A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto."— Transcrição da apresentação:

1 FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto

2 GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL Competências a serem trabalhadas

3 GESTÃO DE MARKETING GESTÃO DE MARKETING FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO Ler e compreender um Plano de Ação de marketing em uma empresa-exemplo Conhecer o Público-alvo de um produto ou serviço. Ler e compreender um planejamento publicitário de uma organização.

4 Plano de Marketing O plano de MKT identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, mostrando penetrar com sucesso para obter as posições desejadas nos mercados. Cobra, 1992

5 Planejamento estratégico da empresa Planejamento estratégico da empresa Definição do papel do Marketing Cada empresa deve encontrar o plano para a sobrevivência e o crescimento de longo prazo que faça mais sentido diante de sua situação, suas oportunidades, seus objetivos e seus recursos específicos.

6 O que é o planejamento estratégico? É o processo de desenvolver e manter um alinhamento estratégico dos objetivos de uma organização com as oportunidades de marketing em um mercado em mutação.

7 Os passos do planejamento estratégico Definição da missão da empresa Estabelecimento de objetivos e metas para a empresa Desenvolvimento do portfólio de negócios Planejamento do marketing e outras estratégias funcionais

8 Estrutura de um plano de MKT Dentro de um plano de Marketing vamos abordar o que mais importante deve haver em sua estrutura. I- Sumário Executivo, Índice, Conteúdo : Consiste em um breve sumário das demais seções do plano, bem como índices de capítulos, figuras, gráficos etc.

9 II – Situação atual de Marketing Delineia de forma ordenada, a situação de marketing da empresa Situação do Mercado: Analise da situação do mercado Situação do Produto: Principais dados quantitativos da empresa com relação a mercado Situação competitiva: Como a empresa se compara com os principais competidores.

10 II – Situação atual de Marketing 4.Situação da Distribuição: Análise específica dos canais de distribuição utilizados pela empresa. 5.Situação Macroambiente: Análise de aspectos do macroambiente, que afetam indistintamente a empresa e seus competidores como um todo.

11 III - Análise de oportunidades e assuntos Centro mais analítico do Plano de Marketing, contempla análise tipo SWOT, ou seja: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. De sua comparação nascem as alternativas sobre o que pode ser feito pela empresa.

12 IV - Objetivos Definição de objetivos de preferências que possam ser quantificados V – Estratégia de Marketing Corresponde à estratégia a ser perseguida para a execução dos objetivos de marketing.

13 VI – Programas de Ação Programas de ação a serem desenvolvidos para o cumprimento dos objetivos e estratégias de marketing adotados. VI – Demonstração de Resultados projetados Projeções de resultados a serem alcançados em termos quantitativos e financeiros

14 VIII - Controles Estabelecimento de sistemas e pontos de controle, para avaliação da evolução do Plano de Marketing, bem como sua periodicidade.

15 Publicidade e Propaganda Público Alvo A determinação do público-alvo é provavelmente a parte mais importante de seus esforços de marketing, porque não importa o que você diga se isso não for direcionado à pessoa certa.

16 Público alvo Geralmente, pensamos no consumidor como a pessoa que compra o produto e o consome. No entanto, nem sempre o comprador e o usuário do produto são a mesma pessoa. Uma mãe, por exemplo, pode comprar um brinquedo que será utilizado por seus filhos. Dessa forma, é muito importante que uma empresa consiga identificar e classificar o seu público-alvo para que a comunicação seja direcionada a ele.

17 Publicidade e Propaganda Pirâmide de Maslow A Pirâmide de Maslow representa um conjunto de fatores que dão referências para os profissionais de marketing compreenderem a mente do consumidor. Em sua teoria da Hierarquia das Necessidades, Maslow nos ajuda a entender as bases do comportamento humano.

18 Propaganda Qual o objetivo da propaganda? É uma tarefa específica de comunicação a ser realizada para um público-alvo específico durante um período de tempo determinado. Os objetivos podem ser classificados de acordo com suas principais finalidades: informar, persuadir ou lembrar.

19 Propaganda Informativa É usada maciçamente no lançamento de uma nova categoria de produto. Neste caso, o objetivo é criar demanda primária. Assim, os primeiros fabricantes de aparelhos de DVD inicialmente tiveram de informar os consumidores sobre a qualidade da imagem e as vantagens do novo produto.

