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FMU – PÓS GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE DE AVENTURA. CONTEÚDO DO MÓDULO POR QUE A.F.A. NA ESCOLA? O QUE SÃO AS A.F.A.? QUAIS SÃO E COMO SÃO CLASSIFICADAS AS.

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1 FMU – PÓS GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE DE AVENTURA

2 CONTEÚDO DO MÓDULO POR QUE A.F.A. NA ESCOLA? O QUE SÃO AS A.F.A.? QUAIS SÃO E COMO SÃO CLASSIFICADAS AS A.F.A.? SUGESTÕES PRÁTICAS DE A.F.A. NA ESCOLA

3 OBJETIVOS DA ESCOLA Formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando o bem estar do homem, no plano pessoal e coletivo. Objetivo geral da Ed. Física Usar dos conteúdos da Cultura Corporal de Movimento na formação do aluno para exercer a cidadania, de forma social, equilibrada, crítica e ciente de seus direitos e deveres.

4 DIMENSÃO DOS CONTEÚDOS CONCEITUAL: fatos, conceitos e princípios; PROCEDIMENTAL: como fazer; ATITUDINAL: normas, valores e atitudes.

5 MOTIVOS PARA INSERÇÃO DAS A.F.A. NA ESCOLA Trabalhar valores: – respeito às diferenças (inclusão) –superação de limites; – cooperação; –ócio e tempo livre Desenvolvimento de diversas habilidades motoras gerais e específicas; Modalidades populares Geografia brasileira Alinhamento - preservação ambiental e valorização da natureza;

6 CLASSIFICAÇÃO DAS A.F.A. MODALIDADES AÉREAS: para- quedismo, bungee jump, rope swing, etc. MODALIDADES TERRESTRES: skate, mountain bike, escalada, esqui, trekking, etc. MODALIDADES AQUÁTICAS: canoagem, rafting, canyoning, mergulho, etc.

7 O QUE SÃO ATIVIDADES FÍSICAS DE AVENTURA – nomenclatura – Betrán (In Marinho,Bruhns) - novos esportes (diferentes, inovador; -- Esportes técnoecológicos (simbiose); - Esportes em liberdade (insubmissão à regulamentações); - Esportes californianos (origem); - Esportes selvagens (caráter natural); - Esportes radicais (fundamental, perigoso; - Esportes extremos (grau máximo); - AFAN(deslizamento em superfícies nat.); - Esportes de ação (força e energia = controle da natureza) - Atividades de aventura(sensações e emoções); - Esportes de Aventura (domesticando o risco e a incerteza);

8 DIVERSIDADE CULTURAL

9 ATIVIDADE DE AVENTURA MINISTÉRIO DO TURISMO NORMATIZAÇÃO Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo (BRASIL, 2006, p.9)

10 MINISTÉRIO DO TURISMO ATIVIDADES DE AVENTURA: (...) experiências físicas e sensoriais recreativas que envolvem desafio, riscos avaliados, controláveis e assumidos que podem proporcionar sensações diversas como liberdade, prazer; superação, a depender da expectativa e experiência de cada pessoa e do nível de dificuldade de cada atividade. (BRASIL, p.9, 2006).

11 ATIVIDADES FÍSICAS DE AVENTURA - nomenclatura (...) práticas corporais que aliam o prazer e atributos da Cultura Corporal de Movimento a uma outra visão, um outro estilo de vida fora do cotidiano, que integra o homem, e sua tecnologia, ao meio natural e urbano, utilizando o universo do jogo e suas concepções no contexto do lazer, na competição e no lúdico, com atividades de risco controlado e à conscientização da necessidade de preservação ambiental, utilizando, principalmente, as energias da natureza como desafios a serem vencidos. (FRANCO, 2008, p. 105) A.F.A. = JOGO

12 ATIVIDADES FÍSICAS DE AVENTURA NA ESCOLA Montanhismo Sobre rodas Le Parkour Bóia cross

13 COMO TRABALHAR A.F.A. NA ESCOLA - sugestões Preparar a comunidade: cartas e circulares ; explanações; apresentações em eventos e trabalhos interdisciplinares. Apoio da direção e de colegas : realidades diferentes ; Discussão inicial: introdução, anamnésia e estruturação das aulas; Materiais pedagógicos e estrutura física.

14 Montanhismo – exemplo 2º (tri)bimestre – um mês e meio - Ens. Médio; Projeto interdisciplinar: –Física, Química, Geografia, História, Filosofia, Biologia. Estudos de campo: –Rapel e Escalada – 1 dia; –PETAR – 1 fim de semana

15 TRABALHO COM A.F.A.

16 EQUIPAMENTOS E ADAPTAÇÕES CERTIFICADOS: protocolos, especificações ADAPTAÇÃO: estudar, testar e precaver;

17 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FRANCO, L.C.P. ATIVIDADES FÍSICAS DE AVENTURA NA ESCOLA: uma proposta pedagógica nas três dimensões do conteúdo. Dissertação (mestrado), UNESP, Rio Claro, 151f, DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C.A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, BRASIL- Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais Meio Ambiente e Ética. Brasília, DF. MEC, SEF, _______- Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, DF. MEC, SEF, 1998.

18 ARVORISMO

19 ORIGEM Necessidade de biólogos e pesquisadores em deslocarem- se pelas copas das Árvores a fim de intensificarem suas pesquisas. Nos anos 90, com a introdução de técnicas e equipamentos verticais, o arvorismo despontou-se como atividade de aventura proporcionando emoção, lazer e entretenimento para toda família.

20 CONCEITO Arvorismo é a travessia entre plataformas montadas no alto das copas das árvores, onde os praticantes percorrem um percurso suspenso, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas. Além de árvores, postes também podem servir de base para a prática do esporte.

21 MONTAGEM e IMAGINÁRIO

22 ADAPTAÇÕES

23 POUCO EQUIPAMENTO

24 Sistema de tração com bons equipamentos


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