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OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS, GERALMENTE, REUNEM DE MANEIRA HARMÔNICA DOIS TIPOS DE MENSAGENS: VERBAL (AS PALAVRAS, EXPRESSÕES, FRASES) E AS IMAGENS.

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2 OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS, GERALMENTE, REUNEM DE MANEIRA HARMÔNICA DOIS TIPOS DE MENSAGENS: VERBAL (AS PALAVRAS, EXPRESSÕES, FRASES) E AS IMAGENS.

3 O OBJETIVO É PROVOCAR UMA RESPOSTA EM SEU INTERLOCUTOR : PODE SER A COMPRA DE UM PRODUTO, A AQUISIÇÃO DE UM SERVIÇO OU UMA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO;

4 PARA ATINGIR SEU OBJETIVO, AS MENSAGENS PUBLICITÁRIA LANÇAM MÃO DOS MAIS DIFERENTE RECURSOS: USO DE CORES, IMAGENS DE IMPACTO, VERBOS NO MEDO IMPERATIVO, FRASES COM DUPLO SENTIDO E DIFERENTES T IPOS DE LETRA. A PERSUASÃO É A MAIOR ARMA DO ANÚNCIO.

5 LINGUAGEM DOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS

6 QUANDO CONSIDERAMOS AS PALAVRAS ISOLADAMENTE, ELAS TÊM UM SIGINIFICADO COMUM E HABITUAL, QUE ENCONTRAMOS NO DICIONÁRIO. LINGUAGEM DENOTATIVA.

7 MAS QUANDO ELAS ESTÃO CONTEXTUALIZADAS, OU SEJA, INSERIDAS NUMA FRASE OU NUM TEXTO, SEU SIGNIFICADO PODE MUDAR.LINGUAGEM CONOTATIVA.

8 EXEMPLOS DE LINGUAGEM CONOTATIVA: FIQUE SÓCIO DE UM CLUBE QUE É A SUA CARA. CARA: SENTIDO COMUM É DE FACE CARA SENTIDO CONOTATIVO É: JEITO, PERSONALIDADE GOSTO.

9 Cabeça : parte do corpo. = líder Fazendo sua vida mais doce. (doce)= de saber adocicado. No slogan significa: Melhor, mais feliz.

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11 AO CRIAR UMA CAMPANHA, O PÚBLICITÁRIO (ALUNO) DEVE TER EM MENTE O GRUPO QUE ELE PRETENDE ATINGIR. COSTUMA SER DIVIDIDO POR SEXO, CLASSE SOCIAL E PODER AQUISITIVO, IDADE, REGIÃO ONDE MORA, ATIVIDADE PROFICIONAL, INTERESSES, ETC.

12 PARA ATRAIR A UM GRUPO ESPECÍFICO, O PUBLICITÁRIO DEVE USAR UMA LINGUAGEM ADEQUADA NO ANÚNCIO. A MESMA COISA DEVE OCORRER COM A SELEÇÃO DAS IMAGENS QUE ELE VAI SELECIONAR, O QUE DETERMINARÁ UM ANÚNIO MAIS OUSADO OU MAIS CONSERVADOR.

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14 HÁ VÁRIOS RECURSOS TEXTUAIS ETILIZADOS NA PUBLICIDADE E NA PROPAGANDA. ALGUNS SLOGANS QUE FIZERAM SUCESSO. VOLKSWAGEN, VOCÊ CONHECE, VOCÊ CONFIA. INVOCAÇÃO DO RECEPTOR, APELO PESSOAL AO CONSUMIDOR.

15 RIDER. DÊ FÉRIAS PARA SEUS PÉS. USO DE PRONOMES POSSESSIVOS. PRESENTE NA COMUNICAÇÃO DIRETA COM O CONSUMIDOR.

16 OS ANÚNCIOS ESTÃO SEMPRE DANDO UMA ORDEM. VERBOS NO MODO IMPERATIVO. USE E ABUSE. BEBA COCA-COLA COMPRE À VISTA VERBOS NO PRESENTE DO IND. TRANSMITE UMA SENSAÇÃO DE CERTEZA: KIBOM, É GOSTOSO E FAZ BEM

17 RIMAS: RECUSO POÉTICO QUE GARANTE UMA FÁCIL MEMORIZAÇÃO. TOMOU DORIL, A DOR SUMIU

18 DUPLO SENTIDO: AS PALAVRAS PODE SER RELACIONAR A DOIS SIGNIFICADOS. CLARO, SINAL DE QUALIDADE.


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