A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago Indicadores de Sustentabilidade Empresarial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago Indicadores de Sustentabilidade Empresarial."— Transcrição da apresentação:

1 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade Profa. Camila Krohling Colnago

2 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago

3 ... ter macaquinhos no sótão significa estar em constante ebulição, em permanente processo de criação. Profa. Nair Gurgel Depto.Letras UFRO

4 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago Instrumentos, relatórios, métricas e diretrizes sociais e ambientais. Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial. Triple Botton Line. Índices de sustentabilidade nas bolsas de valores. Planejamento Estratégico para a Sustentabilidade Empresarial. Global Reporting Iniciative (GRI). Modelo Ibase de Balanço Social. Guia de Elaboração de Balanço Social do Instituto Ethos. Ementa

5 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago 1) Descrever as demandas econômicas e sociais que se apresentam às organizações atuais. 2) Apresentar os principais conceitos relacionados à participação social das organizações na sociedade e à sustentabilidade. 3) Possibilitar a compreensão da função e da organização dos diversos tipos de relatórios, indicadores e balanços habitualmente utilizados para apresentar resultados sociais e ambientais. Objetivos 4) Capacitar os alunos para a análise e a crítica aos instrumentos, métricas e diretrizes aplicadas às questões relativas à sustentabilidade empresarial.

6 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago I. Cenário Econômico Mundial e Realidade Organizacional. Teoria dos stakeholders. Teoria do desenvolvimento econômico. Teoria do desenvolvimento social. Desenvolvimento sustentável, Agenda 21 e Biodiversidade. Ecoeficiência, extrativismo sustentável e neoextrativismo. Relatório Brundtland, OHSAS 18001, AS 8000 e AA1000. Marketing Ambiental e Consumo Verde. Cidadania corporativa e Responsabilidade social corporativa Conteúdo Programático II. Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial III. Sustentabilidade e Sustentabilidade Corporativa. Desafios Globais da Sustentabilidade. O que são indicadores de sustentabilidade?. Triple Botton Line

7 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago IV. Índices de sustentabilidade nas bolsas de valores. Sustentabilidade e os índices: uma breve história. Índices DJSI, FTSE4good, JSE, ISE da Bovespa V. Planejamento Estratégico para a Sustentabilidade Empresarial. Gestão da sustentabilidade. Sustentabilidade das empresas – Pesquisa Dom Cabral Conteúdo Programático VI. Global Reporting Iniciative – GRI VII. Modelo Ibase de Balanço Social VIII. Guia de Elaboração de Balanço Social do Instituto Ethos

8 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago Métodos e Técnicas Aulas expositivas Discussão e estudos de caso Recursos áudio-visuais Artigos de jornais e revistas Artigos científicos Avaliação Resenhas críticas de textos Trabalho individual de avaliação de relatório

9 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago BIODIVERSIDADE RELATÓRIOS ECOEFICIÊNCIA SUSTENTABILIDADE ÍNDICES EMPRESAS MARKETING RESPONSABILIDADE SOCIAL IMAGEM INDICADORES

10 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago BIODIVERSIDADE RELATÓRIOS ECOEFICIÊNCIA SUSTENTABILIDADE ÍNDICES EMPRESAS MARKETING RESPONSABILIDADE SOCIAL IMAGEM INDICADORES

11 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago Clareando um Nebuloso Universo Marketing x Propaganda Marketing é o conjunto de atividades que movimenta produtos ou serviços. Uma empresa, para vender um produto ou serviço, precisa conhecer o seu mercado, desenvolver algo adequado a ele, definir o preço e a estratégia de distribuição... Tudo isso é marketing! E também é marketing se comunicar com o consumidor e convencê-lo de que o seu é o melhor. Isso, em geral, é feito pela propaganda. A propaganda é a forma mais barata e mais eficiente de vender um produto a milhões de pessoas. A propaganda emociona as pessoas, é uma arma de comunicação a serviço do marketing. Não é a única arma do marketing (que também utiliza a promoção no ponto de venda, o telemarketing e a internet, por exemplo), mas continua sendo a melhor arma de venda!

12 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago Marketing é o grande guarda-chuva. É a estratégia geral, que abrange produto, sua adequação ao mercado, preço, distribuição nos pontos-de- venda etc. A propaganda é um dos itens do marketing. Propaganda e marketing se assemelham na medida da consistência, uma vez que a propaganda tem que, necessariamente, estar consistente com o planejamento de marketing. E se diferenciam na medida do escopo, pois o escopo de atuação do marketing é muito mais amplo, incluindo preço, produto, embalagem e distribuição, enquanto a propaganda é restrita aos anúncios em rádio, TV, jornal, outdoor,... Clareando um Nebuloso Universo Marketing x Propaganda

13 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago Publicidade Termo utilizado para o ato de tornar pública alguma coisa, notícia ou fato; informação pública sobre idéias e fatos de interesse de empresas, governos ou outras instituições, sem que necessariamente se identifique um patrocinador. Propaganda Termo mais próximo da função comunicacional patrocinada. Em um universo de produtos, bens e serviços cada vez mais similares, utiliza-se de aspectos criativo e conceitual para diferenciá-los, graças à sua força e natureza persuasiva. Atua através dos meios de comunicação (rádio, TV, cinema, imprensa, outdoors, internet e outras mídias), veiculando mensagens sobre produtos ou serviços às diversas fatias de mercado. Clareando um Nebuloso Universo Publicidade x Propaganda

14 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago Marketing, Propaganda, Publicidade e Comunicação são atividades ligadas ao progresso econômico e social, que impulsionam o desenvolvimento industrial, os grandes mercados consumidores e o comércio. DIZEM CONTRA Que favorecem o desperdício e geram inquietude, que promovem desejos desnecessários e que elevam os preços dos produtos. DIZEM A FAVOR Que favorecem o lucro empresarial e, assim, impulsionam a economia, uma vez que colaboram para a ampliação da massa de consumidores, o que por sua vez gera novos investimentos e mais empregos. Clareando um Nebuloso Universo Em resumo...

15 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades...

16 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades... A propaganda é uma ferramenta de marketing que cria expectativas e desejo de compra relacionando o produto com a satisfação das necessidades humanas. Para haver demanda, deve-se criar condições adequadas de acordo com as necessidades, desejos e expectativas do consumidor, além de levar em conta a capacidade de aquisição ou sensação de poder de compra.

17 Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago Definição do produto: função no atendimento das necessidades existentes no mercado. Na fábrica, produzimos cosméticos; nas lojas vendemos sonhos e ilusão de beleza (Fundador da Revlon) As pessoas também adquirem o produto para aumentar seu grau de satisfação de desejos de acordo com seus atributos físicos (qualidade percebida) e atributos simbólicos (status, prestígio). Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades...


Carregar ppt "Indicadores de Sustentabilidade Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade - Profa. Camila Krohling Colnago Indicadores de Sustentabilidade Empresarial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google