A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formado em Educação Física (Uninove- SP 2007) Pós-Graduado em Esportes e Atividades de Aventura (FMU- SP-2010) Praticante de Alpinismo e Montanhismo desde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formado em Educação Física (Uninove- SP 2007) Pós-Graduado em Esportes e Atividades de Aventura (FMU- SP-2010) Praticante de Alpinismo e Montanhismo desde."— Transcrição da apresentação:

1

2 Formado em Educação Física (Uninove- SP 2007) Pós-Graduado em Esportes e Atividades de Aventura (FMU- SP-2010) Praticante de Alpinismo e Montanhismo desde 1995 Professor da Rede Pública de Ensino no Estado de SP Professor de Esportes Radicais no Colégio Rainha da Paz- SP Professor de Esportes de Aventura na Faculdade Anhanguera.

3 Cronograma: -O que são os Esportes Radicais (Surgimento, crescimento, conceitos e classificação) - As Fases Aventura na 1ª Infância Aventura na 2ª Infância Aventura na 3ª Infância - Proposta Pedagógica das Modalidades. - Programa de Ensino Interdisciplinar - Praticas de Aventura

4 As Fases... Brincar é o que as Crianças pequenas fazem quando não estão comendo, dormindo ou obedecendo ordens dos adultos (GALLAHUE; OZMUN,2001). 1ª INFÂNCIA (A partir dos 3 anos) AUTONOMIA, INICIATIVA, RELAÇÕES AFETIVAS, IMAGINAÇÃO. ADAPTAÇÃO DOS ESPORTES RADICAIS E DE AVENTURA

5 Atividades Propostas : Caça ao Tesouro = Corrida de Aventura. Mapas rudimentares Posição do Sol Posição dos Objetos no Espaço Físico

6 Escalada A escalada talvez seja a atividade mais próxima das crianças de primeira Infância, entre todas as modalidades de Esportes Radicais. Criatividade do Professor.... Simulação de Escalada no Chão Escalar e transpor Objetos de diversos tamanhos

7 Resumo... Início: A partir dos 3 anos. Criatividade do Professor Possíveis Atividades -Orientação -Escalada Conscientização dos Riscos Palavra chave: Jogo Simbólico

8 2ª INFÂNCIA (A partir dos 6 anos) As crianças nessa fase, aprendem pela participação ativa e o encorajamento do professor é importante, para que junto com o aumento da responsabilidade, venha a ser adquirida a autoconfiança. Atividades Propostas : Surfe Mergulho Livre (Técnicas de Apneia) Skate Enduro a Pé Escalada Le Parkour SlackLine

9 Resumo... Início: A partir dos 6 anos. Regras passam a ter grande importância para as crianças; Noções de segurança são intensificadas Possíveis Atividades - Surfe - Mergulho Livre (Técnicas de Apneia) - Skate - Enduro a Pé - Escalada - Le Parkour - SlackLine Palavra chave: Jogo de regras.

10 Aventura na Adolescência (A partir dos 12 anos) Mudanças Corporais Baixa autoconfiança Baixa autoestima Perda de Interesse por Atividades Físicas e distanciamentos das Aula de EF Para os adolescentes, a atividade de contato com a natureza traz grande conforto e desafio (PEREIRA;CARCERONI, 2006) ENCONTRO DAS TRIBOS

11 Resumo... Início: A partir dos 12 anos. O risco aparente atrai o adolescente para a prática de atividades radicais Movimentos Técnicos são introduzidos ou aprimorados Possíveis Atividades - Surfe - Mergulho Livre (Técnicas de Apneia) - Skate - Enduro a Pé - Escalada - Le Parkour - SlackLine Palavra chave: Desafio

12 Proposta Pedagógica das Modalidade Conteúdos: Seleção de formas ou saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses, modelos de conduta etc. cuja assimilação é considerada essencial para que se produzam desenvolvimento e socialização adequados nos alunos. (COLL,2000)

13 Dimensões conceituais: Fatos e conhecimentos Aspectos históricos das modalidades; Locais de prática; Equipamentos e manobras; Objetivos e motivos de se praticar as modalidades Dimensões procedimentais: Fazer e como fazer Técnicas de movimentos; Técnicas de segurança; Adaptações necessárias da modalidade para cada faixa etária; Condições da escola. Dimensões atitudinais: Valores e formação Noção de regras; Ética dos esportes; Respeito às normas de segurança; Relações sociais e psicológicas inerentes as práticas como: coragem, liderança, trabalho em equipe, confiança, entre outros.

14 Momentos... 1º Momento – Experimentação. Tema Gerador (Bicicleta, Skate etc.) Experimentar... Opções de Realização com recursos próprios de Movimento Curiosidade gera desafios. Bagagem Cultural. Alunos. Professor. Neutro Observador Identificador de Situações Problemas

15 2º Momento – Resolução de Problemas. Alunos. Dificuldades Individual/Grupo Situações de Desafio Exercícios criados pelos Alunos para resolver problemas Professor. Mediador Intervir nas Dificuldades

16 3º Momento – Organização. Momento em que os alunos já experimentaram diferentes maneiras de movimentar-se para resolver situações e possibilidades, mas que ainda faltam elementos para que as resoluções sejam mais refinadas ou harmônicas. Alunos. Aprofundar Conhecimentos Vivências Melhora do Gesto Gerenciamento de Riscos Professor. Organizar e estruturar as habilidades. Repetição de Movimentos mas com a Reflexão sobre o Movimento.

17 Atividades Terrestres Radicais e de Aventura

18 CAMINHADA, ORIENTAÇÃO E ACAMPAMENTO. A caminhada também conhecida como trekking (MIGRAR) Aspectos a serem abordados: Vestuário, Calçados, Carregamento, Hidratação, Alimentação, Localização, Meteorologia, Dormir, Grupo e Dificuldades da Trilha. Exemplo de Aula. Tema: Acampamento Objetivo: Montar um acampamento e preparar seu próprio alimento. Faixa etária: 11 a 13 anos, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Materiais utilizados: Mochila, barracas ou lonas plásticas, fogareiro, panelas, alimentos diversos(sopa, macarrão etc.) Espaço Físico: Quadra, pátio, escadas ou qualquer outro espaço da escola.

19 CONTEÚDOS. CONCEITUAIS – Conhecimento sobre os valores energéticos e das propriedades nutritivas dos alimentos. Conhecimento da forma de acondicionar os alimentos e da sua preservação. Noções de logística e organização de materiais para o acampamento. PROCEDIMENTAIS – Colocar de forma organizada todos os itens na mochila, montar a barraca e a lona (improvisos), fazer comida, caminhada com equipamentos. ATITUDINAIS – Trabalho em equipe e cooperação entre o grupo. Divisão de tarefas.


Carregar ppt "Formado em Educação Física (Uninove- SP 2007) Pós-Graduado em Esportes e Atividades de Aventura (FMU- SP-2010) Praticante de Alpinismo e Montanhismo desde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google