habitantes: Gauleses (norte), etruscos e latinos (centro), gregos (sul);

3 → Origens de Roma Histórica
Fundada no Lácio (região central da Itália) em 753 a.c; Surge como um centro de defesa de latinos contra invasões etruscas; Mitológica Segundo clássicos (Tito Lívio e Virgílio), Rômulo e Remo, filhos do príncipe troiano Eneias com uma princesa latina haviam sido jogados no rio Tibre e, posteriormente, salvos e alimentados por uma loba; Ainda em relação ao mito, os gêmeos teriam fundado a cidade, em 753 a.c., e Rômulo tornou-se seu primeiro rei após matar o irmão;

4

5 → Evolução Geral Período da Realeza
Governo: rei possuía funções executivas, judiciais e religiosas, mas seus poderes eram limitados pelo legislativo – Senado e Conselho de Anciãos; Fase final do período foi marcada pelo domínio etrusco que alavancou o comércio romano; Sociedade Patrícios: cidadãos – proprietários de terra – aristocratas; Plebeus: homens livres, que não participavam da Assembleia e não tinham família reconhecidas; Escravos: recrutados ou capturados em batalhas; Fim da Monarquia: 509 ac – Tarquínio, o Soberbo, foi deposto pelo Senado que pôs fim ao poder real.

6

7 → República ( 509 ac – 27 ac) Governo:
Cônsules: propunham leis e presidiam o Senado e a Assembleia; Ditador: governava somente durante crises, durante 6 meses e com plenos poderes; Pretor: juíz; Censor: responsável pelo censo populacional (álbum senatorial); Questor: admistrador do tesouro público; Edil: administração pública; Pontífice: líder religioso; Senado: órgão mais importante e poderoso – composto apenas por patrícios; Assembleias: Curial (religião), Centurial (militar – mais importante) e Tribal (nomeava questores e edis).

8 → Sociedade Plebeus, que compunham a maior parte da população, se revoltaram contra a marginalização em que se encontravam e após manifestações, passaram a ter dois tribunos representativos na Assembleia; Rebeliões plebeias continuaram e fizeram com que os patrícios convocassem dez juristas para a elaboração da primeira constituição Romana: a Lei das 12 Tábuas; 367 a.c.: Leis Licínias: plebeus passam a ter direito de posse de parte das terras conquistadas pelos romanos e também a que um dos dois cônsules fosse um representante plebeu; Lei Canuleia: permição entre patrícios e plebeus; Estas leis visavam muito mais a manutenção da unidade político-militar do que a garantia dos direitos dos plebeus.

9

10 → Expansão Romana Séc. V a.c. e III a.c. Roma conquistou a Península Itálica; Guerras Púnicas (264 a.c. – 146 a.c.) Necessidade de dominar o Mediterrâneo fez com que Roma declarasse guerra a Cartago, que mantinha várias colônias na Sicília, Córsega e Sardenha;

11 Início da guerra: disputa da Sicília;
146 a.c.: Cartago é destruída e tomada pelos romanos; Ainda no período republicano, Roma conseguiu as seguintes conquistas: Macedônia: 197 a.c.; Síria:189 a.c.; Grécia: 146 a.c.; Fase do Alto Império: Península Ibérica – 133 a.c.; Gália: 55 a.c.; Egito: 30 a.c.

12


Carregar ppt "ROMA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google