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COMUNICAÇÃO E IMAGEM: VISÃO INTEGRADA E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS COM AÇÕES DE COMUNICAÇÃO E MARKETING SOB A MESMA DIREÇÃO.

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2 COMUNICAÇÃO E IMAGEM: VISÃO INTEGRADA E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS COM AÇÕES DE COMUNICAÇÃO E MARKETING SOB A MESMA DIREÇÃO

3 A prática da comunicação integrada nas organizações e a interação das áreas da Comunicação Social A configuração do campo acadêmico e profissional da Comunicação Social no Brasil e sua institucionalização Jornalismo Publicidade e Propaganda Relações Públicas Radialismo – Rádio e Televisão Produção Editorial Editoração Multimídia Cinema e Vídeo

4 O campo da comunicação no contexto da sociedade contemporânea A visão abrangente da comunicação no âmbito das transformações sociais A comunicação como um processo social básico O poder das novas tecnologias de comunicação e da informação nos processos e mediações das transformações políticas, econômicas e sociais. O papel dos profissionais de comunicação frente aos desafios da contemporaneidade.

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6 Provocação número 1 Novas tecnologias, novos flagrantes! Novas tecnologias criam a possibilidade de serem registradas transgressões que, antes, poderiam passar despercebidas. Mas como carregamos velhos condicionamentos, muitas vezes nem dos damos conta dos novos riscos. Mario Rosa

7 A comunicação integrada e a construção da identidade corporativa das organizações As organizações no sistema social global: novas posturas e novos enfrentamentos. Novas exigências dos públicos, da opinião pública e da sociedade. Necessidade de planejar estrategicamente a comunicação nas organizações e administrar relacionamentos com os públicos. Valorização da dimensão institucional: missão, visão e valores => posicionamento institucional.

8 Identidade versus imagem corporativa Identidade corporativa Refere-se aos valores básicos e às características atribuídas a uma corporação pelos seus membros, públicos internos ou externos Auto-retrato da organização, soma total de todas as formas de expressão para oferecer conhecimentos de sua natureza É a manifestação tangível da personalidade da organização. Reflete e projeta a real personalidade da organização.

9 Imagem corporativa Como a organização é vista pelos seus públicos Visão subjetiva da realidade objetiva (organização) Representação de uma dada realidade Instrumento intangível de alguém É soma de experiências que alguém tem de uma organização

10 Provocação número 2 Todos terão direito a 15 minutos de execração Andy Warhol disse certa vez que, um dia, todos teriam direito a 15 minutos de fama. Com a tecnologia tão capaz de captar e difundir nossos erros, a lei de Warhol é às avessas: a exposição negativa é virtualmente inevitável. Mario Rosa

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12 A Comunicação Integrada numa perspectiva sinérgica entre as diferentes modalidades da Comunicação Organizacional Comunicação Institucional Comunicação Mercadológica ou Comunicação de Marketing Comunicação Interna Comunicação Administrativa

13 1. Conceituação Processa dentro da organização e viabiliza o sistema comunicacional É fundamental para o processamento das informações no âmbito das funções administrativas Permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio do processo comunicativo, mediante a confluência dos fluxos descendentes, ascendentes, horizontais, circulares e transversais e das redes formal e informal em toda a produção comunicativa emitida e recebida.

14 2. Instrumentos Comunicações escritas Comunicações orais Comunicações audiovisuais Comunicações eletrônicas e telemáticas Quadros de avisos Murais

15 Comunicação Interna 1. Conceituação Por comunicação interna se entende um sistema de informação paralela, e não substitutivo do fluxo comunicativo funcional, que circula por uma organização e necessário para seu desenvolvimento.

16 O que é Comunicação Interna? Setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a interação possível entre a Organização e seus empregados. Usando instrumentos da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica

17 Ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis (Rhodia). Instrumento para melhoria da gestão administrativa, dos negócios e serviços de uma organização.

18 Provocação número 3 Ler, com muita atenção e carinho, a política e o plano de comunicação da Rhodia (benchmarking)

19 Instrumentos: mídias internas Convencionais ou tradicionais Circulares Quadro de avisos manuais boletins jornais Revistas Eventos de confraternização Videos Modernas e inovadoras Rádio-empresa Teatro-empresa Telejornal/vídeo jornal Correio eletrônico Intranet Telão Terminais de computador Comunicação face-a-face

20 Endomarketing 1. O que é? Consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir o cliente (Saul Fruta. Bekin) 2. Função e objetivo Integrar a noção de cliente nos processos da estrutura organizacional, para propiciar melhorias substanciais na qualidade de produtos e serviços. Atrair e reter o cliente interno – os funcionários -, com o objetivo de obter resultados eficientes para a empresa, atraindo e retendo seus clientes externos (Saul Fruta. Bekin)

21 A Comunicação Institucional 1. Conceituação Objetiva conquistar simpatia, credibilidade e confiança, realizando como meta finalista, a influência político-social. Vincula-se aos aspectos corporativos/institucionais. Estabelece um conceito público para a organização. Difunde informações de interesse público sobre as filosofias, políticas e praticas de uma organização. Colabora na construção de uma imagem e identidade corporativa. Enfatiza a missão, visão e os valores e objetivos de uma organização

22 2. Principais instrumentos Relações Públicas (área principal) Jornalismo Empresarial Assessoria de Imprensa Marketing Social Responsabilidade Social Balanço Social Marketing Cultural Publicidade Institucional Identidade Corporativa Editoração Multimidia

23 Comunicação mercadológica 1. Conceituação Compreende toda e qualquer manifestação comunicativa gerada a partir de um objetivo mercadológico. Mensagem persuasiva elaborada a partir do quadro sócio-cultural do consumidor alvo.

24 2. Principais instrumentos Marketing (área principal) Publicidade/Propaganda Promoção de Vendas Venda pessoal Merchandising Feiras Marketing direto

25 Filosofia da Comunicação Integrada Filosofia organizacional A filosofia tem implicações profundas na vida organizacional. Orienta as decisões em todos os níveis e poderá contribuir para o sucesso ou para o insucesso das organizações. A filosofia da comunicação integrada nas organizações A comunicação deve expressar uma visão de mundo e transmitir valores intrínsecos. Não apenas para vender produtos e serviços. Deve construir uma identidade corporativa sintonizada com as novas exigências e necessidades da sociedade contemporânea.

26 Princípios que devem nortear a Comunicação Organizacional/Empresarial. Importância de uma política global de comunicação nas organizações. Coordenação e sinergia dos esforços humanos e organizacionais. Coerência maior na linguagem adotada nos diversos programas de comunicação. Unicidade institucional e mercadológica.

27 Trabalho em dupla Utilizar a ferramenta para monitorar o que há de informação sobre uma marca, produto ou pessoa. A partir das informações obtidas, sugerir ações tanto para exaltar os pontos positivos e os negativos que forem encontrados.www.scup.com.br

28 Adaptado de Margarida M. Krohling Kunsch Grato pela presença

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