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Indicadores de Sustentabilidade Empresarial

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Apresentação em tema: "Indicadores de Sustentabilidade Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial
e Relatórios de Sustentabilidade Profa. Camila Krohling Colnago

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3 “... ter macaquinhos no sótão significa
estar em constante ebulição, em permanente processo de criação.” Profa. Nair Gurgel Depto.Letras UFRO

4 Ementa Instrumentos, relatórios, métricas e diretrizes sociais e ambientais. Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial. Triple Botton Line. Índices de sustentabilidade nas bolsas de valores. Planejamento Estratégico para a Sustentabilidade Empresarial. Global Reporting Iniciative (GRI). Modelo Ibase de Balanço Social. Guia de Elaboração de Balanço Social do Instituto Ethos.

5 Objetivos 1) Descrever as demandas econômicas e sociais que se apresentam às organizações atuais. 2) Apresentar os principais conceitos relacionados à participação social das organizações na sociedade e à sustentabilidade. 3) Possibilitar a compreensão da função e da organização dos diversos tipos de relatórios, indicadores e balanços habitualmente utilizados para apresentar resultados sociais e ambientais. 4) Capacitar os alunos para a análise e a crítica aos instrumentos, métricas e diretrizes aplicadas às questões relativas à sustentabilidade empresarial.

6 Conteúdo Programático
I. Cenário Econômico Mundial e Realidade Organizacional . Teoria dos stakeholders . Teoria do desenvolvimento econômico . Teoria do desenvolvimento social . Desenvolvimento sustentável, Agenda 21 e Biodiversidade . Ecoeficiência, extrativismo sustentável e neoextrativismo . Relatório Brundtland, OHSAS 18001, AS 8000 e AA1000 . Marketing Ambiental e Consumo Verde . Cidadania corporativa e Responsabilidade social corporativa II. Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial III. Sustentabilidade e Sustentabilidade Corporativa . Desafios Globais da Sustentabilidade . O que são indicadores de sustentabilidade? . Triple Botton Line 6

7 Conteúdo Programático
IV. Índices de sustentabilidade nas bolsas de valores . Sustentabilidade e os índices: uma breve história . Índices DJSI, FTSE4good, JSE, ISE da Bovespa V. Planejamento Estratégico para a Sustentabilidade Empresarial . Gestão da sustentabilidade . Sustentabilidade das empresas – Pesquisa Dom Cabral VI. Global Reporting Iniciative – GRI VII. Modelo Ibase de Balanço Social VIII. Guia de Elaboração de Balanço Social do Instituto Ethos 7

8 Métodos e Técnicas Avaliação • Aulas expositivas
• Discussão e estudos de caso • Recursos áudio-visuais • Artigos de jornais e revistas • Artigos científicos Avaliação • Resenhas críticas de textos • Trabalho individual de avaliação de relatório

9 RESPONSABILIDADE SOCIAL
MARKETING IMAGEM BIODIVERSIDADE EMPRESAS INDICADORES RELATÓRIOS ÍNDICES ECOEFICIÊNCIA SUSTENTABILIDADE RESPONSABILIDADE SOCIAL

10 RESPONSABILIDADE SOCIAL
MARKETING IMAGEM BIODIVERSIDADE EMPRESAS INDICADORES RELATÓRIOS ÍNDICES ECOEFICIÊNCIA SUSTENTABILIDADE RESPONSABILIDADE SOCIAL

11 Clareando um Nebuloso Universo
Marketing x Propaganda Marketing é o conjunto de atividades que movimenta produtos ou serviços. Uma empresa, para vender um produto ou serviço, precisa conhecer o seu mercado, desenvolver algo adequado a ele, definir o preço e a estratégia de distribuição... Tudo isso é marketing! E também é marketing se comunicar com o consumidor e convencê-lo de que o seu é o melhor. Isso, em geral, é feito pela propaganda. A propaganda é a forma mais barata e mais eficiente de vender um produto a milhões de pessoas. A propaganda emociona as pessoas, é uma arma de comunicação a serviço do marketing. Não é a única arma do marketing (que também utiliza a promoção no ponto de venda, o telemarketing e a internet, por exemplo), mas continua sendo a melhor arma de venda!

12 Clareando um Nebuloso Universo
Marketing x Propaganda Marketing é o grande guarda-chuva. É a estratégia geral, que abrange produto, sua adequação ao mercado, preço, distribuição nos pontos-de-venda etc. A propaganda é um dos itens do marketing. Propaganda e marketing se assemelham na medida da consistência, uma vez que a propaganda tem que, necessariamente, estar consistente com o planejamento de marketing. E se diferenciam na medida do escopo, pois o escopo de atuação do marketing é muito mais amplo, incluindo preço, produto, embalagem e distribuição, enquanto a propaganda é restrita aos anúncios em rádio, TV, jornal, outdoor, ...

13 Clareando um Nebuloso Universo
Publicidade x Propaganda Publicidade Termo utilizado para o ato de tornar pública alguma coisa, notícia ou fato; informação pública sobre idéias e fatos de interesse de empresas, governos ou outras instituições, sem que necessariamente se identifique um patrocinador. Propaganda Termo mais próximo da função comunicacional patrocinada. Em um universo de produtos, bens e serviços cada vez mais similares, utiliza-se de aspectos criativo e conceitual para diferenciá-los, graças à sua força e natureza persuasiva. Atua através dos meios de comunicação (rádio, TV, cinema, imprensa, outdoors, internet e outras mídias), veiculando mensagens sobre produtos ou serviços às diversas fatias de mercado.

14 Clareando um Nebuloso Universo
Em resumo... Marketing, Propaganda, Publicidade e Comunicação são atividades ligadas ao progresso econômico e social, que impulsionam o desenvolvimento industrial, os grandes mercados consumidores e o comércio. DIZEM CONTRA Que favorecem o desperdício e geram inquietude, que promovem desejos desnecessários e que elevam os preços dos produtos. DIZEM A FAVOR Que favorecem o lucro empresarial e, assim, impulsionam a economia, uma vez que colaboram para a ampliação da massa de consumidores, o que por sua vez gera novos investimentos e mais empregos.

15 Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades...

16 Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades...
A propaganda é uma ferramenta de marketing que cria expectativas e desejo de compra relacionando o produto com a satisfação das necessidades humanas. Para haver demanda, deve-se criar condições adequadas de acordo com as necessidades, desejos e expectativas do consumidor, além de levar em conta a capacidade de aquisição ou sensação de poder de compra.

17 Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades...
Definição do produto: função no atendimento das necessidades existentes no mercado. “Na fábrica, produzimos cosméticos; nas lojas vendemos sonhos e ilusão de beleza” (Fundador da Revlon) As pessoas também adquirem o produto para aumentar seu grau de satisfação de desejos de acordo com seus atributos físicos (qualidade percebida) e atributos simbólicos (status, prestígio).


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