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Prof. Rodrigo Rocha Sistemas e Aplicações Multimídia Comunicação Homem MáquinaComunicação Homem.

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Apresentação em tema: "Prof. Rodrigo Rocha Sistemas e Aplicações Multimídia Comunicação Homem MáquinaComunicação Homem."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Rodrigo Rocha Sistemas e Aplicações Multimídia Comunicação Homem MáquinaComunicação Homem Máquina

2 Onde Estamos Ementa Fundamentos de tecnologia multimídia. Característica, representação, codificação e compreensão de mídia não temporal. Característica, representação, codificação e compreensão de mídia contínua. Ambientes multimídia. Dados e objetos multimídia. Sistemas operacionais multimídia. Qualidade de Serviço. Padrões Multimídia. Aplicações multimídia. Tecnologia de Jogos e Realidade Virtual.

3 O que é multimídia? Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos meios de representação de informação, como som e imagem animada, além da imagem estática já usada nos aplicativos gráficos. Wilson de Pádua Paula Filho,2000

4 Comunicação Homem Máquina Ambientes Textuais Teletipos (máquina de escrever) Computadores exibiam uma linha de texto de cada vez. Interpretadores de comandos (DOS e UNIX) Uma linha (40 a 80 caracteres) = Unidade de interação.

5 Comunicação Homem Máquina Ambientes Textuais Monitores CRT (Tubos de raios catódicos) Aplicativos orientados a telas (planilhas). Uma tela = 1000 a 3000 caracteres. Texto são manipulados como lápis e papel.

6 Comunicação Homem Máquina Ambientes Gráficos Monitores CRT endereçáveis por pontos Aplicativos orientados a caracteres. Uma tela (800x600) apresenta pontos. Textos são tratados como uma informação gráfica e podem ser combinados com imagens. Impressoras - WYSIWYG – what you see is what you get.

7 7 Ambientes Multimídias Imagens animadas Sem animação: Atualização a cada 2 segundos é aceitável. Com animação: 24 atualizações por segundo no cinema. 30 atualizações por segundo na TV / Monitor.

8 Ambientes Multimídias Imagens animadas Exemplo:

9 Som O fluxo auditivo é muito mais lento que o visual, mas é essencialmente dinâmico. O som sempre flui em tempo real, enquanto as imagens podem ser estáticas. O ouvido é extremamente sensível a deformações temporais ou descontinuidades. Ambientes Multimídias Motoboy Óculos

10 Substituição da mídia convencional (digitalização) Métodos manuais ou analógicos de tratamento de som e imagem podem ser substituídos. Os métodos convencionais podem ser imitados ou melhorados Ambientes Multimídias

11 Interação com os produtos Percorrer material audiovisual de forma não linear. Gerar material audiovisual em tempo real, por interação ou dados recebidos de instrumentos físicos. Efetuar simulações de sistemas físicos, com diversos graus de realismo. Ambientes Multimídias

12 Classificação mínima, de acordo com o grau de interatividade: Títulos Aplicativos Sites Tipos de produtos multimídia

13 Títulos Indica um grau de comportamento mais rígido, pois se assemelha mais a documentos que a programas. A flexibilidade está embutida nos visualizadores ou navegadores. Dividem-se em: Títulos Lineares Títulos hipermídia Tipos de produtos multimídia

14 Títulos Lineares A apresentação do material segue ordem predeterminada e sequencial. O usuário tem somente controles simples, tais como avanço e retrocesso. Exemplos: Apresentações (palestras, aulas). Demonstrações de produtos e conceitos. Tutoriais não interativos (expectador passivo). Tipos de produtos multimídia

15 Títulos Hipermídia A ordem de apresentação é determinada pelo usuário. O usuário tem controles de navegação não sequencial. Derivam-se do conceito de hipertexto, com encadeamento de referências que permitem um acessos aleatório as informações. Tipos de produtos multimídia

16 Títulos Hipermídia Os ambientes mais completos são fornecidos pelos sistemas de autoria, que apresentam recursos visuais para interface homem-máquina. Exemplos: Títulos de referências como dicionários, manuais. Ajudas on-line. Quiosques informativos. Catálogos interativos de produtos e serviços. Tipos de produtos multimídia

17 Aplicativos com Interface Multimídia São desenvolvidos em ambientes normais de programação (Delphi, VB, Codeblocks). Utilizam recursos para enriquecer a comunicação com seu usuário. Exemplos: Jogos simples Aplicativos educacionais Aplicativos de produtividade pessoal Tipos de produtos multimídia

18 Aplicativos Multimídia Processam o próprio material de multimídia geralmente em tempo real. A multimídia deixa de ser um recurso da interface para ser o objetivo central. Exemplos: Ferramentas de multimídia (produção). Sistemas de visualização técnica e científica (maquete eletrônica). Simuladores de tempo real Tipos de produtos multimídia

19 Aplicativos Multimídia Exemplos: Sistemas de informações geográficas (mapas e aerofotos). Sistemas avançados de computação musical. Sistemas avançados de entretenimento (realidade virtual, síntese tridimensional). Sistemas de comunicação por voz. Tipos de produtos multimídia

20 Sites - Definição Título de hipermídia alocado em um servidor na internet, e visualizado remotamente por um programa navegador. São formados por páginas escritas em HTML, contendo hiperligações com outras páginas no mesmo site ou outros. Alem dos textos e hiperligações podem conter material multimídia (imagens, sons, animações) Tipos de produtos multimídia

21 Sites – Conteúdo multimídia Os navegadores podem tratar novas formas de multimídia de duas formas: Plug-ins: Módulos, ou suplementos instalados no navegador para apresentar um determinado conteúdo. Ex: Flash, pdf, doc. Aplicações Auxiliares: Passam o endereço do arquivo multimídia para outro programa. Ex: mp3, wma, avi. Tipos de produtos multimídia

22 Sites – Problemas As páginas podem ter aspectos diferentes de acordo com o navegador utilizado. Utilizar técnicas de visualização alternativa. Testar e recomendar navegadores preferenciais. A limitação do fluxo de dados pode inviabilizar uma aplicação multimídia. Manter os arquivos pequenos. Usar tecnologia de fluxo contínuo. Tipos de produtos multimídia

23 1 – Quais as diferenças entre ambientes textuais e ambientes gráficos? 2 – Cite e explique uma característica essencial para reproduzir uma imagem animada. 3 – Em uma comparação entre o fluxo auditivo e o visual, qual seria o mais dinâmico? Explique. 4 – Qual a vantagem dos ambientes multimídias em relação a interação com os produtos. 5 – O que São títulos? 6 – Defina títulos Lineares e títulos Hipermídia. Cite exemplos 7 – Qual a diferença entre aplicativos com interface multimídia e aplicativos multimídias? 8 – Defina sites. 9 – Como os navegadores tratam as novas formas de multimídia. Explique. 10 – Quais os problemas que podem inviabilizar um site?

24 Bibliografia Livro texto 1) PAULA FILHO, Wilson de Padua. Multimídia : Conceitos e Aplicações. 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, ) Material prof. Ivair Teixeira


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