Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Universidade Federal Fluminense
30/03/2017 Gestão Econômica e Financeira Professor: João Evangelista Universidade Federal Fluminense MBA Gestão de Empreendimentos Turísticos
2
Plano Financeiro / Plano De Negócios
3
Planejamento Financeiro
O planejamento financeiro é um dos aspectos mais importantes para o funcionamento e a sustentação de um Negócio. Dois aspectos-chave do planejamento financeiro são: Planejamento de caixa Planejamento de lucros. 30/03/2017
4
Planejamento Financeiro
O processo de planejamento financeiro é uma ferramenta importante para a estratégia da organização e da administração financeira de uma organização, pois: Possibilita a definição e a sustentação da política de expansão das atividades da organização; Possibilita a maximização dos benefícios financeiros e minimização dos riscos. 30/03/2017
5
Planejamento Financeiro
Os planos financeiros podem ter o foco: em resultados e gestão de curto prazo, quando os planos operacionais são utilizados como referência de decisão, no longo prazo, quando o plano financeiro é utilizado como ferramenta para hierarquizar e ordenar as alternativas e priorizar objetivos. 30/03/2017
6
Plano Financeiro Perguntas Importantes:
Qual é o valor do investimento inicial? Quais são as melhores alternativas de financiamento? Qual é o ponto de equilíbrio (break-even-point) do negócio? Quais são as perspectivas de viabilidade econômico-financeira? 30/03/2017
7
Plano Financeiro Escolher o produto ou serviço Estrutura de custos
Margem de contribuição, preço, receita e lucro (Demonstrativo de resultado) Fluxo de caixa projetado. Investimento (capital próprio / capital de terceiros) Taxa de juros de financiamento Estrutura do investimento Viabilidade financeira Ponto de equilíbrio do Negócio Retorno do investimento 30/03/2017
8
Exemplo 30/03/2017
9
Variáveis de resultados e balanços de um Plano Financeiro.
30/03/2017
10
Plano financeiro de uma Empresa Turística
A sua empresa resolveu expandir a rede de pousadas. Você precisa elaborar um plano financeiro. Nesse processo alguns passos devem ser seguidos, por exemplo: Descrever o investimento que pretende fazer; Estimar receitas, custos e resultados financeiros anuais, ou seja, as entradas e saídas de caixa; Calcular os indicadores financeiros para avaliar a viabilidade econômico-financeiro do investimento 30/03/2017
11
Descrição do Investimento
30/03/2017
12
Exemplo Segundo as estimativas feitas pela equipe responsável por um projeto hoteleiro, a capacidade máxima do estabelecimento é de 1000 diárias mensais (ocupação mensal de 60%) e a margem de contribuição é de 60%. O custo fixo mensal é estimado em R$ e o custo variável médio de R$200,00. Os impostos sobre a atividade do investimento será de 27,5% do resultado operacional e as despesas administrativas são de 5% da receita bruta. Sabendo que a taxa de financiamento do projeto é de 7,75% ao mês, avalie a viabilidade financeira do projeto para um período de 24 meses. 30/03/2017
13
30/03/2017
14
Indicadores Econômico-financeiros
30/03/2017
15
O Desenvolvimento de um Novo Negócio
João Evangelista
16
Ao aceitar um novo investimento os responsáveis pela direção da empresa acreditam que os resultados futuros da empresa serão melhores que os resultados sem esse novo investimento. A princípio o investimento só será viável se o fluxo de caixa da empresa com o investimento for maior e melhor que o fluxo de caixa sem o investimento. Idéia/Concepção - Projeto Básico Plano de Negócio Construção e Implantação Operação João Evangelista
17
O que é um Plano de Negócios?
“Forma organizada e lógica de estabelecer, avaliar e visualizar, rapidamente, os principais aspectos e fatores de um negócio”. Tipos de Planos de Negócios Plano para um novo negócio Plano para novo produto / serviço Plano de expansão / renovação João Evangelista
18
AS ETAPAS DO PLANO DE NEGÓCIOS
1- O PROJETO - A ideia sistematizada - Conceito do empreendimento e suas principais características Características básicas Tipo de empreendimento Tamanho do empreendimento Localização Diferenciais do negócio Volume de investimento João Evangelista
19
2- ANÁLISE MERCADOLÓGICA Posicionamento do empreendimento no mercado
Publico alvo Mercado Competidor Estrutura do Mercado João Evangelista
20
3- GERENCIAMENTO E ESTRATÉGIA Gestão do Negócio
Recursos necessários para a operação Estratégias de Marketing Estratégias para gestão de pessoas Experiência dos executivos Gerenciamento de receita e custo João Evangelista
21
4 - INFORMAÇÕES E PROJEÇÕES Volumes de Investimento
Mercado potencial – projeção de consumo Estimativas de crescimento de mercado, de receita e de despesas Política de re-investimento e depreciação Política de preços Indicadores de rentabilidade/resultado João Evangelista
22
5 – ESTRUTURA FINANCEIRA Estruturação do capital investido
Recursos Próprios (custo oportunidade) Recursos de Terceiros ( rentabilidade estimada) Financiamentos (taxa) João Evangelista
23
6 - CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO
Etapas envolvidas do empreendimento : saídas de caixa para honrar os pagamentos. 7 – CONCLUSÃO Apresentar de forma bem resumida as razões pela qual este projeto é viável, merece investimentos e é diferente dos demais (ou não). Utilizar os indicadores de rentabilidade João Evangelista
24
Resumo O Plano Financeiro é uma tarefa difícil, mas importante no processo de gestão, principalmente, para orientar as decisões de investimento e estratégicas. Além da estrutura do investimento a ser realizado, o gestor deve fazer estimativas de custos, despesas, preço e quantidade. O resultado líquido representa a entrada liquida de caixa que será utilizada para calcular o Payback, o VPL e a Taxa Interna de Retorno. O Plano de Negócios é uma ferramenta importante no processo de transformação de uma boa ideia em um negócio viável. 30/03/2017
25
joaoedm@turismo.uff.br Obrigado João Evangelista João Evangelista
30/03/2017 Obrigado João Evangelista João Evangelista
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.