A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Elisabeth Mendes Vieira. A psicologia aplicada a administração começou por volta de 1968 sob forma de apostilas que pudessem auxiliar os alunos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Elisabeth Mendes Vieira. A psicologia aplicada a administração começou por volta de 1968 sob forma de apostilas que pudessem auxiliar os alunos."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Elisabeth Mendes Vieira

2 A psicologia aplicada a administração começou por volta de 1968 sob forma de apostilas que pudessem auxiliar os alunos a interligarem com maior facilidade aqueles tópicos mais significativos da Ciência do comportamento aplicada ao contexto organizacional.

3 Nas ultimas décadas, cada vez mais o ser humano tem chamado a atenção dos estudiosos e merecidos cuidadosos estudos a fim de que possa ser mais bem conhecido sob todos os aspectos que lhe são peculiares.

4 O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações.

5 Utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. EFICÁCIA – alcançar os resultados desejados

6 O comportamento organizacional aplica conhecimento obtido sobre: As pessoas; Os grupos, e; Os efeitos da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

7 REDE NORTE-AMERICANA STARBUCKS

8 Psicologia – é a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais.

9 Sociologia – estuda o sistema social no qual os indivíduos desempenham seus papéis, ou seja, estuda as relações das pessoas entre si (estuda o comportamento dos grupos dentro das organizações).

10 Antropologia – é o estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. Este estudo ajuda a compreender as diferenças de valores, atitudes e comportamentos fundamentais entre povos de diferentes países ou de pessoas de diferentes organizações.

11 Ciência política – estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. Alguns tópicos específicos desta área Estruturação de conflitos; Alocação de poder; Como as pessoas manipulam o poder para o atendimento de seus próprios interesses.

12

13 Conjunto de todas as faculdades intelectuais (memória, imaginação, juízo, raciocínio, abstração e concepção). "inteligência", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], , [consultado em ].http://www.priberam.pt/dlpo/intelig%C3%AAncia

14 Inteligência é uma das características que as pessoas trazem quando entram em uma organização.

15 Idade; Sexo.

16 IDADE consenso Desempenho decai com o passar do tempo; Mão-de-obra envelhecendo.

17 Sexo Há diferença entre homens e mulheres capazes de afetar seus desempenhos no trabalho? Se é que existe são muito poucas essas diferenças.

18 Não há diferença consistente entre homens e mulheres quanto às habilidades de: resolução de problemas; capacidade de análise; espírito competitivo; Motivação; sociabilidade ou capacidade de aprendizagem.

19 Estudos psicológicos mostraram que as mulheres tendem a aceitar mais facilmente a autoridade; Homens tendem a ser mais agressivos e a ter maior expectativa de sucesso, mas essas diferenças são mínimas.

20 Diferenças mais perceptíveis Preferência por esquemas de trabalho devido a filhos pequenos; Absenteísmo – mulheres faltam mais ao trabalho devido as responsabilidades do lar; Tendência atual - igualdade

21 ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. São Paulo, Pearson Prentice Hall


Carregar ppt "Prof. Elisabeth Mendes Vieira. A psicologia aplicada a administração começou por volta de 1968 sob forma de apostilas que pudessem auxiliar os alunos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google