A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 1 - INTRODUÇÃO todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir (Lewis Carroll)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 1 - INTRODUÇÃO todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir (Lewis Carroll)"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 1 - INTRODUÇÃO todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir (Lewis Carroll)

2 PLANO DE NEGÓCIOS DEFINIÇÃO RESTRITA documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados econômico-financeiros. (SALIM et al, 2005, p.3)

3 PLANO DE NEGÓCIOS DEFINIÇÃO AMPLIADA Processo de validação de uma idéia em uma oportunidade viável de negócio que envolve desde os estudos preliminares do setor, planejamento do empreendimento até o acompanhamento das etapas do investimento. O PLANO DE NEGÓCIO ENGLOBA O PROJETO EMPRESARIAL.

4 PLANO DE NEGÓCIOS - ETAPAS ESTUDOS PRELIMINARES; ANTE-PROJETO; PROJETO; EXECUÇÃO OU MONTAGEM; FUNCIONAMENTO; ACOMPANHAMENTO

5 PÚBLICO-ALVO DO PLANO DE NEGÓCIOS SÓCIOS DA EMPRESA – fornece uma idéia dos riscos envolvidos no empreendimento; EMPREGADOS – aumento do comprometimento e da participação dos colaboradores; INVESTIDORES – informações sobre o retorno do investimento; PÚBLICO EM GERAL – disseminação da imagem da empresa para a sociedade.

6 PROJETO EMPRESARIAL OBJETIVO DESCREVER SISTEMATICAMENTE A IDÉIA FOCO INTERNO (ÓTICA DO EMPREENDEDOR) EXTERNO (ÓTICA DO INVESTIDOR)

7 FINALIDADES DOS PROJETOS EMPRESARIAIS IMPLANTAÇÃO AMPLIAÇÃO MODERNIZAÇÃO

8 PROJETO EMPRESARIAL FATORES QUE INTERESSAM AOS INVESTIDORES ACEITAÇÃO DO PRODUTO; RECONHECIMENTO DE METAS; RECONHECIMENTO DE RETORNO FINANCEIRO; CREDENCIAIS TÉCNICAS DO EMPREENDEDOR.

9 PROJETO EMPRESARIAL FATORES QUE INTERESSAM AOS INVESTIDORES FORMA DE APRESENTAÇÃO CAPACIDADE DE SÍNTESE CLAREZA DE POSIÇÕES CREDIBILIDADE

10 DIMENSÕES DO PROJETO EMPRESARIAL DIMENSÃO MICROECONÔMICA – viabilidade do empreendimento em termos do retorno financeiro proporcionado aos seus sócios e investidores; DIMENSÃO MACROECONÔMICA – retorno do empreendimento para a sociedade geral através da geração de postos de trabalho, impostos, incremento da renda nacional, contribuição para a balança comercial, etc.

11 PROJETO EMPRESARIAL – CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO E ANÁLISE Consistência e riqueza da base de dados Estilo e forma de apresentação Requisitos para indicação e aceitação da viabilidade credenciais técnicas e administrativas do grupo empreendedor configuração das potencialidades de mercado

12 PROJETO EMPRESARIAL – CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO E ANÁLISE viabilidade técnica e tecnológica compatibilidade entre o projeto e o suporte financeiro do grupo empresarial índices consistentes de rentabilidade análise de sensibilidade

13 ESTRUTURA DO PROJETO EMPRESARIAL SUMÁRIO EXECUTIVO ESTUDO ADMINISTRATIVO ESTUDO DE MERCADO ESTUDO TÉCNICO OU ENGENHARIA DO PROJETO ESTUDO FINANCEIRO ESTUDO ECONÔMICO ANÁLISE DE SENSIBILIDADE


Carregar ppt "AULA 1 - INTRODUÇÃO todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir (Lewis Carroll)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google