A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social I Congresso Internacional de Ciberjornalismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social I Congresso Internacional de Ciberjornalismo."— Transcrição da apresentação:

1 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social I Congresso Internacional de Ciberjornalismo Universidade do Porto 11 e 12 de Dezembro de 2008

2 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil 1995 Hoje Ponto de partida: valor da informação 2005 Valor de uso + valor de troca = proximidade interesses do usuário Informação = Moeda Social

3 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil O valor da informação não se encerra com seu ciclo de vida (após acesso e absorção). O seu verdadeiro valor está no seu potencial de disseminação e discussão pelas redes de interesse e, especialmente, na sua capacidade de geração de mais valor social.

4 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Web 2.0, mídias sociais, redes sociais

5 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Principais Plataformas Sociais Redes Sociais Espaços personalizados em websites específicos utilizados para troca de Informações entre os conectados Um outlet de criatividade

6 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil ciberJornalismo 2.0 É determinante? Como usar? Como gerenciar?

7 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Alguns fatores determinantes O marco dos 10 anos da internet comercial e a sistematização e a formalização das ferramentas e sistemas 2.0 A web se posiciona como uma plataforma social global e como uma fonte geradora de competências O usuário se posiciona como controlador dos dados que usa, acessa, navega, gera O momento do ciclo de vida dos negócios digitais Ponto onde gestores, publishers, acionistas e proprietários começam a cobrar a transformação dos investimentos em lucros

8 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Alguns fatores determinantes O surgimento de players não jornalísticos com recursos tecnológicos, narrativos e comunitários O onipresente sistema Google (Google News, Google Reader, Google Books) Agregadores de notícias comunitários (ou 2.0) Topix: os jornais oferecem notícias e o Topix oferece uma plataforma para discussão dessas notícias Sistemas construtores de notícias visuais Visualization Lab – NYTimes e IBM TouchGraph Inovação tecnológica constante Portabilidade/mobilidade Barateamento dos dispositivos e maior acessibilidade Robôs publicadores de feeds

9 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Mais outros fatores determinantes (ainda a serem absorvidos...) Processos narrativos diferenciados Redução das práticas de transposição e da web de alertas Redução do predomínio de conteúdos globalizantes e generalistas Ampliação dos processos participativos e colaborativos Blogs Folksonomia/tagsonomia Web semântica O novo perfil do leitor/usuário

10 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil ciberJornalismo 2.0 É determinante? SIM!!!!!!! Impacto negativo no processo estratégico Perda do controle da audiência e da mediação

11 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil ciberJornalismo 2.0 É determinante? Como usar?

12 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Mudanças

13 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Fontes de mudança Conteúdo informativo Serviços integrados Participação do usuário Redações integradas Uso de widgets e outros aplicativos Aceitação do UGC (user generated content)

14 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil As bases da mudança O usuário

15 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil As bases da mudança O jornalista

16 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil As bases da mudança A empresa jornalística

17 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil ciberJornalismo 2.0 Como gerenciar?

18 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil O jornalista-estrategista Alguns requisitos para atuação no mundo 2.0

19 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Conjunto de competências e habilidades extra-redação Cenário de desenvolvimento de pessoas mais pró-ativo Empresas informativas focando em planos formais para desenvolvimento e treinamento As IES focando nas reformas curriculares em nível de graduação e na oferta de formações complementares para graduados Processo coletivo de mudança cultural Visão do negócio em todos os níveis: Produto e seus processos tecnológicos Unidade Segmento Empresa Proximidade e conhecimento do comportamento do usuário

20 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Basicão? Narrativa não- linear? Humm.. Irk... Humm.. Aghr... Como? OK! Reportagem multimídia? Ooops Que tal, então... Editar os mais: acessados, comentados enviados por , linkados, blogados, buscados, twittados... vídeos a partir do telefone celular microblogs Fotologs Sugestões de pautas comentários e avaliações Edição de comentários Blogs de usuários Blogs de colunistas Ay, ay...

21 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Tipologias e funções do jornalista- estratgista Managing desk editor Facilitador Data delivery editor Editor de dados visuais Social media champion Gestor de comunidades e comentários

22 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Uma prévia da web 3.0

23 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

24 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Informar guiando Saber documentar Recuperar a informação Criar arquitetura Planificar e criar sistemas Pensar em modos coesos de associação Usar palavras

25 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Obrigada!


Carregar ppt "Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social I Congresso Internacional de Ciberjornalismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google