A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Francielle Felipe. A mensagem publicitária é o braço direito da tecnologia moderna. é a mensagem da renovação, do progresso, abundância, lazer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Francielle Felipe. A mensagem publicitária é o braço direito da tecnologia moderna. é a mensagem da renovação, do progresso, abundância, lazer."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Francielle Felipe

2 A mensagem publicitária é o braço direito da tecnologia moderna. é a mensagem da renovação, do progresso, abundância, lazer e juventude, que cerca as inovações propiciadas pelo aparato tecnológico. (CARVALHO, 2000)

3 Publicidade é encontrar algo extraordinário para falar sobre coisas banais; Discurso Linguagem Manipulação de símbolos para mediar objetos e pessoas; Sedução e persuasão substituem a objetividade informativa.

4

5

6 Sem a auréola que a publicidade lhes confere (aos produtos), seriam apenas bens de consumo, mas mitificados, personalizados, adquirem atributos da condição humana. (CARVALHO, 2000)

7

8 Reforço do individualismo; Modo verbal imperativo; Argumentação icônico-linguística; Organizada de forma diferente das demais mensagens, a publicidade impõe, nas linhas e entrelinhas, valores, mitos, ideais e outras elaborações simbólicas, utilizando os recursos próprios da língua que lhe serve de veículo. (CARVALHO, 2000)

9

10 Fonéticos – sons característicos, onomatopéias e motivação sonora (aliteração, assonância); Léxico-semânticos – criação de termos novos, mudanças de significados, clichês, usos conotativos e denotativos; Morfossintáticos – flexões diferentes e grafias inusitadas, relações novas entre elementos e sintaxe não linear.

11 1. Impacto fisiológico; 2. Impacto psicológico; 3. Manutenção da atenção; 4. Convencimento; 5. Determinação de compra.

12

13 Identificador Denotativo Conotativo

14 A palavra tem o poder de criar e destruir, de prometer e negar, e a publicidade se vale desse recurso como seu principal instrumento. Bolinger (1980, p. 17) destaca que, com o uso de simples palavras, a publicidade pode transformar um relógio em jóia, um carro em símbolo de prestígio e um pântano em paraíso tropical.

15 Por suas propriedades semânticas, o texto publicitário informa que O sabonete Palmolive é feito com as mais finas essências de oliva e palma e que Diet Coke traz o prazer de viver em forma. A palavra deixa de ser meramente informativa, e é escolhida em função de sua força persuasiva, clara ou dissimulada. Seu poder não é simplesmente o de vender tal ou qual marca, mas integrar o receptor à sociedade de consumo. A palavra deixa de ser meramente informativa, e é escolhida em função de sua força persuasiva, clara ou dissimulada. Seu poder não é simplesmente o de vender tal ou qual marca, mas integrar o receptor à sociedade de consumo.

16 Pode-se eventualmente, resistir ao imperativo compre, mas quase sempre se atende ao indicativo. E mesmo que eu não acredite no produto, creio na mensagem publicitária que quer me fazer crer (Baudrillard, 1968, p. 272). Pode-se dizer que é algo parecido com a crença em Papai Noel: mesmo que não se acredite no mito, todos aceitam como símbolo de amor e proteção.

17 A função persuasiva na linguagem publicitária consiste em tentar mudar a atitude do receptor. Para isso, ao elaborar o texto o publicitário leva em conta o receptor ideal da mensagem, ou seja, o público para o qual a mensagem está sendo criada. O vocabulário é escolhido no registro referente a seus usos. Tomando por base o vazio interior de cada ser humano, a mensagem faz ver que falta algo para completar a pessoa: prestígio, amor, sucesso, lazer, vitória. Para completar esse vazio, utiliza palavras adequadas, que despertam o desejo de ser feliz, natural de cada ser.

18 Por meio das palavras, o receptor descobre o que lhe faltava, embora logo após a compra sinta a frustração de permanecer insatisfeito. Ex: Dove Evolution.


Carregar ppt "Profa. Francielle Felipe. A mensagem publicitária é o braço direito da tecnologia moderna. é a mensagem da renovação, do progresso, abundância, lazer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google