A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

. PATRIMÔNIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ". PATRIMÔNIO."— Transcrição da apresentação:

1 . PATRIMÔNIO

2 A Contabilidade possui objeto próprio – o Patrimônio das Entidades- e consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de generalidade, certeza e busca das causas, em nível qualitativo semelhante às demais ciências sociais.

3 Na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, defino como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencentes a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode ou não, incluir p lucro.

4 A Contabilidade busca, primordialmente, aprender, no sentido mais amplo possível, e entender as mutações sofridas pelo Patrimônio, tendo em mira, muitas vezes, uma visão prospectiva de possíveis variações. As mutações tanto podem decorrer da ação do homem, quanto, embora quase sempre secundariamente, dos efeitos da natureza sobre o Patrimônio.

5 Estão compreendidas no campo de atuação do contabilista as atividades d e estudo, controle, exposição e análise do patrimônio, de maneira a poder informar a situação patrimonial em determinado momento, as variações ocorridas e a natureza das operações que afetam o patrimônio

6 O QUE É PATRIMÔNIO ? O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro; é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial. As obrigações, o aspecto negativo. Ainda que as dívidas superem os bens e direitos, o patrimônio existe. Os bens e direitos formam o ativo. As obrigações, o passivo exigível (ou simplesmente passivo). ATIVO = BENS + DIREITOS

7 BENS Contabilmente, só nos interessam os bens de natureza patrimonial (avaliáveis em moeda). Bens são todos os objetos materiais e imateriais que integram o patrimônio. Quando dizemos que algo é um bem patrimonial, isto significa que ele pode ser avaliado em dinheiro e que integra o patrimônio de alguém, vale dizer que é de propriedade de uma pessoa.

8 BENS CORPÓREOS São bens materiais, quer dizer, têm existência física. Podem ser tocados e são visíveis. (dinheiro, edificações,terrenos, veículos, estoque de mercadorias...) BENS INCOPÓREOS São bens que não existem fisicamente. Embora não sejam visíveis ou palpáveis, eles também podem ser traduzidos em moeda( programas de computador, patentes de fabricação, ponto comercial,linhas telefônicas...)

9 CRITÉRIO PARA REGISTRO DOS BENS
Em regra, são demonstrados pela contabilidade como integrante do patrimônio de uma determinada pessoa os bens de sua propriedade. TRANSMIÇÃO DE BENS MÓVEIS A aquisição da propriedade de bens se dá pela tradição, ou seja, pela entrega feita pelo transmitente ao adquirente. Por isso quando compramos mercadoria ou qualquer outra coisa móvel, somente adquirimos a sua propriedade mo momento em que o vendedor nos faz a entrega do bem. Todavia, nem sempre a entrega do bem opera a transmissão de sua propriedade. Na locação, o bem permanece no patrimônio do locador, por ser de sua propriedade.

10 TRANSMIÇÃO DE BENS IMÓVEIS
No caso de bens imóveis, não basta efetuar o pagamento, receber as chaves ou estar ocupando o imóvel; o que prova a propriedade é o registro.

11 DIREITOS São os valores a receber ou a recuperar nas transações com terceiros. Em regra, os direitos são representados por títulos e documentos.


Carregar ppt ". PATRIMÔNIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google