Carregar apresentação
1
A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR
UNIJUI - CAMPUS SANTA ROSA CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFESSOR: DEJAMA CREMONESE ALUNA: FRANCESCA PERIPOLLI A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR SANTA ROSA/RS, 26 DE JUNHO DE
3
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CDB Nº 9394/1996):
ESTABELECE QUE OS SISTEMAS DE ENSINO DEVERÃO ASSEGURAR PRINCIPALMENTE PROFESSORES ESPECIALIZADOS OU DEVIDAMENTE CAPACITADOS QUE POSSAM ATUAR COM QUALQUER PESSOA ESPECIAL NA SALA DE AULA.
4
INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO AO ENSINO SUPERIOR:
No ato da inscrição o estudante informa que é surdo e faz a opção pela presença do intérprete no vestibular
5
SELEÇÃO NO ENSINO SUPERIOR:
A prova de redação é a mesma paras surdos e ouvintes, no entanto é respeitada a especificidade da escrita do surdo É assegurada a presença do intérprete nas turmas de alunos surdos sem custo adicional
6
CENSO DA EDUCAÇÃO: 62 MIL SURDOS MATRICULADOS NO ENSINO BÁSICO 600 ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR
7
O ACESSO À LÍNGUA DE SINAIS COMO PRIMEIRA LÍNGUA É O ALICERCE PARA A CONTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO
8
APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS NOS DIFERENTES CONTEXTOS CULTURAIS
9
A AQUISIÇÃO DA IDENTIDADE SURDA É PRIMORDIAL PARA A PRESERVAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA E PARA TANTO, O PAPEL ESSENCIAL DO PROFESSOR SURDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
10
É NECESSÁRIO QUE O SURDO MANTENHA UMA POSIÇÃO INTERCULTURAL, SEM OMITIR O FATO DE QUE A IDENTIDADE SURDA SE CONSTRÓI DENTRO DE UMA CULTURA VISUAL
11
O INTÉRPRETE É UM PROFISSIONAL COM COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA EM LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA, QUE ATUA NO CONTEXTO DO ENSINO REGULAR NO QUAL HÁ ALUNOS SURDOS MATRICULADOS
12
O INTÉRPRETE NÃO SUBSTITUI A FIGURA DO PROFESSOR EM RELAÇÃO À FUNÇÃO CENTRAL NA MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
13
A DIFERENÇA ENTRE OUVINTES E SURDOS PRECISA SER ENTENDIDA NÃO COMO UMA CONSTRUÇÃO ISOLADA, MAS COMO UMA CONSTRUÇÃO MULTICULTURAL
14
O SURDO PRECISA TER A OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE PARA INTERAGIR COM OS ACADÊMICOS
15
PARA A FORMAÇÃO DE PESSOAS IGUALMENTE CAPAZES DE DISTINGUIR O QUE REALMENTE ESTÁ ACONTECENDO COM ELE E COM A SOCIEDADE
16
A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR NÃO CONSIDERA “DEFICIENTE” E SIM RESPEITA AS DIFERENÇAS
17
PRECISAMOS DE MAIS PROFISSIONAIS QUALIFICADOS
18
INSTITUIÇÕES PREPARADAS
19
PARA ATENDER E PROPICIAR A INCLUSÃO DE UM MAIOR NÚMERO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR
20
A INCLUSÃO QUE VEM RESPEITAR A DIVERSIDADE E COMPREENDER MELHOR A HETEROGENEIDADE, AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS
21
AS ESPECIFICIDADES DO HUMANO E AS DIFERENTES SITUAÇÕES VIVIDAS NA REALIDADE SOCIAL E NO COTIDIANO ESCOLAR
22
OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO NAS UNIVERSIDADES PARA PESSOAS QUE SÓ TEM A ACRESCENTAR EM NOSSO APRENDIZADO!
23
REFERÊNCIAS DORZIAT, A. Bilingüismo e surdez
SKLIAR, Carlos. Atualidade da educação bilíngüe para surdos NETO, J.F. de M. Educação Popular INTERNET:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.