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Departamento de Mídia E a eficiência em mídia
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Mídia e o mundo dos negócios
Duas funções básicas: Informação Entretenimento Meios de comunicação de massa têm a função de informar e entreter MAS TAMBÉM EXISTEM PARA VENDER PRODUTOS E SERVIÇOS AOS CONSUMIDORES. Função utilizada pelo mkt e pela publicidade e propaganda Anunciantes chegam às pessoas em todos os lugares.
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Mídia e os meios MEIOS Canal pelo qual algo pode ser obtido, transmitido ou transferido. Cartazes de estacionamento. Suplementos publicitários Painéis luminosos
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Meios que dispomos hoje em dia
Impressos Revistas, jornais Eletrônicos Rádio, tv, internet Outros meios Cartazes de rua, páginas amarelas, mala direta, etc
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MÍDIA X COMUNICAÇÕES Para o mundo dos negócios
MEIO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA= FORMA DE TRANSFERIR E TRANSMITIR INFORMAÇÕES SOBRE BENS E SERVIÇOS DO PRODUTOR PARA O CONSUMIDOR – COMPRADOR EM POTENCIAL MÍDIA = MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVERSAS FACES DE CONTATO, INICIATIVAS = VISÃO HOLÍTICA DA MÍDIA
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MÍDIA E O PAPEL NA VIDA DOS CONSUMIDORES
Realidade pós-moderna Vida mais atarefada e exigente Mais tecnologia CABE A MÍDIA UM PAPEL CADA VEZ MAIS IMPORTANTE NO NOSSO JEITO DE AGIR, DESLOCAR E COMPORTAR MÍDIA CADA VEZ MAIS PRESENTE “Eu acordo, e vou tomar banho, enquanto estou no chuveiro, escuto de longe as notícias da tv. Daí, enquanto preparo café, já ligo meu notebook para poder acessar meus s. Aproveito e dou uma olhada nas principais notícias dos jornais virtuais... É assim que começo meu dia...
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A publicidade e a mídia Publicidade Função de informar e entreter
Informar a respeito dos bens e serviços à disposição para comprarmos e usarmos Nos diverte com o uso bem-humorado, espirituoso e inteligente de palavras e imagens Ajuda a bancar os custos dos meios de comunicação junto aos consumidores (principalmente rádio e tv).
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a mídia no contexto do mkt
Mídia e publicidade fazem parte de um contexto mais amplo: MKT Objetivo primordial: aumentar as vendas e os lucros Mas como a mídia pode auxiliar na venda de produtos e serviços e na conseqüente ampliação dos lucros? Começar conhecendo bem o produto ou serviço para qual vc está trabalhando. Qual é o seu produto/serviço? (produto) Onde e como o produto é colocado a disposição das pessoas? (praça) Quanto cobrar por ele? (preço) Como os potenciais compradores podem tomar conhecimento dele? (promoção)
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a mídia no contexto do mkt
Promoção Vários meios de comunicação com clientes potenciais – qual(is) o(s) melhor(es)?
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A mídia no contexto do mkt
Função do planejador de mídia “Refletir sobre todas as informações de mkt existentes no momento a respeito do produto/serviço e usar esses dados para determinar qual é a melhor forma de atingir o público alvo através dos meios”.
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Departamento de mídia Funções: Planejamento Pesquisa Compras Checking
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Departamento de mídia Funções: Planejamento
Elaborar plano de mídia de acordo com verba disponível Apresentar plano ao cliente Administrar o processo de envio de documentos aos veículos autorizando exibição (PI – pedido de inserção//AP – autorização de publicação) Pós-veiculação – balanço da veiculação planejada e efetivada
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Departamento de mídia Funções: Pesquisa
Manuseio de softwares de pesquisa Interpretar comportamento das audiências Analisar investimentos da concorrência Novos estudos junto a institutos de pesquisa Compra de relatórios
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Departamento de mídia Funções: Compras
Contato com o profissional do veículo de comunicação Obter informações, descontos, etc. Poucas agências disponibilizam um profissional específico – normalmente executada pelo planejador Avalia projetos oferecidos pelos veículos
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Departamento de mídia Funções: Checking
Conferir se as inserções previstas foram devidamente veiculadas Relatórios dos veículos Fiscalização e verificação de falhas Autoriza faturamento para emissão de nota fiscal
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Planejador/coordenador de pesquisa/comprador
Departamento de mídia Hierarquia Diretor de mídia Planejador/coordenador de pesquisa/comprador Assistente
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A mídia no contexto do mkt
PLANO DE MÍDIA PLANO DE COMUNICAÇÃO PLANO DE MKT
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ELABORAÇÃO DO PLANO DE MÍDIA
1° ASPECTO A SER CONSIDERADO: CONHECER O CONSUMIDOR Como eles vêem o produto ou serviço? Como eles usam o produto ou serviço? O que sabem sobre a marca? Quais produtos/serviços e marcas compra? Como se dá o processo de compra? Quando compra? Quanto compra?
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Qual o melhor meio de comunicação para atingir seu alvo
Qual o melhor meio de comunicação para atingir seu alvo? Quando é o momento certo?
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ELABORAÇÃO DO PLANO DE MÍDIA
2° ASPECTO A SER CONSIDERADO: ESTUDO DO MERCADO O que aconteceu a marca nos últimos tempos? PASSADO X PRESENTE X FUTURO Há quanto tempo está na praça? Que grau de sucesso teve ao longo de sua história? Qual sua posição no passado? E agora? O que vc sabe sobre a empresa que é dona dessa marca?
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ELABORAÇÃO DO PLANO DE MÍDIA
3° ASPECTO A SER CONSIDERADO: CONCORRÊNCIA Tendências na categoria do produto/serviço Explicações baseadas em fatores econômicos, sociais, políticos e culturais Tendências da marca e participação de mercado Quantos concorrentes? Qual o tamanho dos concorrentes? Como a categoria é definida? Qual o grau de agressividade das marcas? Comparação com outros competidores com relação a: Situação financeira da empresa Exposição de marca Promoção de marca % de share de mercado – histórico e presente Lealdade à marca % de lealdade
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ELABORAÇÃO DO PLANO DE MÍDIA
4° ASPECTO A SER CONSIDERADO: LOGÍSTICA Questões geográficas e de distribuição Índices de desenvolvimento dos mercados de atuação e participação em cada um deles Índice de desenvolvimento da categoria Índice de desenvolvimento da marca Share de mercado por região/localidade
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ELABORAÇÃO DO PLANO DE MÍDIA
5° ASPECTO A SER CONSIDERADO: ORÇAMENTO Previsão orçamentária!!!! Quanto vai ter para investir no período?
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