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Disciplina: Psicologia e Relações Humanas Prof(a): Patrícia Braz.

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1 Disciplina: Psicologia e Relações Humanas Prof(a): Patrícia Braz

2 As Organizações não funcionam ao acaso, os executivos que a dirigem precisam saber lidar com o fator humano. O CO refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações e, vice versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos. Existem aspectos visíveis e invisíveis do CO. Comportamento Organizacional

3 Aspectos vísiveis e invisíveis do CO Aspectos Visíveis e superficiais Aspectos Invisíveis e profundos Estratégias Objetivos Políticas e procedimentos Estrutura Organizacional Autoridade Formal Tecnologia Percepções Atitudes Normas grupais Interações informais Conflitos Interpessoais e Intergrupais

4 Os três níveis do CO Macroorganizacional Trata-se do sistema organizacional como uma totalidade.EX: como se comunicar, liderar, proporcionar decisões, estresse e conflito, negociação, tipos de poder...etc. Mesoorganizacional Funciona como a ligação entre as outras 2 perspectivas do CO. Focaliza o comportamento dos individuos que trabalham em grupos ou equipes. Microorganizacional Trata-se do comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho na Organização, apresentando uma orientação fortemente psicológica.

5 O Universo das Organizações Modelo Convencional de CO A Dinâmica Organizacional O Grupo nas Organizações As Pessoas nas Organizações

6 Variáveis Independentes do CO São os três níveis de análise ( o Sistema Organizacional, os grupos de pessoas e os indivíduos). Elas condicionam fortemente o CO configurando as variáveis dependentes.

7 Variáveis Dependentes do CO Constituem os fatores fundamentais que se pretende avaliar ou medir. Desempenho individual, grupal e organizacional. Engajamento favorece a redução do absenteísmo(quantas pessoas estão ausentes do trabalho por motivos diversos). Fidelidade favorece a redução da rotatividade ou turnover (fluxo constante de demissões e desligamentos e as entradas de pessoas na organização. Satisfação no trabalho ajuda a atrair e reter talentos, manter um clima organizacional sadio, motivas pessoas e conquistar seu comprometimento. Cidadania Organizacional expressa um comportamento individual que vai além dos cotidianos deveres e exigências requeridos pela organização, permitindo melhorar a eficácia organizacional.

8 Variáveis Intermediárias do CO Produtividade: uma Organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando seus insumos ou entradas em resultados cada vez maiores e com o menor custo possível. (eficácia # eficiência) Adaptabilidade e flexibilidade: são decorrentes das variáveis dependentes do CO. Qualidade: é mais do que um resultado final, é um estado de espírito. Inovação Satisfação do Cliente

9 Variáveis Resultantes ou Finais do CO Alcance de objetivos organizacionais. Valor econômico agregado(tangível = lucro/ intangível=capital intelectual). Renovação organizacional(novas práticas, processos, motivação das pessoas, mudanças planejadas e orientadas). Crescimento(tamanho ou maior participação no mercado)

10 As variáveis importantes no CO Variáveis Independentes: -Nível Organizacional -Nível grupal -Nível individual Variáveis Dependentes: -Desempenho, engajamento, fidelidade, satisfação no trabalho e cidadania organizacional Variáveis Intermediárias: -Produtividade, adaptabilidade, qualidade, inovação e satisfação do cliente Variáveis resultantes: -Alcance de objetivos organizacionais, valor econômico agregado, renovação e crescimento organizacional

11 Os Novos Desafios do CO No mundo globalizado, a única constante é a mudança constante. Na era da informação, as organizações estão aumentando seu valor patrimonial por meio de ativos intangíveis e intelectuais. As organizações e seus dirigentes devem estar preparados para lidar com pessoas de diferentes raças, idades, culturas, preferências de estilos de vida e valores pessoais.

12 Os Novos Desafios do CO continuação Era da gestão da qualidade total, ou seja, gestão voltada para obter compromisso de todos os seus membros em relação à melhoria contínua e ao atendimento total das necessidades do cliente. As organizações estão tentando antecipar-se as novas expectativas dos clientes, criando novas expectativas para seus produtos e serviços. O gerente ou gestor deve fazer os ajustes comportamentais e atitudinais necessários para assegurar o seu sucesso profissional nos novos tempos. Quanto mais o conhecimento for utilizado, repartido e compartilhado, mais se torna valioso.

13 Bibliografia Chiavenato, Idalberto Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso da organizações – 2ª edição – Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.


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