A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relato de experiência com surdos da oitava série do ensino fundamental na cidade de Campinas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relato de experiência com surdos da oitava série do ensino fundamental na cidade de Campinas."— Transcrição da apresentação:

1 Relato de experiência com surdos da oitava série do ensino fundamental na cidade de Campinas

2 Nelma Cristina de Carvalho Professora de educação especial de Campinas Professora de educação especial de Campinas Professora de português como segunda língua do Programa de Inclusão Bilíngüe para alunos Surdos na rede Municipal de Piracicaba - UNIMEP Professora de português como segunda língua do Programa de Inclusão Bilíngüe para alunos Surdos na rede Municipal de Piracicaba - UNIMEP Coordenadora do Projeto AprenDiz de Itatiba Coordenadora do Projeto AprenDiz de Itatiba

3 Rede Municipal de Campinas Rede Municipal de Campinas 198 Unidades Educacionais 198 Unidades Educacionais 142 de Educação Infantil 142 de Educação Infantil 46 Ensino Fundamental 46 Ensino Fundamental

4 Os Surdos estão incluídos: Educação Infantil : 20 Surdos Educação Infantil : 20 Surdos Educação Fundamental : 104 Surdos Educação Fundamental : 104 Surdos Os alunos surdos estão incluídos em todas as regiões – sem intérpretes – em sala de aula com língua de instrução em Português Os alunos surdos estão incluídos em todas as regiões – sem intérpretes – em sala de aula com língua de instrução em Português

5 Rede oferece Três salas de recursos : Três salas de recursos : EMEI Perceu Leite de Barros – dois períodos EMEI Perceu Leite de Barros – dois períodos CEPROCAMP – dois períodos CEPROCAMP – dois períodos CAIC – dois períodos CAIC – dois períodos

6 Professor de Educação Especial nas escolas Professor de Educação Especial nas escolas Curso de Libras Curso de Libras Curso de formação continuada Curso de formação continuada

7 Cursos de Formação 2006/2007 Oficina de LIBRAS – Essas oficinas são ministradas por Surdos Oficina de LIBRAS – Essas oficinas são ministradas por Surdos Curso sobre Letramento e Surdez desde 2006 sob a coordenação das Professoras Dra. Cristina Lacerda e Dra.Ana Claudia Lodi (UNIMEP) Curso sobre Letramento e Surdez desde 2006 sob a coordenação das Professoras Dra. Cristina Lacerda e Dra.Ana Claudia Lodi (UNIMEP)

8 Educação Especial Educação Especial A Educação Especial está organizada com 145 blocos e 126 professores que prestam serviço : Nas escolas Nas escolas Nas salas de recursos Nas salas de recursos Como professores referências nas Naeds Como professores referências nas Naeds

9 EMEF Elza Maria Pellegrine de Aguiar Região Sudoeste Região Sudoeste 636 alunos 636 alunos Divididos em três turnos Divididos em três turnos Quatro Surdos incluídos na oitava série Quatro Surdos incluídos na oitava série

10 Facilidades Materiais: xerox, DVD, vídeo, computador, internet Materiais: xerox, DVD, vídeo, computador, internet Tenho autonomia para escolha do trabalho: Tenho autonomia para escolha do trabalho: 1. Atendimento três vezes por semana fora do horário de aula 2. Função de intérprete para as reuniões de formaturas, eventos, palestras...

11 Alunos 1.Os alunos estão em processo de aprendizagem de leitura e escrita 2.Todos são usuários de LIBRAS 2.Todos são usuários de LIBRAS 3. Com faixa etária entre 15 a 17 anos

12 Iniciei meu trabalho fazendo apoio ao professor, mas com o passar do tempo fui percebendo que esse trabalho deixava muitas lacunas, então parti para uma outra opção com base no Programa de Inclusão de Piracicaba visando melhorar a leitura e escrita desses alunos.

13 O Tema escolhido em 2007 é: História de Surdos. Nesse contexto além de trabalhar com a leitura e escrita, os alunos vão tendo oportunidades de conhecer a história dos surdos, seus direitos e deveres. O Tema escolhido em 2007 é: História de Surdos. Nesse contexto além de trabalhar com a leitura e escrita, os alunos vão tendo oportunidades de conhecer a história dos surdos, seus direitos e deveres.

14 O trabalho é feito através de textos jornalísticos, textos informativos, textos bibliográficos, vídeos, depoimentos de surdos, visitas a escolas, debates entre eles e o reconhecimento de conceitos como: bilingüismo, inclusão, língua brasileira de sinais, entre outras. O trabalho é feito através de textos jornalísticos, textos informativos, textos bibliográficos, vídeos, depoimentos de surdos, visitas a escolas, debates entre eles e o reconhecimento de conceitos como: bilingüismo, inclusão, língua brasileira de sinais, entre outras.

15 Os resultados tem sido um melhor interesse dos alunos pela leitura e escrita, seus direitos e deveres, bem como um maior interesse em melhorar a LIBRAS. Os resultados tem sido um melhor interesse dos alunos pela leitura e escrita, seus direitos e deveres, bem como um maior interesse em melhorar a LIBRAS.

16 Texto de um aluno Os Surdos muito tudo coitado verdade porque passado tem aqui que surdos não pode casar passado verdadeira difícil para olha hoje ano ganhar pode casar Deus obrigado pode seus casar...

17 Dificuldades Intérprete Intérprete Muitas vezes o trabalho de mediação entre professores e professor de educação especial é complicado Muitas vezes o trabalho de mediação entre professores e professor de educação especial é complicado Trabalho solitário Trabalho solitário

18 Eu sei. Por que futuro eu vai PUCC bom muito legal...anos 25 futuro também trabalho vai ótimo. Eu sei. Por que futuro eu vai PUCC bom muito legal...anos 25 futuro também trabalho vai ótimo.

19 Contato: OBRIGADA!


Carregar ppt "Relato de experiência com surdos da oitava série do ensino fundamental na cidade de Campinas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google