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Formação Continuada de Professores Para Educação a Distância

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Apresentação em tema: "Formação Continuada de Professores Para Educação a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Formação Continuada de Professores Para Educação a Distância
Congresso Internacional ABED-TC-B3C2057 Formação Continuada de Professores Para Educação a Distância Ivanda M. Martins Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

2 Palavras Iniciais As Instituições de Ensino Superior estão buscando investir na qualificação profissional para Educação a Distância, considerando-se os múltiplos papéis que os docentes estão assumindo diante dos desafios dos processos de ensino-aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.

3 Objetivo do trabalho Descrever as ações que envolvem o planejamento e a execução do Programa de Formação Continuada de Docentes para Educação a Distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

4 Qualificação profissional para EAD
Expansão da EAD no Brasil Crescente demanda por profissionais qualificados Múltiplos papéis dos docentes Precária formação dos profissionais na área de EAD no Brasil Programas de Formação continuada de docentes para EAD

5 O ofício do docente na EAD
Segundo Belloni (2006) , a principal característica da EAD é a “transformação do professor de uma entidade individual em uma entidade coletiva”. Professor como “animador da inteligência coletiva” (LÉVY, 1999). Gerenciamento dos fluxos de informação Mediação pedagógica na “pilotagem dos percursos de aprendizagem” (LÈVY,1999).

6 Programa de Formação de Professores para EAD-UFRPE
Formação para tutores/formadores Tutor virtual Professor formador Formação para autores de materiais didáticos Professores autores Elaboradores de materiais didáticos para EAD

7 Objetivos do Programa Promover o incremento da qualificação profissional de professores e tutores que atuam na educação a distância Instrumentalizar professores para utilização de ferramentas de comunicação (síncrona e assíncrona), tais como: chats, fóruns de discussão e outras. Proporcionar reflexões e ações sobre mediação pedagógica na EAD.

8 Conhecendo o Programa Cursos de aperfeiçoamento
Carga horária total de 220 horas Organização de Módulos de aprendizagem. O objetivo principal dos cursos é promover a qualificação profissional de docentes que precisam aprimorar competências para os constantes desafios da Educação a Distância.

9 Programa de Formação na EAD-UFRPE
Módulo Módulo 01- Ambiente moodle Módulo 06- Avaliação na EAD Módulo 02- Introdução à EAD Módulo 07- Ética e Relações Interpessoais na Educação a Distância Módulo 03-Sistemas de Tutoria na EAD Módulo 08-Produção de Materiais didáticos impressos Módulo 04- Processos de Ensino-aprendizagem na EAD Módulo 09- Projetos Interdisciplinares Módulo 05- Didática na EAD

10 Metodologia Realização de chat semanal Realização de fórum temático
Solicitação de envio de atividades semanais Solicitação de atividade para conclusão dos Módulos Participação nos encontros presenciais

11 Dinâmica dos Módulos Etapas Modalidade
1ª Etapa: Encontro presencial com o professor formador do módulo Encontro presencial 2ª Etapa: Atividades e discussões no ambiente virtual de aprendizagem, participações em fóruns, chat's. Online (a distância) 3ª Etapa: Avaliação final do módulo Mista (online/presencial)

12 Desenho do material didático para a formação docente
Vamos conversar sobre o assunto? – motivação inicial na entrada de cada capítulo Ampliando horizontes – dicas de pesquisas e leituras Cardápio de projetos – orientações para elaboração de projetos didáticos de ensino- aprendizagem Autoavaliação – propostas de atividades de reflexão - construção de práticas autoavaliativas.

13 Avaliação ETAPAS AVALIATIVAS AÇÕES 1ª Etapa abordagem discursiva, reflexões e exposições da compreensão dos conteúdos discutidos, debate sobre experiências pedagógicas 2ª Etapa elaboração de planejamentos (projetos didáticos). 3ª Etapa divulgação dos planejamentos

14 Avaliação Participação nas tarefas/atividades propostas pelos(as) formadores(as) no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) 40% Envio de tarefas/atividades ao ambiente virtual de aprendizagem, com qualidade nos comentários e argumentos apresentados Participação no encontro presencial 20% Estar presente e participar ativamente do encontro presencial. Participação no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) e práticas autoavaliativas Participação significativa nos chat's, fóruns e outros recursos utilizados pelo(s) professor(a) formador(a).Autoavaliação. Total 100 %

15 Desafios para os docentes
Segundo Zuin (2006,p. 946), na EAD, "os professores devem ser formados e, principalmente, se formar num ambiente educacional que valorize o exercício da criatividade e da reflexão como fundamento da condição de ser autônomo". ZUIN, Antônio . “Educação a Distância ou Educação Distante: o programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual”. In: Educação e Sociedade, Campinas: CEDES, vol.27, número especial, 2006.

16 Palavras Finais Certa resistência inicial dos docentes
Mudança de atitude dos professores Reavaliação da prática pedagógica no universo da educação online Necessidade de promover programas de qualificação profissional dos docentes que atuam na EAD

17 Mestre não é quem sempre ensina,
Para Refletir... Mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repente, aprende. (Guimarães Rosa)

18 Referências ALMEIDA, M. (Orgs.). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007. BELLONI, M. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2006. ARAÚJO, J. O que os aprendizes esperam dos professores na educação a distância online? Disponível em: <http://www.abed.org.br/texto 37.doc> . Acesso em: 3 nov LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34., 1999. LITTO, F.; FORMIGA, M. (Orgs). Educação a Distância: o estado da arte”. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. MOORE, M; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada”. São Paulo: Thomson, 2007.

19 Referências PEREIRA, Eva Waisros. Expansão e diversidade. In: Formação de professores a distância: experiências brasileiras. Universidade Aberta de Portugal (Tese de Doutorado). 2002, p ZUIN, Antônio . “Educação a Distância ou Educação Distante: o programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual”. In: Educação e Sociedade, Campinas: CEDES, vol.27, número especial, Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a14v279 6.pdf. Acesso em: 20 jun, 2010.


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