A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO
GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO? VOLUME 2 ELEMENTOS PARA A AÇÃO BELO HORIZONTE: FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO, ORGANIZADORES: CARLA BRONZO LADEIRA CARNEIRO/BRUNO LAZZAROTTI DINIZ COSTA

2 Intervenção com Foco nos Resultados:
Elementos Para o Desenho e Avaliação de Projetos Sociais CARLA BRONZO LADEIRA CARNEIRO (PROFESSORA E PESQUISADORA DA ESCOLA DE GOVERNO DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO)

3 OBJETIVO DO TEXTO O texto tem como foco os “projetos sociais e aborda o processo de desenho e avaliação de intervenções públicas voltadas para o enfrentamento dos problemas sociais. O objetivo é fornecer elementos para subsidiar o processo de elaboração de intervenções na área social, segundo a metodologia do marco lógico”. (p.69)

4 INTRODUÇÃO Natureza específica de um projeto social. "Os projetos são as traduções de intenções, idéias e concepções em ações com conseqüências diretas sobre a realidade. (p.70) A execução de projetos exige recursos de poder, de conhecimento, legitimidade e recursos institucionais ou organizacionais.

5 Desenvolvi mento cenário no qual se realizam os projetos sociais
Existe uma complexidade intrínseca ao cenário. “Os problemas com os quais os projetos sociais lidam são multifacetados e têm causas múltiplas, que interagem e se reforçam mutuamente.” (p. 70) Geralmente esses problemas dizem de dimensões políticas, econômicas, culturais, familiares, institucionais dentre outros o que traz um caráter multidimensional de determinações.

6 Desenvolvi mento cenário no qual se realizam os projetos sociais
Por outro lado observa-se uma fragilidade na definição de respostas aos problemas multifacetados. “Sem um conhecimento adequado do problema, o que se tem em mãos são chances menos seguras para identificar alternativas de enfrentamento”. (p.71)

7 DESENVOLVI MENTO O CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DOS PROJETOS SOCIAIS
O uso do marco lógico: “O uso desse enfoque enquadra-se na no marco da gestão social por resultados, caracterizada por uma preocupação fundamental com os resultados efetivos das políticas e programas e altera uma concepção anterior dominante no campo das políticas públicas e sociais, extremamente presa ao desenvolvimento de atividades, sem contudo conectar, de forma explícita e direta, tais atividades aos propósitos últimos da intervenção.” (p.73)

8 Desenvolvi mento Marco lógico
Realizar diagnóstico e levantar o problema: “É importante dedicar tempo e esforço para se chegar a uma formulação do problema que envolva um conhecimento mais específico sobre suas características, dimensões, dinâmica, causas e conseqüências.(p. 74) O diagnóstico pode fazer uso de duas ferramentas importantes: a árvore de problemas e análise dos interessados.

9 Desenvolvi mento Marco lógico
Definir o público alvo: É também fundamental ter clareza na definição do público que se quer focalizar para não incorrer em erros de exclusão de quem deveria ser demandatário da ação; Definir os objetivos da intervenção: “Na metodologia do marco lógico, enfatiza-se a importância da existência de um objetivo bem focado e, der preferência, um único objetivo central ou específico. Esse objetivo consiste no propósito ou na razão de ser do projeto e expressa o efeito esperado da intervenção, depois de completada a execução”. (p.77)

10 Desenvolvi mento Marco lógico
Estabelecer meios necessários para se alcançar os resultados pretendidos: Normalmente a definição dos meios está relacionada com as causas levantadas na árvore de problemas. “O desenho do projeto decorre da estratégia utilizada, das alternativas de intervenção selecionadas para o alcance do objetivo do projeto.” (p.78) Nesse contexto, a utilização de indicadores contribui expressivamente para a obtenção de êxito em um projeto. Os indicadores são padrões de medida que permitem “ler a realizada e acompanhar as mudanças que ocorrem” (p.81)

11 Desenvolvi mento Marco lógico
Avaliar: “Aqui ela é entendida como a forma de se verificar se as suposições estavam corretas, se o previsto foi de fato implementado, na forma, no prazo e no custo adequado, se o público foi atingido, se os efeitos foram alcançados e se os impactos foram produzidos, dentre uma infinidade de questões relativas ao processo de implementação e aos resultados da intervenção.” (p.89)

12 CONSIDERAÇÕES FINAIS “Pode-se dizer que, do ponto de vista técnico e gerencial, o conhecimento e o uso do referencial do marco lógico é um elemento absolutamente fundamental para viabilizar maior rigor e transparência na elaboração da proposta e maiores chances de êxito na consecução dos resultados” (p.91) “Embora o marco lógico não crie capital social, seu uso pode favorecer a co-responsabilização e o compromisso dos atores com a produção do bem público, que é, no final das contas, o que importa”. (p.91)


Carregar ppt "GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google