A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças."— Transcrição da apresentação:

1 Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças com Deficiência auditiva. Sem dúvida tal decisão suscitou uma série de discussões em incertezas para os professores sobre como tratar essa nova situação de modo a assegurar que os alunos com necessidades educacionais especiais fizessem parte do contexto educacional e tivessem sucesso escolar.

2 Uma das primeiras conclusões a que chegaram foi a de que todos nas escolas deveriam começar por relacionar-se e conhecer bem o aluno como pessoa e como estudante. O objetivo era identificar melhores formas e estratégias para se comunicar com o aluno e ensiná-lo. Durante a fase de adaptação inicial, o aluno chorava na sala de aula, mas em pouco tempo foi se acostumando com seus colegas e professores e integrando-se no ambiente escolar.

3 A comunidade da escola também foi se adaptando às necessidades dos alunos surdos e rapidamente compreendeu a importância de contar com professores que soubessem lingua de sinais. A escola criou uma sala de apoio, sob a responsabilidade de um professora especializada, que dispunha de diversos recursos específicos de apoio e materiais pedagógicos.

4 Com o correr do tempo, a demanda de pais e mães interessados em matricular seus filhos surdos nessa escola aumentou e hoje a escola conta com um total de 21 alunos incluídos. A experiência fez com que os alunos ouvintes quisessem aprender a língua de sinais afim de comunicar-se com seus colegas surdos. A presença de alunos surdos na escola ajudou a comunidade escolar a desenvolver uma atitude de colaboração entre os estudantes em geral e de apoio a este grupo de alunos nas atividades de aprendizagem. a ajuda dos professores, de seus colegas de classe, aliada ao apoio das famílias e à presença de interpretes resultou no êxito desta experiência.


Carregar ppt "Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google