Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPedrohenrique Paz Alterado mais de 10 anos atrás
1
Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social
I Congresso Internacional de Ciberjornalismo Universidade do Porto 11 e 12 de Dezembro de 2008 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
2
Ponto de partida: valor da informação
2005 Informação = Moeda Social Valor de uso + valor de troca = proximidade interesses do usuário 1995 Hoje Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
3
O valor da informação não se encerra com seu ciclo de vida (após acesso e absorção). O seu verdadeiro valor está no seu potencial de disseminação e discussão pelas redes de interesse e, especialmente, na sua capacidade de geração de mais valor social. Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
4
Web 2.0, mídias sociais, redes sociais
Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
5
Principais Plataformas Sociais
Redes Sociais Espaços personalizados em websites específicos utilizados para troca de Informações entre os conectados Um outlet de criatividade Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
6
ciberJornalismo 2.0 É determinante? Como usar? Como gerenciar?
Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
7
Alguns fatores determinantes
O marco dos 10 anos da internet comercial e a sistematização e a formalização das ferramentas e sistemas 2.0 A web se posiciona como uma plataforma social global e como uma fonte geradora de competências O usuário se posiciona como controlador dos dados que usa, acessa, navega, gera O momento do ciclo de vida dos negócios digitais Ponto onde gestores, publishers, acionistas e proprietários começam a cobrar a transformação dos investimentos em lucros Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
8
Alguns fatores determinantes
O surgimento de players não jornalísticos com recursos tecnológicos, narrativos e comunitários O onipresente sistema Google (Google News, Google Reader, Google Books) Agregadores de notícias comunitários (ou 2.0) Topix: “os jornais oferecem notícias e o Topix oferece uma plataforma para discussão dessas notícias” Sistemas construtores de notícias visuais Visualization Lab – NYTimes e IBM TouchGraph Inovação tecnológica constante Portabilidade/mobilidade Barateamento dos dispositivos e maior acessibilidade Robôs publicadores de feeds Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
9
Mais outros fatores determinantes (ainda a serem absorvidos...)
Processos narrativos diferenciados Redução das práticas de transposição e da “web de alertas” Redução do predomínio de conteúdos globalizantes e generalistas Ampliação dos processos participativos e colaborativos Blogs Folksonomia/tagsonomia Web semântica O novo perfil do leitor/usuário Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
10
ciberJornalismo 2.0 É determinante? SIM!!!!!!! Impacto negativo
no processo estratégico Perda do controle da audiência e da mediação Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
11
ciberJornalismo 2.0 É determinante? Como usar? Beth Saad
Universidade de São Paulo Brasil
12
Mudanças Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
13
Fontes de mudança Conteúdo informativo Serviços integrados
Participação do usuário Redações integradas Uso de widgets e outros aplicativos Aceitação do UGC (user generated content) Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
14
O usuário As bases da mudança Beth Saad Universidade de São Paulo
Brasil
15
As bases da mudança O jornalista Beth Saad Universidade de São Paulo
Brasil
16
As bases da mudança A empresa jornalística Beth Saad
Universidade de São Paulo Brasil
17
ciberJornalismo 2.0 Como gerenciar? Beth Saad
Universidade de São Paulo Brasil
18
O jornalista-estrategista
Alguns requisitos para atuação no mundo 2.0 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
19
Conjunto de competências e habilidades extra-redação
Cenário de desenvolvimento de pessoas mais pró-ativo Empresas informativas focando em planos formais para desenvolvimento e treinamento As IES focando nas reformas curriculares em nível de graduação e na oferta de formações complementares para graduados Processo coletivo de mudança cultural Visão do negócio em todos os níveis: Produto e seus processos tecnológicos Unidade Segmento Empresa Proximidade e conhecimento do comportamento do usuário Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
20
Que tal, então... “Basicão”? Ooops Reportagem multimídia? OK!
Humm.. OK! Narrativa não-linear? Humm.. Como? Aghr... Ooops Ay, ay... Irk... Que tal, então... Blogs de colunistas microblogs Fotologs Sugestões de pautas vídeos a partir do telefone celular Blogs de usuários Edição de comentários comentários e avaliações Editar os “mais”: acessados, comentados enviados por , linkados, blogados, buscados, twittados... Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
21
Tipologias e funções do jornalista-estratgista
Managing desk editor Facilitador Data delivery editor Editor de dados visuais Social media champion Gestor de comunidades e comentários Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
22
Uma prévia da web 3.0 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
23
Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
24
Usar palavras Informar guiando Saber documentar Recuperar a informação
Criar arquitetura Planificar e criar sistemas Pensar em modos coesos de associação Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
25
bethsad@gmail.com www.imezzo.wordpress.com www.commais.info
Obrigada! Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.