Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
NATUREZA, CONCEPÇÕES E FINALIDADES Professora Joice Estacheski Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez
2
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA socialização do saber construção da cidadania
3
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
INSERIDA NO CONTEXTO HISTÓRICO POLÍTICO SOCIAL CULTURAL
4
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Tradicionalmente: Visão positivista e instrumental; Ensinar a ler, escrever e contar; Conhecimento do mundo – linguagem escrita.
5
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Atualmente: A escola é desafiada; Reconstrução do conhecimento do mundo usando outras linguagens; Aprendizagem e ensino não se fazem exclusivamente na escola; A tecnologia e os meios de comunicação; Sociedade: instituição aprendente e instituição pedagógica;
6
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Fragmentação e desarticulação entre as disciplinas dos conteúdos das disciplinas pedagógicas e o Estágio Supervisionado. Modelo aplicacionista.
7
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
A PRÁTICA se tornará PRÁXIS a partir do momento em que tenha por base uma pedagogia fundada na satisfação das necessidades sociais da educação.
8
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PROFESSOR: Técnico. Agente determinado por forças. sociais. Aplicador de Teorias.
9
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PROFESSOR: Assume sua prática a partir dos significados que ele mesmo lhe dá. Sujeito que possui conhecimento e um saber-fazer provenientes de suas próprias atividades e a partir dos quais ele se estrutura e se orienta.
10
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
A prática do professor não é um espaço de aplicação de saberes provenientes da teoria mas de produção de saberes específicos oriundos dessa prática.
11
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
CONCEPÇÃO TRADICIONAL DE TEORIA E PRÁTICA Saber: do lado da teoria. Prática: desprovida de saber ou portadora de falso saber (senso comum). Saber: produzido fora da prática (ciência, pesquisa pura) – relação com a teoria: APLICAÇÃO.
12
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
TODA TEORIA SURGE A PARTIR DE UMA PRÁTICA.
13
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
CURSOS DE FORMAÇÃO Devem não apenas colocar à disposição dos alunos a pesquisa sobre a atividade docente, mas procurando desenvolver a pesquisa da realidade escolar.
14
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
CURSOS DE FORMAÇÃO FORMAR O PROFESSOR REFLEXIVO (Schön, 1990; Alarcão, 1996) Refletir na ação, sobre a ação e sobre a reflexão na ação.
15
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Atitude humana de transformação da natureza e da sociedade. Não basta conhecer e interpretar o mundo (teórico), é preciso transformá-lo (práxis).
16
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
“Ingredientes teóricos” da prática segundo VÁSQUEZ: Conhecimento da realidade – objeto de transformação. Conhecimento dos meios de sua utilização técnica. Conhecimento da prática acumulada em forma de teoria. Antecipação dos resultados que se pretende atingir.
17
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
TEORIA E PRÁTICA INDISSOCIÁVEIS COMO PRÁXIS. EDUCAÇÃO: PRÁTICA SOCIAL – EXIGÊNCIA DE RELAÇÃO TEÓRICA.
18
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
“Ingredientes teóricos” necessários ao conhecimento e à intervenção na educação na Pedagogia (teoria): Investigação dos fenômenos educacionais que ocorrem na prática social. Investigação das políticas, técnicas e instrumentos da educação. Investigação da origem e evolução do pensamento. Investigação dos “porquês” da educação.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.