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Marketing A Imagem das Empresas

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Apresentação em tema: "Marketing A Imagem das Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing A Imagem das Empresas
Argemiro Nora Neto

2 Marca Ativo intangível
Marca equivalem entre 70% a 80% do valor das empresas (maiores empresas pesquisadas pela Universidade de Oxford) Cada vez mais as empresas devem estar preocupadas com a gestão da reputação frente ao valor da marca.

3 Imagem e Reputação Percepção Tempo

4 Reputação

5 Reputação

6 Reputação

7 Imagem A imagem é o retrato do momento.

8 Reputação Reputação trata-se de um apelo emocional.
Uma representação coletiva – somatória das percepções dos públicos ao longo prazo. É a construção de um sentimento no coração ao qual associamos as marcas e as empresas.

9 Pilares da Reputação Estima – ser uma organização querida
Admiração – pelo comportamento de seus gestores; Empatia – gera identificação com o público. Tem valores comuns com seu público; Confiança – em seus produtos, em suas atitudes.

10 Marca ADMIRAÇÃO ESTIMA EMPATIA CONFIANÇA
Correspondem juntas a praticamente 80% do valor de mercado de muitas empresas

11 Reputação: Todos os stakeholders reagem positivamente frente a uma empresa de boa reputação.

12 IN - OUT Identidade é forjado de dentro para fora o que somos
quem somos nossos valores nossa história nossa cultura

13 IN - OUT A marca também é forjada dentro da empresa mas é mais relacionada ao símbolo; ao nome; as formas e cores que representam a organização; ao produto

14 OUT - IN A Imagem é forjada fora da empresa, mas ela tem instrumentos para gerir. Através da mídia, de ações de mkt a empresa pode influenciar o público na construção da imagem. Isso ocorre no curto prazo. Traduz um retrato do momento que a organização está vivendo.

15 OUT - IN A Reputação está relacionada também com as percepções, mas é através dela que somos avaliados e julgados. Aqui a comunicação (propaganda/publicidade) é apenas uma parte importante na construção de uma empresa. A reputação está relacionada com o comportamento dos funcionários; com a experiência que o consumidor tem com a empresa. É estabelecida no longo prazo.

16 Reputação Quem possui a reputação da empresa são os públicos.
A marca é uma promessa A promessa da RBS é facilitar a comunicação das pessoas com seu mundo. A partir do momento em que a RBS pratica esta promessa (missão) é que os públicos vão construindo a reputação do grupo.

17 Reputação A década de 90 foi a década da inovação
Já nos anos 2000, os historiadores qualificam como a década do risco (desde 11 de setembro até os grandes escândalos financeiros) As empresas que não desfrutam de uma boa reputação perdem valor a cada dia no mercado. Quem tem reputação, tende a longevidade.

18 Reputação A reputação começa com os funcionários.
As redes sociais devem ser monitoradas pelas empresas para avaliar o que está se disseminando entre os funcionários. Os funcionários são um pilar indispensável para a construção da reputação.

19 Reputação O valor da empresa está em seu comportamento e atitude e não somente em seus produtos e serviços. O que a empresa produz é tão importante como ela produz – produtos e serviços

20 Estudos de confiança da Edelman
Os números mais importantes referem-se à confiança brasileira no governo, com aumento de 46 pontos percentuais em relação a 2010, passando de 39% para 85%. Nas empresas, a confiança cresceu de 62% para 81% Na imprensa, de 54% para 73%. O indicador de confiança nas ONGs manteve-se quase estável, com crescimento de apenas um ponto percentual, chegando a 80%.

21 Grau de confiança nos negócios
Fonte: Edelman trustbarometer 2011

22 Gestão da Reputação O que explica racionalmente o emocional da reputação são 7 fatores: Desempenhos financeiro Liderança Cidadania Governança Ambiente de trabalho Inovação Produtos e serviços

23 Gestão da Reputação Expectativa dos stakeholders estão cada vez maiores. As informações são projetadas com enorme rapidez nas redes sociais (ex.: Sky)

24 Fatores para uma boa reputação
Experiência Direta Produtos Atendimento Prestação de serviço Vinculo entre empresa e empregados

25 Fatores para uma boa reputação
Como ela comunica Mkt corporativo Responsabilidade social Assessoria de Imprensa Mídia Veículos de comunicação Redes sociais (elevado poder de startar a opinião pública)

26 Consequências da Reputação
Reforça o apoio que o público oferece principalmente nos momentos de crise Atrai respeito Gera apoio favorável na mídia Atrai bons profissionais Incentiva seus profissionais Faz com que recomendem sua empresa Constrói lealdade

27 Pesquisa Para as 20 empresas de melhor reputação, 7 entre 10 pessoas recomendam Para as 20 empresas com pior reputação, apenas 2 entre 10 pessoas recomendam e 4 entre 10 recusam apoiá-la.

28 Realidade x Percepção Promessa esperando para ser revelada
Promessa Real Em risco de sobrevivência Promessa que está em risco Percepção

29 Gap’s Visão x Cultural – quando os empregados não entendem ou não apóiam as decisões estratégicas da empresa Visão x Percepção – visão externa não corresponde com a visão estratégica Percepção x Cultura – fazer com que a empresa cumpra a promessa desde a telefonista ao presidente da empresa.

30

31

32 Piores empresas no setor de serviços
Telefonia Setor de saúde Setor Eletroeletrônico Saneamento Varejo

33 Melhores empresas de serviço
Bancário Cosmético 2 Telefonia Varejo

34 “ Leva-se 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para destruí-la. Se você pensar nisso, fará as coisas de um jeito diferente. ” Warren Buffet Um dos homens mais ricos do mundo que recentemente fez uma doação de 31 bilhões de dólares para a caridade

35 Marketing A Imagem das Empresas
Argemiro Nora Neto


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