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Planejamento de Comunicação Marketing e Comunicação Planejamento de Comunicação Planejamento de Propaganda.

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Apresentação em tema: "Planejamento de Comunicação Marketing e Comunicação Planejamento de Comunicação Planejamento de Propaganda."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento de Comunicação Marketing e Comunicação Planejamento de Comunicação Planejamento de Propaganda

2 ORGANIZAÇÃO Recursos humanos, materiais, Financeiros, sistemas administrativos Fornecedores Distribuidores Concorrentes Consumidores Política Legislação Economia Tecnologia Cultura Recursos naturais

3 A comunicação no composto mercadológico Produto Preço Praça Promoção Composto Promocional CIM

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5 Briefing Lançamento em 1998 Batatas sem gordura, fritas em um produto à base de soja chamado olestra Verba: 40 Milhões Desafio: consumidores céticos em relação ao fato de que um salgadinho sem gordura pudesse ter um gosot bom.

6 Ações Venda pessoal Propaganda Marketing direto Promoção de vendas Patrocínio Publicidade Merchandising

7 Comunicação Integrada de Marketing (CIM) A filosofia atual é que a integração é absolutamente imperativa para o sucesso. O profissional bem sucedido será aquele que coordenar o mix de comunicação de forma tão rigorosa que em qualquer lugar que a marca for vista, estará ela falando uma única linguagem.

8 Comunicação Integrada de Marketing (CIM) Faz com que as agências expandam seus papéis... Ou fundam-se com outras empresas... Ou formem grupos de comunicação... Ou???

9

10 Mudanças nas práticas de comunicação de marketing Diminuição da crença na propaganda e em veículos de comunicação de massa; Utilização de toda e qualquer forma de contato; Aumento da confiança em métodos de comunicação altamente dirigidos; Maior demanda imposta aos fornecedores de comunicação; Aumento do esforço para avaliar o retorno sobre o investimento em comunicação; Todas as formas de comunicação devem gerar sinergia.

11 Problemas Requer coordenação estreita entre todos os elementos de comunicação. Isso pode ficar complicado se partir de diversos fornecedores. Poucos provedores de comunicação têm habilidades suficientes para planejar e executar programas que integrem a comunicação.

12 Portanto... CIM é o processo de desenvolvimento e implementação de várias formas de programas de comunicação persuasiva com clientes existentes e potenciais no decorrer do tempo. O objetivo da CIM é influenciar ou afetar diretamente o comportamento do público-alvo das comunicações. A CIM considera todas as fontes de marca ou contatos da empresa que um cliente ou prospecto tem com um produto ou serviço como um canal potencial para a divulgação de mensagens futuras. Além disso, a CIM faz uso de todas as formas de comunicação que são relevantes para os clientes atuais e potenciais, e às quais eles devem ser receptivos.


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