Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Assessoria Organizacional e RP
Profª. Patrícia Nascimento
2
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO Atividade 3 – Texto: Comunicação formal x informal Dissertação crítica argumentativa
3
MEIOS DE COMUNICAÇÃO MAIS USADOS
De que formas as organizações processam suas informações como fontes e como receptoras no seu ambiente interno e externo?
4
Como são classificados?
Quais os meios / veículos capazes de viabilizar toda essa comunicação para os mais diferentes públicos? Como são classificados?
5
Elas se valem dos mais diferentes instrumentos que podem ser classificados como:
Meios Orais Meios Escritos Meios Pictográficos Meios Simbólicos Meios Audiovisuais Meios Telemáticos
6
Meios orais – diretos e indiretos
Diretos – Conversa, diálogo, entrevistas, reuniões, palestras, encontros com chefias face a face. Indiretos – Telefone, intercomunicadores automáticos, rádios, auto-falantes ...
7
Meios escritos – todo material
informativo impresso. Instruções, ordens, cartas, circulares, quadros de avisos, panfletos, boletins, manuais, relatórios, jornais e revistas.
8
Meios pictográficos – imagens
Mapas, diagramas, pinturas, fotografias, desenhos.
9
Meios escritos-pictográficos – se valem da palavra escrita e da ilustração.
Cartazes, gráficos, folders, certificados, filmes com legendas.
10
Meios simbólicos – utilizam simbologias
reconhecidas Insígnias, bandeiras, flâmulas, sirenes, luzes, sinos e outros sinais, tanto visuais como auditivos.
11
Meios audiovisuais Vídeos institucionais, de treinamento e outros, telejornais, TV corporativa, radio TV web, clipes eletrônicos, documentários, filmes, vinhetas, marcas sonoras.
12
Meios telemáticos – combinação da informática com meios de telecomunicação. São os meios interativos e virtuais Intranet, correio eletrônico, terminais de computadores, telões, bip, celulares.
13
Meio presencial pessoal ou
de contato interpessoal direto Vale ressaltar o teatro. Graças aos recursos da dramatização, da interpretação e da demonstração, o teatro pode comunicar muitas mensagens e constituir-se numa excelente forma de comunicação participativa.
14
Além de classificá-los, o que mais importa escolher...
Essa escolha deve estar condicionada: à estratégia estabelecida. ao tipo de público que se pretende atingir. à natureza da mensagem a ser transmitida. Para isso precisamos conhecer perfeitamente as características de cada um...
15
Ler e Ler… Texto 3: Os meios de comunicação como instrumentos de RP.
16
Públicos de interesses das organizações
PRÓXIMA AULA… Públicos de interesses das organizações Stakeholders
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.