20 Propaganda Persuasiva Adquire mais importância à medida que aumenta a concorrência. Neste caso, o objetivo da empresa é criar demanda seletiva. Por exemplo, assim que os DVDs se estabeleceram no mercado, a Sony tentou persuadir os consumidores de que sua marca oferecia melhor qualidade pelo custo que teria para eles.

21 Propaganda para fazer lembrar É importante para produtos maduros, ela ajuda a manter relacionamentos com os clientes e os faz lembrar o produto. Os dispendiosos comerciais de televisão da Coca-cola basicamente constroem e mantêm o relacionamento com a marca Coca-cola, em vez de informar ou persuadir o consumidor a compra no curto prazo.

22 Desenvolvimento da estratégia de propaganda Consiste em dois elementos principais: a criação de mensagens e a seleção da mídia. Criação da mensagem de propaganda Não importa o tamanho do orçamento, a campanha de propaganda só será bem-sucedida se os anúncios chamarem a atenção e comunicarem bem. Boas mensagens de propaganda são especialmente importantes no ambiente caro e saturado da publicidade hoje.

23 Esquema da Pirâmide de Maslow Necessidade fisiológicas: é o mínimo que uma pessoa precisa para viver com alimentação, roupas etc...

24 Pirâmide de Maslow Necessidade de Segurança: partindo de uma necessidade de estar seguro dentro da própria casa, uma segurança espiritual por meio da religião, uma condição mais confortável em um emprego melhor que proporciona a segurança para manter-se em uma nível um pouco melhor. Necessidades sociais: é um nível em que os consumidores procuram ter afeto, amor, carinho, das demais pessoas.

25 Pirâmide de Maslow Necessidade de auto estima: é ter reconhecido o valor de realizar tarefas. Necessidade de auto realização: o ser humano chega no ponto mais elevado atingindo seu desempenho máximo.

26 Publicidade O termo publicidade (com origem no latim publicus e que em português significa "tornar público") designa qualquer mensagem impressa ou difundida e todas as técnicas associadas, cujo objectivo seja o de divulgar e persuadir, com fins comerciais, uma ideia, um produto ou serviço, uma marca ou uma organização junto de um determinado grupo de potenciais clientes - o designado mercado-alvo.

27 O que é publicidade? É, portanto, um tipo específico de propaganda mas com fins exclusivamente comerciais que, no âmbito do marketing, faz parte da política de comunicação da organização ou empresa.

28 Meios de divulgação publicitários Televisão; Rádio; Cinema; Revistas; Painéis publicitários; Internet; Direct-mail; Jornais; A escolha do meio de suporte depende, essencialmente do objetivo que se pretende atingir, do tipo de mensagem e do público que se pretende atingir.

29 Desenvolvimento e posicionamento da marca O surgimento constante de novos produtos e novas marcas no mercado desafia os administradores a buscarem novos arranjos organizacionais, e ao mesmo tempo, inovações de seus produtos, como forma de viabilização de seus negócios.

30 TV em geral é o mais eficiente TV a cabo permite excelente segmentação Revista e Jornal são bem apropriados para alguns produtos e targets Qual o melhor meio para atingir o objetivo? Planejamento de Mídia

31 Outdoor mostra-se muito eficiente em algumas praças. Radio e Cinema podem ser um bom complemento. Internet tem seu papel de modernidade.

32 Mas qual seria o mais eficiente? O mais eficiente é a combinação de todos ou alguns desses meios A seguir veremos alguns gráficos que ilustram essa afirmação.

33 30% 50%50% 70% 90% cobertura Pois cada meio isolado tem limitações ( ex. :TV)

34 Enquanto a combinação... 92,7 94,9 95,

35 Planejar Mídia é? Definir onde queremos chegar: maior conhecimento da marca, informar um lançamento de novo produto, comunicar um novo benefício Escolher o melhor caminho: que meios usar, por quanto tempo, em qual freqüência Acomodar tudo dentro do orçamento: buscar eficiência através da combinação ótima das variáveis

36 ATIVIDADE 1. 1.Escolham vários produtos que fazem parte do seu cotidiano fazendo um paralelo com a pirâmide de Maslow Escolha dentre esses produtos, um deles e faça uma análise de qual melhor estratégia de publicidade Escolha um desses produtos e tracem uma estratégia de plano de marketing.

37 ATIVIDADE 4. 4.A pesquisa pode ser simples, mas deve conter: capa, contra capa, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, e bibliografia.

38 DÚVIDAS Acesse o Fórum de dúvidas e discussões. (Vale também para nota da atividade).


Carregar ppt "FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google