A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ivanda M. Martins Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco Congresso Internacional ABED-TC-B3C2057 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ivanda M. Martins Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco Congresso Internacional ABED-TC-B3C2057 1."— Transcrição da apresentação:

1 Ivanda M. Martins Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco Congresso Internacional ABED-TC-B3C2057 1

2 As Instituições de Ensino Superior estão buscando investir na qualificação profissional para Educação a Distância, considerando-se os múltiplos papéis que os docentes estão assumindo diante dos desafios dos processos de ensino-aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. 2

3 Descrever as ações que envolvem o planejamento e a execução do Programa de Formação Continuada de Docentes para Educação a Distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 3

4 Expansão da EAD no Brasil Crescente demanda por profissionais qualificados Múltiplos papéis dos docentes Precária formação dos profissionais na área de EAD no Brasil Programas de Formação continuada de docentes para EAD 4

5 Segundo Belloni (2006), a principal característica da EAD é a transformação do professor de uma entidade individual em uma entidade coletiva. Professor como animador da inteligência coletiva (LÉVY, 1999). Gerenciamento dos fluxos de informação Mediação pedagógica na pilotagem dos percursos de aprendizagem (LÈVY,1999). 5

6 Tutor virtual Professor formador Formação para tutores/formadores Professores autores Elaboradores de materiais didáticos para EAD Formação para autores de materiais didáticos 6

7 Promover o incremento da qualificação profissional de professores e tutores que atuam na educação a distância Instrumentalizar professores para utilização de ferramentas de comunicação (síncrona e assíncrona), tais como: chats, fóruns de discussão e outras. Proporcionar reflexões e ações sobre mediação pedagógica na EAD. 7

8 Cursos de aperfeiçoamento Carga horária total de 220 horas Organização de Módulos de aprendizagem. O objetivo principal dos cursos é promover a qualificação profissional de docentes que precisam aprimorar competências para os constantes desafios da Educação a Distância. 8

9 Módulo Módulo 01- Ambiente moodleMódulo 06- Avaliação na EAD Módulo 02- Introdução à EADMódulo 07- Ética e Relações Interpessoais na Educação a Distância Módulo 03-Sistemas de Tutoria na EAD Módulo 08-Produção de Materiais didáticos impressos Módulo 04- Processos de Ensino- aprendizagem na EAD Módulo 09- Projetos Interdisciplinares Módulo 05- Didática na EAD 9

10 Realização de chat semanal Realização de fórum temático Solicitação de envio de atividades semanais Solicitação de atividade para conclusão dos Módulos Participação nos encontros presenciais 10

11 EtapasModalidade 1ª Etapa: Encontro presencial com o professor formador do módulo Encontro presencial 2ª Etapa: Atividades e discussões no ambiente virtual de aprendizagem, participações em fóruns, chat's. Online (a distância) 3ª Etapa: Avaliação final do módulo Mista (online/presencial) 11

12 Vamos conversar sobre o assunto? – motivação inicial na entrada de cada capítulo Ampliando horizontes – dicas de pesquisas e leituras Cardápio de projetos – orientações para elaboração de projetos didáticos de ensino- aprendizagem Autoavaliação – propostas de atividades de reflexão - construção de práticas autoavaliativas. 12

13 13 ETAPAS AVALIATIVASAÇÕES 1ª Etapaabordagem discursiva, reflexões e exposições da compreensão dos conteúdos discutidos, debate sobre experiências pedagógicas 2ª Etapa elaboração de planejamentos (projetos didáticos). 3ª Etapadivulgação dos planejamentos

14 Participação nas tarefas/atividades propostas pelos(as) formadores(as) no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) 40%Envio de tarefas/atividades ao ambiente virtual de aprendizagem, com qualidade nos comentários e argumentos apresentados Participação no encontro presencial 20%Estar presente e participar ativamente do encontro presencial. Participação no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) e práticas autoavaliativas 40%Participação significativa nos chat's, fóruns e outros recursos utilizados pelo(s) professor(a) formador(a).Autoavaliação. Total100 % 14

15 Segundo Zuin (2006,p. 946), na EAD, "os professores devem ser formados e, principalmente, se formar num ambiente educacional que valorize o exercício da criatividade e da reflexão como fundamento da condição de ser autônomo". ZUIN, Antônio. Educação a Distância ou Educação Distante: o programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. In: Educação e Sociedade, Campinas: CEDES, vol.27, número especial, 2006.

16 Certa resistência inicial dos docentes Mudança de atitude dos professores Reavaliação da prática pedagógica no universo da educação online Necessidade de promover programas de qualificação profissional dos docentes que atuam na EAD 16

17 Mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repente, aprende. (Guimarães Rosa) 17

18 ALMEIDA, M. (Orgs.). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, BELLONI, M. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, ARAÚJO, J. O que os aprendizes esperam dos professores na educação a distância online? Disponível em:. Acesso em: 3 nov LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34., LITTO, F.; FORMIGA, M. (Orgs). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, MOORE, M; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson,

19 PEREIRA, Eva Waisros. Expansão e diversidade. In: Formação de professores a distância: experiências brasileiras. Universidade Aberta de Portugal (Tese de Doutorado). 2002, p ZUIN, Antônio. Educação a Distância ou Educação Distante: o programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. In: Educação e Sociedade, Campinas: CEDES, vol.27, número especial, Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a14v279 6.pdf. Acesso em: 20 jun, 2010.http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a14v279 6.pdf 19


Carregar ppt "Ivanda M. Martins Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco Congresso Internacional ABED-TC-B3C2057 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google