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4.1 © 2007 by Prentice Hall Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software.

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1 4.1 © 2007 by Prentice Hall Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software

2 4.2 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever os componentes da infra- estrutura de TI Identificar e descrever os principais tipos de tecnologia de hardware e de armazenamento, e entrada e saída de dados Identificar e descrever os principais tipos de software usados pelas empresas

3 4.3 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Enumerar as tendências atuais de hardware e software Avaliar as principais questões envolvidas na administração dos recursos de hardware e software OBJETIVOS DE ESTUDO (continuação)

4 4.4 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Infra-Estrutura de TI: Hardware HardwareHardware SoftwareSoftware Tecnologia de gerenciamento de dadosTecnologia de gerenciamento de dados Tecnologia de rede e telecomunicaçõesTecnologia de rede e telecomunicações Serviços de tecnologiaServiços de tecnologia Componentes da Infra-Estrutura

5 4.5 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Há computadores de diferentes tamanhos, com várias capacidades de processamento da informaçãoHá computadores de diferentes tamanhos, com várias capacidades de processamento da informação Computador Pessoal (PC)Computador Pessoal (PC) Estação de trabalhoEstação de trabalho Computadores de médio porte: servidores e minicomputadoresComputadores de médio porte: servidores e minicomputadores MainframeMainframe Tipos de computador Infra-Estrutura de TI: Hardware

6 4.6 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Tipos de Computador Computação em gradeComputação em grade Computação cliente/servidorComputação cliente/servidor Arquiteturas cliente/servidor multicamadas (N- camadas)Arquiteturas cliente/servidor multicamadas (N- camadas) ServidorServidor Web Servidor de aplicativo Infra-Estrutura de TI: Hardware

7 4.7 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Computação Cliente/Servidor Figura 4.2 Nesta computação, o processamento computacional é dividido entre máquinas clientes e máquinas servidoras conectadas por uma rede. O usuário interage com a interface das máquinas clientes. Infra-Estrutura de TI: Hardware

8 4.8 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Tecnologia de Armazenamento, Entrada e Saída Tecnologia de armazenamento secundário Discos magnéticos: discos rígidos, discos removíveis USB, RAID Discos ópticos: CD-ROM, CD-RW, DVD Fita magnética Rede de armazenamento de dados: SANs Dispositivos de entrada reúnem e convertem dados em formato eletrônico Dispositivos de saída exibem os dados depois que eles foram processados Processamento de dados em lote e on-line Infra-Estrutura de TI: Hardware

9 4.9 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software O software que administra e controla as atividades do computador Sistemas operacionais de PCs e interfaces gráficas de usuários Windows XP, Windows Vista e Windows Server 2003 UNIX Linux Software de código-fonte aberto Software de Sistema Operacional Infra-Estrutura de TI: Software

10 4.10 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Os Principais Tipos de Software Figura 4.6 A relação entre software de sistema, software aplicativo e usuários pode ser ilustrada por uma série de caixas alojadas uma dentro da outra. O software de sistema composto de sistemas operacionais, tradutores de linguagem e programas utilitários controla o acesso ao hardware. Para operar, os softwares aplicativos, como as linguagens de programação e as linguagens de quarta geração, devem trabalhar por meio do software de sistema. O usuário interage primariamente com o software aplicativo. Infra-Estrutura de TI: Software

11 4.11 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Sessão Interativa: Código-Fonte Aberto Procure na Internet as notícias mais recentes sobre código-fonte aberto no mundo corporativo e busque especificamente os seguintes tópicos: Porcentagem de empresas que usam código-fonte aberto Quantia economizada pelas empresas como resultado da utilização do código aberto Problemas resultantes da adoção do código aberto Relacionamento entre a Microsoft e o Linux Infra-Estrutura de TI: Software

12 4.12 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Software aplicativo e ferramentas de produtividade para PCs Linguagem de programação de aplicativos para empresas Linguagens de quarta geração Pacotes de software e ferramentas de produtividade para PCs Software de processamento de texto Planilhas eletrônicas Softwares gerenciadores de bancos de dados Recursos gráficos de apresentação Pacotes integrados de software e suítes de software Software de Navegadores Web Groupware Infra-Estrutura de TI: Software

13 4.13 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Java Linguagem de programação orientada a objeto e que não está vinculada a um processador ou sistema operacional específico Principal ambiente de programação interativo para a Web Hypertext markup language (HTML) Linguagem de descrição de página que especifica como texto, recursos gráficos, vídeo e som serão organizados em uma página Web Softwares para Web: Java e HTML Infra-Estrutura de TI: Software

14 4.14 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Sistemas legados: substituir ou integrar? Middleware Software aplicativo de integração empresarial Serviços Web e arquitetura orientada a serviços XML SOAP - é um protocolo para troca de informações estruturadas em uma plataforma descentralizada e distribuída, utilizando tecnologias baseadas em XML. protocolodistribuída XML SOA - Arquitetura Orientada a Serviços - É uma nova metodologia que permite às companhias aproveitar as aplicações já existentes, inclusive em sistemas legados, para integração com os novos processos de negócios por meio Webservices. Software para Integração Empresarial Infra-Estrutura de TI: Software

15 4.15 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Software para Integração Empresarial versus Integração Tradicional Figura 4.9 Infra-Estrutura de TI: Software O software para a integração empresarial (a) usa um middleware especial que cria uma plataforma comum por meio da qual todos os aplicativos podem se comunicar livremente entre si. Esse tipo de software exige muito menos programação que a integração ponto a ponto tradicional (b).

16 4.16 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Administração dos Recursos de Hardware e Software Planejamento de capacidade e escalabilidade Custo total de propriedade de recursos tecnológicos Utilização de provedores de serviços tecnológicos Outsourcing (terceirização) Computação sob demanda (on-demand) Provedores de serviços aplicativos (ASPs) Questões importantes enfrentadas pelos gerentes de hardware e software:


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