A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Marketing. Muitas pessoas pensam que marketing é apenas venda e propaganda. Não é de se admirar, pois todos os dias somos bombardeados por comerciais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Marketing. Muitas pessoas pensam que marketing é apenas venda e propaganda. Não é de se admirar, pois todos os dias somos bombardeados por comerciais."— Transcrição da apresentação:

1 O que é Marketing. Muitas pessoas pensam que marketing é apenas venda e propaganda. Não é de se admirar, pois todos os dias somos bombardeados por comerciais de televisão, anúncios em jornais, mala direta e telemarketing.

2 O que é Marketing. Para Peter Druker, um dos principais pensadores da administração, declara: O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. É conhecer e compreender o cliente tão bem que o produto sirva... e venda por si próprio.

3 O que é Marketing. Podemos definir marketing como o processo social através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros. Para explicar esta definição, examinamos os seguintes termos importantes: necessidades, desejos, demandas, produtos, valor, satisfação, qualidade, troca, transações, relacionamentos, mercados.

4 O que é Marketing. NECESSIDADES Necessidades humanas são estados de carência percebida. O homem tem muitas necessidades complexas: necessidades básicas físicas de alimentação, roupas, calor e segurança; necessidades sociais de fazer parte de um grupo e ser querido; e necessidades individuais de conhecimento e auto realização.

5 O que é Marketing. DESEJOS Desejos são as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais. Quem tem fome nos EUA poderá desejar comer hambúrguer com batata frita e tomar uma Coca. Quem tem fone no Brasil poderá desejar um prato de arroz com feijão, bife e salada.

6 O que é Marketing

7 O que é Marketing. DESEJOS O homem tem desejos quase ilimitados, mas recursos limitados. Portanto ele deve escolher produtos que lhe ofereçam mais valor e satisfação pelo dinheiro gasto. Quando os desejos podem ser comprados, tornam-se demandas.

8 O que é Marketing. PRODUTO É qualquer coisa que possa ser oferecido ao mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Em geral a palavra produto sugere um objeto físico, como um carro, uma televisão um sabonete, mas seu conceito não se limita a objetos físicos – qualquer coisa capaz de satisfazer uma necessidade pode ser chamada de produto.

9 O que é Marketing. PRODUTO Muitos vendedores cometem o erro concentrar-se mais nos produtos físicos do que nos benefícios proporcionados por eles. Pensam sempre em vender um produto e não em atender uma necessidade.

10 O que é Marketing. PRODUTO O fabricante de furadeiras possivelmente pensa que o cliente precisa de uma broca, mas o que ele realmente precisa é de um furo. Esses vendedores podem estar sofrendo de miopia de marketing, ficam tão encantados com seus produtos que focalizam apenas os desejos existentes, deixando de ver as necessidades subjacentes do clientes.

11 O que é Marketing. SATISFAÇÃO DO CLIENTE Depende do desempenho do produto percebido com relação ao valor relativo às expectativas do comprador. Se o desempenho faz jus às expectativas, o comprador fica satisfeito. Se excede as expectativas, ele fica encantado. As empresas inteligentes têm como meta encantar os clientes, prometendo somente o que podem oferecer e depois oferecendo mais que prometeram.

12 O que é Marketing. SATISFAÇÃO DO CLIENTE A satisfação do cliente é intimamente ligada a qualidade. Nos últimos anos, muitas companhias seguiram programas de gestão da qualidade total ( TQM – total quality management ), idealizados para melhorar sempre a qualidade de seus produtos, serviços e processos de MKT )

13 O que é Marketing. GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL A satisfação do cliente é intimamente ligada à qualidade. A qualidade tem impacto direto sobre o desempenho do produto, portanto também afeta a satisfação do cliente. Em sentido mais restrito qualidade pode ser definido como ausência de defeitos.

14 O que é Marketing. TROCA É o ato de obter-se um objeto desejado dando alguma coisa em retribuição. A troca é apenas uma das várias maneiras de se obter o um objeto desejado. Por exemplo, quem tem fome pode caçar, pescar ou colher frutas para alimentar-se.

15 O que é Marketing. TROCA Troca é conceito central do marketing. Para que haja uma troca, várias condições devem ser satisfeitas. É claro que pelo menos duas partes devem participar e que cada uma delas deve ter algo de valor para a outra.

16 O que é Marketing. TRANSAÇÃO Consiste em uma troca de valores entre as duas partes. O marketing de transação faz parte da idéia mais ampla de MKT de relacionamento. Além de criar transações a curto prazo, os profissionais de marketing precisam construir relacionamentos a longo prazo com clientes, distribuidores, comerciantes e fornecedores.

17 O que é Marketing. MERCADOS É o grupo de compradores reais e potenciais de um produto. Esses compradores têm uma necessidade ou desejo específico, que pode ser satisfeito através da troca. Assim o tamanho de um mercado depende do número de pessoas que apresentam necessidades, têm recursos para fazer trocas, e estão dispostas a oferecer esses recursos em troca do desejam.

18 O que é Marketing. MARKETING Marketing significa administrar mercados para chegar as trocas, com o propósito de satisfazer as necessidades e desejos do homem.

19 O que é Marketing. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING É definida como a análise, planejamento, implementação e controle dos programas destinados a criar, desenvolver e manter trocas de benefício com os compradores – alvo a fim de atingir objetivos organizacionais.


Carregar ppt "O que é Marketing. Muitas pessoas pensam que marketing é apenas venda e propaganda. Não é de se admirar, pois todos os dias somos bombardeados por comerciais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google