A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DESENVOLVIMENTO DE PROJECTOS COM SUPORTE TELEMÁTICO NAVEGAR NA INTERNET.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DESENVOLVIMENTO DE PROJECTOS COM SUPORTE TELEMÁTICO NAVEGAR NA INTERNET."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DESENVOLVIMENTO DE PROJECTOS COM SUPORTE TELEMÁTICO NAVEGAR NA INTERNET

2 1ª UNIDADE INTRODUÇÃO Algumas ideias para meditar

3 A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Algumas características: Globalização da economia. Evolução técnica e tecnológica muito rápida. Sociedade: os trabalhadores do conhecimento. Alteração das noções de tempo e de espaço. Crescente importância do computador.

4 RENASCIMENTO II Muitas semelhanças com o Renascimento I. Uma nova Imprensa: DIGITAL.

5 À infinita variedade da natureza, podemos contrapor a simplicidade de dois dígitos, com os quais se pode representar, armazenar, processar e transmitir toda a informação quantificável. Os dígitos binários 0 e 1 constituem a base do sistema binário, e originaram a expressão binary digit. Desta expressão deriva, por contracção, a pequena palabra bit e o conceito de informação digital. Uma fotografia, um texto escrito em papel ou o som produzido por uma voz humana, constituem exemplos de informação analógica que os nossos sentidos podem captar directamente. Quando essa informação é quantificada e codificada através de dígitos binários, transforma-se em informação digital. E é sob a essa forma digital que a informação pode ser processada através dos computadores. CARRIÇO, J.A. & CARRIÇO, A.J. (1997). Computadores, Tecnologias e Sistemas de Informação – O núcleo do Sistema. Lisboa: CTI-Centro de tecnologias de Informação, Lda. P.9

6 TRABALHADORES DO SÉCULO XXI NECESSITAM DOMINAR: A língua materna. Uma língua estrangeira. As tecnologias da informação: – Computadores – CDs – Internet

7 PRECISAM AINDA DAS SEGUINTES CAPACIDADES: De decisão. De trabalhar em grupo. De resolver problemas. De aprender pela vida fora.

8 HÁ PROFUNDAS ALTERAÇÕES TECNOLÓGICAS: Na organização do trabalho. Na difusão das ideias e da informação. Na produção de bens materiais. Nos modos de viver das sociedades. Nas formas de vender e de comprar. As empresas mudaram estruturalmente.

9 A ESCOLA VAI TAMBÉM MUDAR ?

10 INTERNET Contracção de INTERnational e NET (= Rede). Milhões de computadores ligados através das linhas telefónicas.

11 NA EDUCAÇÃO PARECE TER NASCIDO UM NOVO PARADIGMA EDUCATIVO: A APRENDIZAGEM EM REDE

12 O QUE É? É a aplicação das tecnologias de rede à sala de aula. É colocar a Escola no centro da Revolução Informacional em curso. É colocar os vastos recursos da Internet ao serviço do ensino/aprendizagem. É levar a sala de aula para a Era Digital.

13 A IMPORTÂNCIA DA INTERNET Diariamente comprovamos a importância da NET. Mas será que é mesmo assim tão importante? Como comprovar a afirmação? Vejamos alguns números.

14 NÚMERO DE UTILIZADORES DA INTERNET As projecções preparadas por eStats, indicam que haverá mais de 140 milhões de utilizadores em 2002.

15 Neste gráfico dá-se conta do número de utilizadores dos USA, com 64 milhões prováveis em O resto do mundo registará eventualmente no mesmo ano um total de 78 milhões de utilizadores da Internet.

16 OUTROS NÚMEROS 50% é para realizar pesquisa. A Educação vem a seguir com 31%. Entretenimento em 3º lugar, com 31%. Que razões levam as pessoas, nos EUA, a ligarem-se à Internet?

17 E AS CRIANÇAS? Nos EUA deverão ser 38 milhões em As crianças europeias e do resto do mundo, quantas poderão estar em rede dentro de dois anos e meio?

18 NA SALA DE AULA Um crescimento considerável entre 1996 e 2002! Seguramente, mais de vinte milhões de alunos americanos terão acesso à WWW a partir da sua sala de aula!

19 O Correio electrónico 135 milhões de utilizadores em 2002! À volta de 500 milhões de mensagens por dia!

20 INTERNET NO MUNDO África – 1 milhão América do Sul – 7.25 milhões Ásia/Pacífico – 17.5 milhões E.U.A. E Canadá – 70 milhões EUROPA – 24 milhões Médio Oriente – 0.75 milhões TOTAL: MILHÕES Fonte: NUA INTERNET SURVEYS

21 MAPAMAPA MUNDI DA INTERNET

22 A HISTÓRIA DA INTERNET 1957 – URSS lança o Sputnik, primeiro satélite artificial. Em resposta, os Estados Unidos criam a ARPA – Advanced Research Projects Agency, com vista procurar a supremacia tecnológica das forças armadas americanas – Teoria sobre a transmissão de dados por pacotes ( packet-switching).

23 1970 – A ARPANET apresenta relatório da sua actividade e pequenas redes começam a ser criadas – O Correio electrónico começa a ser um êxito e realiza-se o primeiro chat entre dois computadores – Criada a primeira Mailing List e primeiras ligações entre computadores, via satélite, para o Hawai e Reino Unido – O número de servidores da Internet atinge os 10 mil. A BitNet tem mil. Criam-se redes na Europa e na Austrália.

24 1988 – Surge o IRC, desenvolvido por Jarkko Oikarinen – O número de servidores é de 100 mil – A ARPANET deixa de existir. Surge o primeiro fornecedor de serviços Internet – Aparece um novo serviço: a World Wide Web, desenvolvida por Tim Berners-Lee, do CERN, na Suiça – O número de servidores atinge um milhão – Portugal liga-se à Internet A ARPANET/INTERNET celebra o 25º aniversário.


Carregar ppt "FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DESENVOLVIMENTO DE PROJECTOS COM SUPORTE TELEMÁTICO NAVEGAR NA INTERNET."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google