A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rummenigge R. Dantas Apostilas.wikidot.com/hipermidia Faculdade de Excelência Educacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rummenigge R. Dantas Apostilas.wikidot.com/hipermidia Faculdade de Excelência Educacional."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rummenigge R. Dantas Apostilas.wikidot.com/hipermidia Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET

2 Livro - Multimídia: conceitos e aplicações Os principais conceitos da tecnologia da multimídia serão abordados nos seguintes capítulos: O que é multimídia (cap. 1) As plataformas (cap. 2) A autoria (cap. 3) Os projetos (cap. 4) A imagem (cap. 5) O desenho (cap. 6) A terceira dimensão (cap. 7) A animação (cap. 8) O áudio (cap. 9) A música e a voz (cap. 10) O vídeo (cap. 11)

3 Capítulo 1: O que é multimídia? Multimídia: todos os programas e sistemas em que a comunicação HC se dá através de múltiplos meios de representação da informação (como som, imagem) A multimídia requer o computador como meio de apresentação devido às seguintes características: Acesso não-linear Interatividade Integração com programas aplicativos

4 Capítulo 1: O que é multimídia? As mesmas técnicas usadas para a criação em multimídia podem ser utilizadas para produzir títulos de mídia convencional Nem sempre o computador é a forma mais conveniente de apresentar um título (custo, peso, tamanho, etc.) A criação do material de imagem ou som no mundo digital traz benefícios, mesmo que o produto final seja distribuído em mídia analógica.

5 Capítulo 1: O que é multimídia? Evolução da comunicação entre homem e máquina Digitalização da informação Computadores capazes de suprir seus usuários de fluxos cada vez maiores de informação (tecnologia digital) Ambientes textuais Computadores primitivos exibiam uma linha de texto de cada vez (unidade de interação (ui): 48 caracteres) Terminais alfanuméricos de raios catódicos possibilitaram os aplicativos orientados a tela (1000 a 3000 caracteres)

6 Capítulo 1: O que é multimídia? Evolução da comunicação entre homem e máquina Ambientes gráficos Dispositivos orientados para telas são orientados por caracteres Ambientes gráficos requerem dispositivos gráficos endereçáveis por ponto (ui: 8000 a de caracteres) O crescimento da unidade de informação teve impacto direto na facilidade de uso e na atratividade/divulgação do computador Ambientes multimídia Emprego da animação Emprego do som Substituição de mídia convencional Produtos multimídia

7 Capítulo 1: O que é multimídia? Produtos multimídia podem ser usados para permitir aos usuários diferentes graus de interação: Percorrer material audiovisual de maneira não linear Consultar, pesquisar e atualizar material armazenado em bases de dados audiovisuais Gerar material audiovisual em tempo real Efetuar simulações de sistemas físicos, com maior ou menor grau de realismo

8 Capítulo 1: O que é multimídia? Tipos de produtos multimídia Classificação por grau de interatividade 1. Títulos 2. Aplicativos 3. Sítios

9 Capítulo 1: O que é multimídia? 1. Títulos Indica um grau de comportamento mais rígido Comportam-se mais como documento do que como programas Flexibilidade: embutida nos programas visualisadores (viewers) ou navegadores (browsers) Títulos lineares x Títulos hipermídia

10 Capítulo 1: O que é multimídia? 1. Títulos Títulos lineares: ordem predeterminada e seqüencial Exemplos: Apresentações para palestras Demonstrações de produtos/conceitos Tutoriais não interativos (finalidade educacional onde o aluno é um espectador passivo)

11 Capítulo 1: O que é multimídia? 1. Títulos Títulos hipermídia: ordem de visualização é estabelecida pelo usuário Derivam do conceito de hipertextos acrescidos de gráficos, imagens, som e animações Exemplos: Títulos de referência (dicionários, enciclopédias e manuais) Ajuda on-line Quiosques informativos Catálogos interativos (produtos e serviços)

12 Capítulo 1: O que é multimídia? 2. Aplicativos Aplicativos com interface multimídia Jogos (que não exijam processamentos complexos ou síntese de imagem ou som em tempo real) Aplicativos educacionais básicos (programas de ensino) Aplicativos de produtividade pessoal (agendas, geradores de relatório, etc.)

13 Capítulo 1: O que é multimídia? 2. Aplicativos Aplicativos multimídia Processam o próprio material de multimídia, geralmente em tempo real A multimídia deixa de ser apenas um recurso de interface para ser o objetivo central do próprio aplicativo Exemplos: Ferramentas de multimídia, sist. de visualização técnica e científica, simuladores de tempo real, sist. de informação geográfica, sist. avançados de computação musical / entretenimento (realidade virtual)

14 Capítulo 1: O que é multimídia? 3. Sítios Multimídia na Internet: a Internet possibilitou o acesso a informação em locais de todo o mundo utilizando-se de poucos recursos adicionais de hardware e software WWW – serviço de hipermídia na Internet que serve de suporte aos sítios da Web

15 Capítulo 1: O que é multimídia? 3. Sítios Definição: título hipermídia colocado num servidor da WWW e visualizado remotamente (máq. cliente) através de um navegador Sítios (sites) são compostos de páginas escritas numa linguagem A navegação é feita através de hiperligações (hyperlinks)

16 Capítulo 1: O que é multimídia? 3. Sítios Além de texto e hiperligações, podem conter material multimídia Plug-ins (suplementos) são extensões dos navegadores para suportar novas formas de material multimídia

17 Exercícios 1. O que é multimídia? 2. O que a evolução da comunicação entre homem e máquina possibilitou? 3. Que tipos de interação podem ser conseguidos com os produtos multimídia? 4. Como podemos classificar os produtos multimídia? 5. Qual a diferença entre os títulos lineares e os títulos hipermídia? 6. Quais aplicativos possuem interface multimídia e quais são considerados aplicativos multimídia? 7. O que é: um sítio, uma hiperligação, um plug-in, um browser?


Carregar ppt "Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rummenigge R. Dantas Apostilas.wikidot.com/hipermidia Faculdade de Excelência Educacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google