A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem Publicitária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem Publicitária"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem Publicitária
Profa. Francielle Felipe

2 “A mensagem publicitária é o braço direito da tecnologia moderna
“A mensagem publicitária é o braço direito da tecnologia moderna. é a mensagem da renovação, do progresso, abundância, lazer e juventude, que cerca as inovações propiciadas pelo aparato tecnológico.” (CARVALHO, 2000)

3 Publicidade “é encontrar algo extraordinário para falar sobre coisas banais”;
Discurso Linguagem Manipulação de símbolos para mediar objetos e pessoas; Sedução e persuasão substituem a objetividade informativa.

4 Liz transforma

5 Descubra o corpinho sarado escondido em algum lugar na sua balança.

6 “Sem a auréola que a publicidade lhes confere (aos produtos), seriam apenas bens de consumo, mas mitificados, personalizados, adquirem atributos da condição humana.” (CARVALHO, 2000)

7 Pelo menos da cintura pra baixo o mundo pode ser bem melhor.

8 Linguagem Reforço do individualismo; Modo verbal imperativo;
Argumentação icônico-linguística; “Organizada de forma diferente das demais mensagens, a publicidade impõe, nas linhas e entrelinhas, valores, mitos, ideais e outras elaborações simbólicas, utilizando os recursos próprios da língua que lhe serve de veículo.” (CARVALHO, 2000)

9 Você pode ter o bronzeado que quiser, escolha o seu.

10 Recursos Fonéticos – sons característicos, onomatopéias e motivação sonora (aliteração, assonância); Léxico-semânticos – criação de termos novos, mudanças de significados, clichês, usos conotativos e denotativos; Morfossintáticos – flexões diferentes e grafias inusitadas, relações novas entre elementos e sintaxe não linear.

11 O Processo da Publicidade – De Plas e Verdier (1979, p.32)
Impacto fisiológico; Impacto psicológico; Manutenção da atenção; Convencimento; Determinação de compra.

12

13 Planos da Mensagem Publicitária
Identificador Denotativo Conotativo

14 A Força da Palavra na Publicidade
A palavra tem o poder de criar e destruir, de prometer e negar, e a publicidade se vale desse recurso como seu principal instrumento. Bolinger (1980, p. 17) destaca que, com o uso de simples palavras, a publicidade pode transformar um relógio em jóia, um carro em símbolo de prestígio e um pântano em paraíso tropical.

15 Por suas propriedades semânticas, o texto publicitário informa que “O sabonete Palmolive é feito com as mais finas essências de oliva e palma” e que “ Diet Coke traz o prazer de viver em forma”. A palavra deixa de ser meramente informativa, e é escolhida em função de sua força persuasiva, clara ou dissimulada. Seu poder não é simplesmente o de vender tal ou qual marca, mas integrar o receptor à sociedade de consumo.

16 Pode-se eventualmente, resistir ao imperativo “compre”, mas quase sempre se atende ao indicativo. E mesmo que eu não acredite no produto, “creio na mensagem publicitária que quer me fazer crer” (Baudrillard, 1968, p. 272). Pode-se dizer que é algo parecido com a crença em Papai Noel: mesmo que não se acredite no mito, todos aceitam como símbolo de amor e proteção.

17 O Desenvolvimento dos Textos
A função persuasiva na linguagem publicitária consiste em tentar mudar a atitude do receptor. Para isso, ao elaborar o texto o publicitário leva em conta o receptor ideal da mensagem, ou seja, o público para o qual a mensagem está sendo criada. O vocabulário é escolhido no registro referente a seus usos. Tomando por base o vazio interior de cada ser humano, a mensagem faz ver que falta algo para completar a pessoa: prestígio, amor, sucesso, lazer, vitória. Para completar esse vazio, utiliza palavras adequadas, que despertam o desejo de ser feliz, natural de cada ser.

18 Por meio das palavras, o receptor “descobre” o que lhe faltava, embora logo após a compra sinta a frustração de permanecer insatisfeito. Ex: Dove Evolution.


Carregar ppt "Linguagem Publicitária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google