A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Sistemas Multimídia Som Prof. Hemir Santiago Prof. Hemir Santiago.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Sistemas Multimídia Som Prof. Hemir Santiago Prof. Hemir Santiago."— Transcrição da apresentação:

1 1 Sistemas Multimídia Som Prof. Hemir Santiago Prof. Hemir Santiago

2 2 Vibrações Sonoras Representação Digital do Som Processamento Digital do Som Compressão de áudio Agenda

3 3 A audição é o resultado da percepção de flutuações periódicas da pressão em um meio. Os limites da percepção desempenham um papel central no processo de representação do som em computadores e outros sistemas digitais. Para serem tratadas dentro de um sistema eletrônico de qualquer natureza, as vibrações sonoras devem ser convertidas em sinais elétricos por transdutores: alto-falantes e microfones. Vibrações Sonoras

4 4 Representação Digital do Som Os dispositivos e sistemas analógicos representam o sinal sonoro por um sinal magnético ou elétrico. Amplificadores e gravadores de fita cassete convencional são exemplos de dispositivos analógicos. Como exemplos de dispositivos e sistemas eletrônicos digitais temos: Redes telefônicas digitais, CD players, computadores, etc.

5 5 Representação Digital do Som Os sistemas digitais são menos suscetíveis aos ruídos do que os sistemas analógicos. Para obter um sinal digital, é preciso converter o sinal elétrico analógico em uma seqüência de números, o que é feito pela operação de conversão analógico-digital. A conversão digital- analógica efetua o processo inverso.

6 6 Representação Digital do Som O processo de digitalização é detalhado da seguinte forma: 1. Filtragem: por meio de um filtro analógico de entrada faz-se uma limitação da faixa de freqüências existentes no sinal. 2. Amostragem: por meio de um amostrador faz-se a conversão do sinal analógico contínuo em uma seqüência de pulsos. 3. Quantização: faz-se a conversão dos pulsos para números binários, via conversores A/D. 4. Gravação: faz-se a gravação dos arquivos de áudio formados pelas seqüências de amostras de som.

7 7 Representação Digital do Som

8 8 Processamento Digital do Som Um computador suporta pelo menos três tipos de som: Som analógico produzido por dispositivos externos de som. Embora o CD player seja um equipamento que trata o som, internamento o sinal fornecido é um sinal analógico. Som produzido pela reprodução de arquivos de áudio que contêm amostras de som. Padrão adotado pelo Windows: arquivos WAV. Som sintetizado a partir de arquivos de eventos musicais. Arquivos MID, MP3, etc.

9 9 Processamento Digital do Som Uma estação de trabalho para processamento de som deve possuir interfaces, dispositivos e programas para processamento de áudio digital, em nível profissional. Nessas estações são criados os materiais sonoros utilizado em títulos multimídia. Quanto mais rápido o disco (HD), maior a possibilidade de trabalhas em tempo real com múltiplas trilhas de som.

10 10 Processamento Digital do Som Interfaces Os componentes básicos das interfaces de áudio são: Entrada e saída de áudio analógico; Sintetizador interno; Entrada de áudio de CD-ROM; Receptor para dispositivos MIDI/MP3; Misturador analógico. A interface analógica permite a conexão com equipamentos convencionais de som: microfones, mesas de som e amplificadores de tecnologia analógica.

11 11 Processamento Digital do Som Interfaces Os sintetizadores internos produzem som pela interpretação em tempo real de arquivos de eventos musicais. Os receptores para conexão de instrumentos musicais digitais MIDI permitem a ligação de sintetizadores e teclados externos. A entrada de áudio de CD-ROM incorpora à interface uma entrada interna para o áudio. Os CDs podem conter trilhas de áudio destinadas a serem reproduzidas diretamente pelo leitor de CD.

12 12 Processamento Digital do Som Interfaces O misturador analógico permite a combinação de sons provenientes dos receptores para dispositivos MIDI/MP3. Os ganhos relativos dos canais e o ganho total são controláveis pelo usuário. Editores de áudio São programas que permitem realizar operações simples de processamento sobre arquivos de áudio. Isso inclui operações de recorte, cópia e colagem, visualização gráfica, conversão de arquivos e efeitos simples.

13 13 Compressão de áudio Embora os fluxos de informação de áudio sejam relativamente baixos se comparados com os de vídeo, há situações em que existe necessidade de compressão do sinal de áudio digital. Sinais que serão transmitidos por linhas telefônicas convencionais devem ser adequados às restrições destas linhas. A transmissão de material de som pela Internet geralmente requer o uso de formatos comprimidos.

14 14 Compressão MP3 A codificação MP3 é uma das variantes de áudio embutidas na tecnologia MPEG de codificação de vídeo. A técnica de compressão utilizada leva em conta determinados aspectos da percepção humana de áudio, assim como as técnicas de compressão de imagens exploram limitações da visão humana. O formato MP3 possibilita a distribuição de material de música de alta qualidade sonora através da Internet.

15 15 Compressão MP3 Sendo um formato de áudio, o MP3 é reproduzido de forma fiel ao que foi gravado, ao contrário do material MIDI que depende da elaboração do sintetizador. Atualmente está disponível na Internet uma grande quantidade de títulos musicais em formato MP3. Este material nem sempre é tornado disponível de forma legal.

16 16 Perguntas

17 17 Plano de Aulas AULADATAATIVIDADE 111/agoApresentação / Introdução 218/agoAs plataformas / Projeto 325/agoOs projetos / Exercícios 41/setDesign – Recursos de Navegação / Projeto 58/setDesign – Interfaces / Exercícios 615/setPrincípios da animação / Projeto 722/setRevisão / Exercícios 829/set Avaliação: NP1 96/out Período de avaliações - NP1 1013/outFundamentos Básicos - HTML / Correção de prova 1120/outSom / Projeto 1227/outVídeo / Exercícios 133/novProdução (autoria) / Projeto 1410/novApresentação de projetos 1517/novRevisão / Exercícios 1624/nov Período de avaliações – NP2 (a confirmar) 171/dez Período de avaliações – NP2 (a confirmar) 188/dezPeríodo de provas integradas institucionais – PII (a confirmar)


Carregar ppt "1 Sistemas Multimídia Som Prof. Hemir Santiago Prof. Hemir Santiago."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google