A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS REDES IMATERIAS: AS COMUNICAÇÕES são assim chamadas porque por elas não trafegam mercadorias concretas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS REDES IMATERIAS: AS COMUNICAÇÕES são assim chamadas porque por elas não trafegam mercadorias concretas."— Transcrição da apresentação:

1 AS REDES IMATERIAS: AS COMUNICAÇÕES são assim chamadas porque por elas não trafegam mercadorias concretas.

2 CARACTERISTICAS O meio é a mensagem Aldeia global
Cada modelo de transmissão atinge um publico e de formas diferentes: rádio – ouvido, jornal=olhos Aldeia global todos poderiam acessar informações instantaneamente e em qualquer lugar, criando uma homogeneização dessas informações. O lazer, a cultura e a diversão são geridos por companhias de rádio, televisão e cinema e transnacionais. A comunicação se transformou em um negócio globalizado.

3 COMUNICAÇÃO DE MASSA E INDÚSTRIA CULTURAL
Comunicação que atinge milhões de pessoas se denomina comunicação de massa (mass media). CONTRADIÇÃO: ao mesmo tempo em que democratiza a informação, ela inibe a sua diversidade e gera uma cultura homogênea, com gostos semelhantes. Cultura de massa : não é um produto nascido em meio à população, mas uma imposição de quem controla o capital e a tecnologia; Essa produção cultural visa ao lucro e é submissa a quem detém o poder.

4 A RENDA Os dados mostram uma clara relação entre a renda e o acesso aos meios de comunicação mais utilizados na atualidade. A baixa renda gera uma exclusão digital, que é mais uma forma de marginalização das populações pobres.

5 Evolução dos sistemas OS CORREIOS: transporte de cartas, impressos, vales postais e a entrega de mercadorias com peso limitado O TELÉGRAFO: Morse criou um código formado por uma série de sinais longos e breves que representavam as letras do alfabeto e os números de 0 a 9. O RÁDIO: o rádio é uma das mais baratas e populares formas de transmissão e recepção de informação. Há no mundo mas de 3 bilhões de aparelhos de rádio. Nos países mais ricos, é comum que uma pessoa tenha mais de um aparelho, o que se revela na média de 139 aparelhos para cada grupo de 100 habitantes A TELEVISÃO: não é uma simples forma de lazer, de livre escolha pelo usuário, ela se intromete na vida das pessoas, tornando-se uma espécie de vício urbano poderoso. Muitos apontam a televisão como uma das maiores forças modeladoras do comportamento humano, como o gosto, a moral e a ética, ideologias e hábitos.

6 A TELEFONIA: Países desenvolvidos média de 65 linhas/100 hab.
Países extremamente pobres é comum encontrar alguns com menos de 5 linhas para cada grupo de 100 habitantes. Grande parte das ligações telefônicas internacionais depende de cabos submarinos, que interligam os continentes. A telefonia móvel: forma de comunicação que cresceu mais rapidamente na história, atingindo 50 milhões de usuários em apenas 3 anos. Em milhões de usuários de celulares no mundo. Em 1995, 90 milhões. Em 2009 mundo superou os 4 bilhões.

7 A INTERNET: Em 1971 era criada a Arpanet, uma rede controlada pela Arpa que conectava 17 instituições de pesquisa no território norte-americano. Seu crescimento trouxe a necessidade de uma linguagem comum para as transmissões, e nasceu os protocolos da Internet. Em 1990, o inglês Tim Berners-Lee criou a linguagem de hipertexto, que permite a criação de páginas para a WWW(World Wide Web) e a navegação de forma simplificada, possibilitando seu uso por milhões de pessoas. Em 2010, o número de usuários da internet ultrapassou 2 bilhões.


Carregar ppt "AS REDES IMATERIAS: AS COMUNICAÇÕES são assim chamadas porque por elas não trafegam mercadorias concretas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google