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E a eficiência em mídia. Duas funções básicas: Informação Entretenimento Meios de comunicação de massa têm a função de informar e entreter MAS TAMBÉM.

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1 E a eficiência em mídia

2 Duas funções básicas: Informação Entretenimento Meios de comunicação de massa têm a função de informar e entreter MAS TAMBÉM EXISTEM PARA VENDER PRODUTOS E SERVIÇOS AOS CONSUMIDORES. Função utilizada pelo mkt e pela publicidade e propaganda Anunciantes chegam às pessoas em todos os lugares.

3 MEIOS Canal pelo qual algo pode ser obtido, transmitido ou transferido. Cartazes de estacionamento. Suplementos publicitários Painéis luminosos

4 Impressos Revistas, jornais Eletrônicos Rádio, tv, internet Outros meios Cartazes de rua, páginas amarelas, mala direta, etc

5 Para o mundo dos negócios MEIO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA= FORMA DE TRANSFERIR E TRANSMITIR INFORMAÇÕES SOBRE BENS E SERVIÇOS DO PRODUTOR PARA O CONSUMIDOR – COMPRADOR EM POTENCIAL MÍDIA = MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVERSAS FACES DE CONTATO, INICIATIVAS = VISÃO HOLÍTICA DA MÍDIA

6 Realidade pós-moderna Vida mais atarefada e exigente Mais tecnologia CABE A MÍDIA UM PAPEL CADA VEZ MAIS IMPORTANTE NO NOSSO JEITO DE AGIR, DESLOCAR E COMPORTAR MÍDIA CADA VEZ MAIS PRESENTE Eu acordo, e vou tomar banho, enquanto estou no chuveiro, escuto de longe as notícias da tv. Daí, enquanto preparo café, já ligo meu notebook para poder acessar meus s. Aproveito e dou uma olhada nas principais notícias dos jornais virtuais... É assim que começo meu dia...

7 Publicidade Função de informar e entreter Informar a respeito dos bens e serviços à disposição para comprarmos e usarmos Nos diverte com o uso bem-humorado, espirituoso e inteligente de palavras e imagens Ajuda a bancar os custos dos meios de comunicação junto aos consumidores (principalmente rádio e tv).

8 Mídia e publicidade fazem parte de um contexto mais amplo: MKT Objetivo primordial: aumentar as vendas e os lucros Mas como a mídia pode auxiliar na venda de produtos e serviços e na conseqüente ampliação dos lucros? Começar conhecendo bem o produto ou serviço para qual vc está trabalhando. Qual é o seu produto/serviço? (produto) Onde e como o produto é colocado a disposição das pessoas? (praça) Quanto cobrar por ele? (preço) Como os potenciais compradores podem tomar conhecimento dele? (promoção)

9 Promoção Vários meios de comunicação com clientes potenciais – qual(is) o(s) melhor(es)?

10 Função do planejador de mídia Refletir sobre todas as informações de mkt existentes no momento a respeito do produto/serviço e usar esses dados para determinar qual é a melhor forma de atingir o público alvo através dos meios.

11 Funções: Planejamento Pesquisa Compras Checking

12 Funções: Planejamento Elaborar plano de mídia de acordo com verba disponível Apresentar plano ao cliente Administrar o processo de envio de documentos aos veículos autorizando exibição (PI – pedido de inserção//AP – autorização de publicação) Pós-veiculação – balanço da veiculação planejada e efetivada

13 Funções: Pesquisa Manuseio de softwares de pesquisa Interpretar comportamento das audiências Analisar investimentos da concorrência Novos estudos junto a institutos de pesquisa Compra de relatórios

14 Funções: Compras Contato com o profissional do veículo de comunicação Obter informações, descontos, etc. Poucas agências disponibilizam um profissional específico – normalmente executada pelo planejador Avalia projetos oferecidos pelos veículos

15 Funções: Checking Conferir se as inserções previstas foram devidamente veiculadas Relatórios dos veículos Fiscalização e verificação de falhas Autoriza faturamento para emissão de nota fiscal

16 Hierarquia Diretor de mídia Planejador/coordenador de pesquisa/comprador Assistente

17 PLANO DE MKT PLANO DE COMUNICAÇÃO PLANO DE MÍDIA

18 1° ASPECTO A SER CONSIDERADO: CONHECER O CONSUMIDOR Como eles vêem o produto ou serviço? Como eles usam o produto ou serviço? O que sabem sobre a marca? Quais produtos/serviços e marcas compra? Como se dá o processo de compra? Quando compra? Quanto compra?

19 Qual o melhor meio de comunicação para atingir seu alvo? Quando é o momento certo?

20 2° ASPECTO A SER CONSIDERADO: ESTUDO DO MERCADO O que aconteceu a marca nos últimos tempos? PASSADO X PRESENTE X FUTURO Há quanto tempo está na praça? Que grau de sucesso teve ao longo de sua história? Qual sua posição no passado? E agora? O que vc sabe sobre a empresa que é dona dessa marca?

21 3° ASPECTO A SER CONSIDERADO: CONCORRÊNCIA Tendências na categoria do produto/serviço Explicações baseadas em fatores econômicos, sociais, políticos e culturais Tendências da marca e participação de mercado Quantos concorrentes? Qual o tamanho dos concorrentes? Como a categoria é definida? Qual o grau de agressividade das marcas? Comparação com outros competidores com relação a: Situação financeira da empresa Exposição de marca Promoção de marca % de share de mercado – histórico e presente Lealdade à marca % de lealdade

22 4° ASPECTO A SER CONSIDERADO: LOGÍSTICA Questões geográficas e de distribuição Índices de desenvolvimento dos mercados de atuação e participação em cada um deles Índice de desenvolvimento da categoria Índice de desenvolvimento da marca Share de mercado por região/localidade

23 5° ASPECTO A SER CONSIDERADO: ORÇAMENTO Previsão orçamentária!!!! Quanto vai ter para investir no período?


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