A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Função emotiva ou expressiva Função emotiva ou expressiva: Ocorre quando o emissor é posto em destaque: expressão dos sentimentos, emoções e opiniões do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Função emotiva ou expressiva Função emotiva ou expressiva: Ocorre quando o emissor é posto em destaque: expressão dos sentimentos, emoções e opiniões do."— Transcrição da apresentação:

1 Função emotiva ou expressiva Função emotiva ou expressiva: Ocorre quando o emissor é posto em destaque: expressão dos sentimentos, emoções e opiniões do emissor. Se... Se eu tivesse dedos de fada, bordaria estrelas no jardim que fossem macias e estofadas para que, descalço, você andasse sobre elas como quem pisa em canteiros de cetim. [...] Mas, por não ter dedos de fada. vou tentar modelar como um poeta a palavra correta e o peito ardente. Para que você descubra finalmente que sou sua poesia predileta. (Flora Figueiredo. Claudia, jun. 1999) Função emotiva ou expressiva: Ocorre quando o emissor é posto em destaque: expressão dos sentimentos, emoções e opiniões do emissor. Se... Se eu tivesse dedos de fada, bordaria estrelas no jardim que fossem macias e estofadas para que, descalço, você andasse sobre elas como quem pisa em canteiros de cetim. [...] Mas, por não ter dedos de fada. vou tentar modelar como um poeta a palavra correta e o peito ardente. Para que você descubra finalmente que sou sua poesia predileta. (Flora Figueiredo. Claudia, jun. 1999)

2 Função conativa ou apelativa Fotografe com FUJI tudo o que você gosta. FUJIFILM A sua melhor foto Fotografe com FUJI tudo o que você gosta. FUJIFILM A sua melhor foto Observe que a intenção principal dessa mensagem é estimular o receptor a fotografar tudo aquilo de que gosta, usando filmes de determinada marca. É comum o uso de verbos no imperativo. Observe que a intenção principal dessa mensagem é estimular o receptor a fotografar tudo aquilo de que gosta, usando filmes de determinada marca. É comum o uso de verbos no imperativo. Ocorre quando o receptor é posto em destaque e é estimulado pela mensagem.

3 Função referencial Ocorre quando o referente é posto em destaque, ou seja, quando a intenção principal do emissor é informar o receptor. A linguagem é clara, direta e precisa, procurando traduzir a realidade com objetividade. É característica de textos científicos, jornalísticos e didáticos. Tesouro arqueológico Centenas de ânforas de vinho são encontradas e fotografadas, por uma câmera instalada em um robô, nos restos de dois navios fenícios, que naufragaram na costa de Israel há 2500 anos. Segundo especialistas, esses são provavelmente os naufrágios mais antigos de que se tem conhecimento no Mediterrâneo. A descoberta foi feita pela equipe de oceanógrafos e arqueólogos do pesquisador Robert Ballar, que encontrou o Titanic. (O Estado de São Paulo. 24/6/99.) Ocorre quando o referente é posto em destaque, ou seja, quando a intenção principal do emissor é informar o receptor. A linguagem é clara, direta e precisa, procurando traduzir a realidade com objetividade. É característica de textos científicos, jornalísticos e didáticos. Tesouro arqueológico Centenas de ânforas de vinho são encontradas e fotografadas, por uma câmera instalada em um robô, nos restos de dois navios fenícios, que naufragaram na costa de Israel há 2500 anos. Segundo especialistas, esses são provavelmente os naufrágios mais antigos de que se tem conhecimento no Mediterrâneo. A descoberta foi feita pela equipe de oceanógrafos e arqueólogos do pesquisador Robert Ballar, que encontrou o Titanic. (O Estado de São Paulo. 24/6/99.)

4 Função metalingüística Ocorre quando o código é posto em destaque: Carma: s.m. (o) 1. Princípio filosófico budista e hinduísta segundo o qual as ações e conduta humanas durante as sucessivas fases da existência do homem (reencarnações) determinam o seu destino na próxima. 2. Peso do destino que uma pessoa carrega e tem de resgatar, segundo esse mesmo princípio. 3. Pop. Atmosfera; ar; aspecto. (Luiz Antonio Sacconi. Minidicionário Sacconi da língua portuguesa. São Paulo: Atual, p. 141.) Ocorre quando o código é posto em destaque: Carma: s.m. (o) 1. Princípio filosófico budista e hinduísta segundo o qual as ações e conduta humanas durante as sucessivas fases da existência do homem (reencarnações) determinam o seu destino na próxima. 2. Peso do destino que uma pessoa carrega e tem de resgatar, segundo esse mesmo princípio. 3. Pop. Atmosfera; ar; aspecto. (Luiz Antonio Sacconi. Minidicionário Sacconi da língua portuguesa. São Paulo: Atual, p. 141.)

5 Função fática Ocorre quando o canal é posto em destaque: Situações em que se pretende testar o canal de comunicação: nos cumprimentos diários (Bom dia, Boa tarde, Oi, Tudo bem?, Como vai?), nas conversas de elevador (Está quente hoje, não?), nas primeiras palavras de uma aula (Sentem-se, Vamos começar?, Pronto?, Atenção, gente.. Ocorre quando o canal é posto em destaque: Situações em que se pretende testar o canal de comunicação: nos cumprimentos diários (Bom dia, Boa tarde, Oi, Tudo bem?, Como vai?), nas conversas de elevador (Está quente hoje, não?), nas primeiras palavras de uma aula (Sentem-se, Vamos começar?, Pronto?, Atenção, gente..

6 Função poética Ocorre quando a própria mensagem é posta em destaque. Trem de ferro Café com pão Virge Maria que foi isso maquinista? Agora sim Café com pão Agora sim Voa, fumaça Corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo Na fornalha Que eu preciso Muita força (Manuel Bandeira) Ocorre quando a própria mensagem é posta em destaque. Trem de ferro Café com pão Virge Maria que foi isso maquinista? Agora sim Café com pão Agora sim Voa, fumaça Corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo Na fornalha Que eu preciso Muita força (Manuel Bandeira)

7 Função de linguagem predominante Quase sempre convivem em um texto mais de uma função de linguagem. Por exemplo, todo texto literário tem por base a função poética, mas, como contém uma mensagem, informando alguma coisa, apresenta também a função referencial. Portanto, cabe ao receptor identificar no texto a função de linguagem predominante e, por conseguinte, a intenção de seu autor. O pleno conhecimento e domínio das funções que a linguagem pode assumir favorece a produção e a recepção de textos de modo mais consciente, eficaz e crítico.


Carregar ppt "Função emotiva ou expressiva Função emotiva ou expressiva: Ocorre quando o emissor é posto em destaque: expressão dos sentimentos, emoções e opiniões do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google