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ESCALADA, TÉCNICAS VERTICAIS E MONTANHISMO.

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Apresentação em tema: "ESCALADA, TÉCNICAS VERTICAIS E MONTANHISMO."— Transcrição da apresentação:

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2 ESCALADA, TÉCNICAS VERTICAIS E MONTANHISMO.
Aspectos a serem abordados: Tipos de Escalada (Escalada Livre;Boulder; Escalada Esportiva; Big-wall; Escaladas em Parede Artificial; Vias Equipamentos; Nós e Técnicas Verticais. Exemplo de Aula. Tema: Escalada (Boulder) Objetivos: Favorecer o desenvolvimento integral nos aspectos: físico, cognitivo, afetivo e social através da escalada. Faixa Etária: 8 a 11 anos 2ª serie à 6ª série do Ensino Fundamental. Materiais utilizados: Colhões, Bambolês e cordas. Espaço Físico: Parede de Escalada , Quadra.

3 CONTEÚDOS. CONCEITUAIS – Conhecimento sobre a escadas e suas habilidades. PROCEDIMENTAIS – Realização das Habilidades envolvidas na Escalada. ATITUDINAIS – Percepção dos aspectos de competição e cooperativos do jogo com valorização do respeito entre os participantes.

4 MOMENTOS. 1º Momento – Escalar livremente pela parede. Pode-se colocar alguns Equipamento no jogo como Bambolês e cordas para ver como os alunos interagem com eles. 2º Momento - Aqui o professor deve fazer uma mediação no sentido de auxiliar o grupo e perceber-se se o jogo atende alguns requisitos como participação. A construção é função dos alunos que apresentam o jogo na prática. 3º Momento – O professor agora pergunta sobre as dificuldades e propõe jogos populares como estratégia: Escalada Jô quei pô; Cada Macaco no seu Galho; Pega – Rabo; 3x3

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6 Atividades Urbanas Radicais e de Aventura

7 PARKOUR E SKATE Aspectos a serem abordados:.
PARKOUR: Etimologia, Vestimentas e Identidades, Locais e Percursos, Movimentos e Aterrissagens. SKATE: Modalidades, Equipamento s de Proteção, Equipamentos em Geral, Acessórios do Skate, Algumas Manobras e Aprendizagem das Manobras

8 Exemplo de Aula. (Parkour)
Tema: Resgate de Habilidades Objetivos: Experimentar as diferentes possibilidades de saltos e aterrissagens com e sem obstáculos, rolamento, e alguns movimentos. Faixa Etária: 14 a 16 anos, 1º e 2º anos do Ensino Médio. Materiais utilizados: 10 Colhões, 2 Plintos 1 Banco sueco. Espaço Físico: Quadra ou outros espaços.

9 CONTEÚDOS. Conceituais: Informações sobre vestimentas adequadas , conhecimento sobre articulações e músculos do corpo. Procedimentais: Auxilio para os Saltos, exploração dos movimentos, ajuste das aterrissagens Atitudinais: Valorização nas condutas de ajuda, trabalho em equipe, respeito as regras construídas e aceitação das diferenças individuais.

10 MOMENTOS. 1º MOMENTO: Organizar conversas sobre o conhecimento da modalidade. 2º MOMENTO: Elaborar um Percurso com algumas passagens com Obstáculos, outras usando o próprio ambiente com um campo de possibilidades, permitir e incentivar que o grupo ou alguém ajude os que estão com dificuldade. 3ºMOMENTO: Situações de Jogo – Pega Bandeira

11 Exemplo de Aula. (Skate)
Tema: Deslizando pela Escola Objetivos: Estimular diferentes maneiras de deslocar sobre o skate. Faixa Etária: 6 a 9 anos Ensino Fundamental I. Materiais utilizados: Shapes ou Tábuas de madeira com Formato de Shape, Skates. Espaço Físico: Quadra ou qualquer outro espaço que tenha área plana e lisa.

12 CONTEÚDOS. Conceituais: Conhecimentos das partes do Skate formas de atrito para frear e noções de aderência. Procedimentais: Experimentações sobre o skate; deitado, sentado, em pé, duplas. Atitudinais: Valorização das condutas de companheirismo com os alunos, confiança e responsabilidade com os demais, aceitação dos limites individuais.

13 MOMENTOS. 1º MOMENTO: Vivencias diversas formas de deslocar-se sobre os Shapes e tábuas. 2º MOMENTO: Propor Jogos de estimulação para deslocamento diversos . 3ºMOMENTO: Situações de Jogo – Invente outra.

14 Atividades Radicais e de Aventura Aquáticas

15 SURF (TARP SURF) Aspectos a serem abordados:.
SURF : História da Modalidade, Surf no Brasil, Ondas, Pranchas, Equipamentos, Posicionamentos e fundamentos básicos, Manobras iniciais. .

16 Exemplo de Aula. (Surf - Tarp Surf)
Tema: Tá Dando Onda Objetivos: Estimular as primeiras Manobras do Surf, melhorar Equilíbrio e Estabilidade. Faixa Etária: 6 a 9 anos Ensino Fundamental I. Materiais utilizados: Skates ,Shapes ou Tábuas de madeira Bancos Suecos , Giz para desenhar prancha no chão, Lona Plastica Espaço Físico: Quadra ou qualquer outro espaço que tenha área plana e lisa.

17 CONTEÚDOS. Conceituais: Oferecer informações sobre o surf – História, cultura etc. Procedimentais: Posicionamento e manobras básicas Atitudinais: Valorização das diferenças e incentivo ao respeito mutuo MOMENTOS. 1º MOMENTO: Verificar com o grupo o que eles já sabem sobre o surf, expor conteúdo sobre o surf. 2º MOMENTO: Exercícios que estimulem equilíbrio, alguns jogos que estimulem equilíbrio, Posições do Surf. 3º MOMENTO: Tá Dando Onda. Ativifdade do TarpSurfing

18 INTERDISCIPLINARIDADE

19 Os Esporte Radicais e de Aventura na Educação Física pretende ser Interdisciplinar, pois não se concebe fazer uma Trilha na natureza sem preservá-la, não se pratica Skate ou Parkour sem levar em consideração sua origem nas ruas com seus códigos e comportamentos, não se escala uma montanha sem conhecer sua Geografia, para se mergulhar é preciso saber sobre os efeitos da água sobre o organismo e suas consequências.

20 EXCURSÕES E ATIVIDADES EXPERIENCIAIS


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