A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISTA DA TURMA 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISTA DA TURMA 2007."— Transcrição da apresentação:

1 REVISTA DA TURMA 2007

2 Bruna Catalani e Sonia M. Saura Bettoni - 2º ano de letras
Informática aplicada ao ensino – 2º bimestre

3 Pesquisa, debate e sistematização de conhecimentos sobre as tecnologias, este trabalho se destina ao professor frente ao desafio de inserir e integrar as tecnologias no cotidiano escolar.

4 TECNOLOGIAS INDEPENDENTES
JORNAL ESCOLAR Tem como objetivos: 1- Integrar o aluno no processo político-social do meio em que vivem; 2- Mostrar que as informações veiculadas refletem a visão do jornalismo em relação ao que é descrito; 3- Incentivar a leitura crítica dos meios de comunicação. Sua construção é feita a partir das necessidades dos alunos de se expressarem ou comunicarem suas idéias. Pode ser tratados vários tipos de assuntos referentes à escola e à comunidade. Este trabalho pode ser realizado em grupo de diferentes séries, e deve ser orientado pelo professor quanto à forma, a linguagem e o conteúdo, de acordo com a solicitação do aluno. A redação deve ser feita de maneira clara na exposição, síntese, correção gramatical e ortografia.

5 A utilização do jornal escolar pode ser na sala de aula como atividades nas diversas áreas.
Ele ajuda a incentivar os alunos a escrever, melhorando com isso sua ortografia e a expressão escrita. Contribui para o desenvolvimento do pensamento autônomo e da análise crítica. MURAL Consiste em um conjunto de elementos relacionados ao mesmo tema e dispostos sobre uma superfície com o objetivo de transmitir uma mensagem. O mural possui os seguintes elementos: título – frase visando atrair a atenção; material ilustrativo – função de causar impacto e gerar idéias; textos e legendas - particularizam a mensagem e destacam as ilustrações. A elaboração do mural é realizada através do relacionamento do mural com os objetivos do ensino, planejamento da composição do mural, seleção do material a ser utilizado e elaboração da mensagem que deve ser simples e clara.

6 As formas do professor explorar esta tecnologia com os alunos são:
Analisar o título; Observar as gravuras, ilustrações e desenhos; Ler criticamente o texto ou mensagem; Mobilizá-los para ação no seu meio. O mural tem como objetivo: informar, despertar um interesse por um assunto, contribuir para a formação de atitudes e opiniões. Pode contribuir para desenvolver sua criatividade e capacidade de auto-expressão e incentivar trabalhos em equipe e de pesquisa. TEXTO Texto é toda construção cultural, como um romance, uma carta, uma palestra. Um texto pode ser elaborado pelo professor, pelos alunos, por outros autores ou, ainda, coletivamente. O texto pode ser utilizado de diversas formas, com diferentes objetivos em relação a conteúdos diversos.

7 Para uma melhor compreensão do texto, a leitura poderá ser feita individual ou coletivamente mais de uma vez. Após, o texto deve ser discutido oralmente, relacionando seu conteúdo com outros. Após essas etapas o professor pode propor: Ler de novo sublinhando idéias principais com maior atenção, postura crítica e reflexão; Reler o que foi sublinhado, tomando notas para organizar a leitura; Assinalar dúvidas e discordâncias em relação ao ponto de vista do autor; Fazer anotações pessoais que expressem sua opinião e as reflexões suscitadas pela leitura; Reunir anotações, relacionando-as, e propor roteiros, esquemas e debates sobre o texto. A prática de elaboração de texto possibilita o desenvolvimento da criatividade, pensamento lógico e capacidade de expressão . É fundamental a produção de texto ter objetivos reais, a contribuir para o aluno se apropriar dos diferentes usos da escrita.

8 QUADRO DE GIZ É o recurso de ensino mais utilizado na escola. Os principais objetivos são: Reforçar a exposição do professor; Possibilitar trabalho simultâneo com a turma toda; Facilitar a sistematização do conteúdo; Esquematizar o conteúdo no início e no fim da aula; Fazer comparações e estabelecer contrastes. Deve-se utiliza-lo para: Assegurar boa visibilidade por parte de todos os alunos; Escrever e falar alternadamente; Usá-lo em períodos breves e alternando com explicações orais e outros recursos; Não sobrecarregá-lo com variedade de símbolos, setas, círculos ou traços; Evitar textos longos; Distribuir os dados de acordo com a lógica da aula; Empregar giz colorido apenas para realçar pontos importantes.

9 TECNOLOGIAS DEPENDENTES
COMPUTADOR Suas principais características são: Acessa e armazena grande quantidade de informações; Segue, instruções longas e complexas para a solução de problemas; É muito rápido no processamento de dados; Necessitam de programas( softwares ), são ferramentas de trabalho, contendo instruções sobre o que fazer. Na educação ele pode ser utilizado na administração contendo as informações sobre os alunos e funcionários da escola, como também arquivo didático. No ensino ele funciona como instrutor, orientador, meio de comunicação, ferramenta ao fazer simulações, concretizar experiências, etc. Já na pesquisa é utilizado como catálogo ou banco de dados, processador de textos e ferramenta de busca de informações. O professor deve levar em consideração a qualidade de equipamentos que a escola possui e a quantidade de máquinas para poder planejar as atividades de aprendizagem nas quais o computador será utilizado.

10 INTERNET E SUAS FERRAMENTAS
Para ter acesso à internet é necessário um computador, linha telefônica, cabo ou transmissão via rádio e um provedor. A quantidade de informações que pode ser acessada via internet é imensa. Os mecanismos disponíveis em sites são denominados sites de busca. WWW World wide web é a parte da internet que contém os sites. CHAT Espaço virtual de comunicação entre usuários, no qual trocam mensagens escritas em tempo real. FAQs São bancos de dados constituídos de perguntas mais freqüentes e suas respectivas respostas.

11 TRANSPARÊNCIA PARA RETROPROJETOR
CORREIO ELETRÕNICO É uma forma de enviar mensagens pela internet. TRANSPARÊNCIA PARA RETROPROJETOR É feito de material transparente, colocado sobre o retroprojetor para apresentar visualmente conceitos, fatos, mapas, gráficos, etc. Pode ser utilizado em qualquer disciplina. O retroprojetor é um aparelho que tem como objetivo ampliar a imagem projetada, facilitando a transmissão da mensagem. A transparência pode ser confeccionada em papel vegetal, acetato, celulóide, plástico transparente. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA É um processo educacional que acontece quando o professor e o aluno estão fisicamente separados. A EAD pode ser ministrada mediante a utilização das mais variadas tecnologias: material impresso , rádio, televisão, telefone, computador e outros recursos tecnológicos, como o satélite


Carregar ppt "REVISTA DA TURMA 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google