A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Tópicos Avançados de TI Unidade I: Introdução à Internet Prof.: Mario Filho Período: 7º. SIG - ADM Encontro 02.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Tópicos Avançados de TI Unidade I: Introdução à Internet Prof.: Mario Filho Período: 7º. SIG - ADM Encontro 02."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Tópicos Avançados de TI Unidade I: Introdução à Internet Prof.: Mario Filho Período: 7º. SIG - ADM Encontro A Histórico da Internet 2. Comércio Eletrônico

2 1. A História da Internet

3 Prof. Mario Filho Vídeo 01 1D9Y

4 Prof. Mario Filho 1.1. Como Tudo Começou... A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria (década de 60) com o nome de ArpaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.

5 Prof. Mario Filho 1.1. Como Tudo Começou... Na década de 70 Tensão entre URSS e EUA diminuiu; ArpaNet foi aberta para pesquisadores da área de defesa; Subdividida em: MILNET ARPANET Alunos começaram a ter acesso também.

6 Prof. Mario Filho 1.2. A Internet no Brasil No Brasil, os primeiros embriões de rede surgiram em 1988 e ligavam universidades do Brasil a instituições nos Estados Unidos. Em 1989, o Ministério da Ciência e Tecnologia lança um projeto pioneiro, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Que só começou a funcionar em Em 1994 a EMBRATEL entra na Internet. Apenas em 1995 a Internet começou a ser acessada comercialmente no Brasil. Em 1997 ela começou a chegar ao usuário residencial através dos provedores de acesso. Atualmente, mais

7 Prof. Mario Filho Vídeo 02 jMS0

8 Prof. Mario Filho 1.3. A Internet Hoje Usar a Internet hoje em dia, deixou de ser um luxo ou uma opção de quem gosta de tecnologia. Conhecer e usar a Internet é uma necessidade para quem busca ser um bom profissional

9 Prof. Mario Filho 1.3. A Internet Hoje A Internet é o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem!

10 Prof. Mario Filho 1.3. A Internet Hoje A Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas que tem em comum um conjunto de protocolos e serviços, de uma forma que os usuários conectados possam usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.

11 Prof. Mario Filho 1.4. Crescimento no Brasil

12 Prof. Mario Filho 1.5. Algumas curiosidades... A primeira conexão em rede de longa distância, aconteceu em 1965 usando uma conexão de baixíssima velocidade através de linhas telefônicas (dial-up). O pesquisador do MIT, Lawrence G. Roberts, conseguiu conectar seu computador em Massachusetts com o computador de Thomas Merrill, na UCLA na Califórnia. O país com mais usuários de internet per-capta é a Suécia. Lá, 75% da população têm acesso à rede mundial de computadores.

13 Prof. Mario Filho 1.5. Algumas curiosidades... De acordo com o BizWare, foram necessários 38 anos para que o rádio atingisse 50 milhões de ouvintes. A TV atingiu 50 milhões de telespectadores em 13 anos e a internet precisou de apenas 5 anos para ter 50 milhões de pessoas conectadas.

14 Prof. Mario Filho 1.5. Algumas curiosidades... O Google, antes de ser Google, era chamado de Backrub e, de acordo com o próprio Google, o tamanho da rede é imenso. São 8 bilhões de páginas indexadas pela maior e mais usada ferramenta de busca da internet que estreou em 1998; O Google é o site mais visitado do mundo.

15 Prof. Mario Filho 1.5. Algumas curiosidades... O domínio mais antigo da internet é osymbolics.com, criado em 15/03/1985; O domínio mais caro do mundo é sex.com, US$12.5 milhões. 6 de Agosto de 1991, data em que Tim Berners-Lee colocava online o primeiro website da história da World Wide Web (WWW).Tim Berners-Lee website

16 Prof. Mario Filho 1.5. Algumas curiosidades... Quase um quarto da população mundial tem acesso à Internet; A China tem a maior porcentagem de usuários da Internet; 87% dos internautas brasileiros tem MSN e Orkut. O primeiro navegador para a WWW foi o Mosaic.

17 2. Comércio Eletrônico

18 Prof. Mario Filho 2.1. O que é Comércio Eletrônico? Comércio Eletrônico ou e-commerce, consiste na realização de negócios por meio da Internet, incluindo a venda de produtos e serviços físicos, entregues off-line, e de produtos que podem ser digitalizados e entregues on-line, nos segmentos de mercado consumidor, empresarial e governamental.

19 Prof. Mario Filho 2.2. Quem participa deste tipo de comércio? O comércio eletrônico possui algumas modalidades que definem a relação entre partes: B2C (business-to-consumer) Relação de comércio entre empresa e consumidor Ex.: Americanas.com, Submarino, Ponto Frio, etc. B2B (business-to-business) Relação de comércio entre empresas (pessoas jurídicas). Ex. SONY, Brastemp, e lojas revendedoras. C2C (consumer-to-consumer) Relação de comércio entre consumidores (pessoas físicas). Ex.: Ebay.com, Mercado Livre, TodaOferta, Leilões, etc. G2C (government-to-consumer) Relação de comércio entre governo e consumidor. Ex.: impostos, taxas de serviços públicos, etc. E outros: G2B, G2G, B2G, etc..

20 Prof. Mario Filho 2.3. Alguns Dados de 2008 Em 2009 o comércio eletrônico cresceu 27% nos 6 primeiros meses em relação ao mesmo período de Movimentou R$ 8,2 bilhões no Brasil em Mais de 15,5 milhões de brasileiros já fizeram compra pela Internet pelo menos uma vez. O ticket médio (valor médio) das compras foi de R$ 323,00. Entre os produtos mais vendidos pela rede, os livros ocupam posição de liderança. Em segundo lugar ficaram saúde, beleza e medicamentos, seguidos por produtos de informática, eletrodomésticos e eletrônicos. O primeiro semestre de 2009 faturou em torno de R$ 4,8 bilhões apesar da crise. As mulheres compraram mais que os homens, mas gastaram menos. Fonte: e-bit (http://www.webshoppers.com.br/ )http://www.webshoppers.com.br/

21 Prof. Mario Filho 2.4. A Evolução do Varejo Eletrônico

22 Prof. Mario Filho 2.5. Comércio Eletrônico Global Eu posso comprar de outros países? Sim! Mesmo pagando 60% de imposto de importação, ICMS (de acordo com o estado) e taxas de desembaraço aduaneiro, o consumidor pode ter vantagem ao comprar produtos pela internet fora do Brasil e importá-los pelos Correios. E vender? Também pode!

23 FIM


Carregar ppt "Disciplina: Tópicos Avançados de TI Unidade I: Introdução à Internet Prof.: Mario Filho Período: 7º. SIG - ADM Encontro 02."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google