A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA NATUREZA, CONCEPÇÕES E FINALIDADES Professora Joice Estacheski Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA NATUREZA, CONCEPÇÕES E FINALIDADES Professora Joice Estacheski Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez."— Transcrição da apresentação:

1 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA NATUREZA, CONCEPÇÕES E FINALIDADES Professora Joice Estacheski Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez

2 PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA socialização do saber construção da cidadania

3 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA INSERIDA NO CONTEXTO HISTÓRICO POLÍTICO SOCIAL CULTURAL

4 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA Tradicionalmente: Visão positivista e instrumental; Ensinar a ler, escrever e contar; Conhecimento do mundo – linguagem escrita.

5 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA Atualmente: A escola é desafiada; Reconstrução do conhecimento do mundo usando outras linguagens; Aprendizagem e ensino não se fazem exclusivamente na escola; A tecnologia e os meios de comunicação; Sociedade: instituição aprendente e instituição pedagógica;

6 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Fragmentação e desarticulação entre as disciplinas dos conteúdos das disciplinas pedagógicas e o Estágio Supervisionado. Modelo aplicacionista.

7 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA A PRÁTICA se tornará PRÁXIS a partir do momento em que tenha por base uma pedagogia fundada na satisfação das necessidades sociais da educação.

8 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA PROFESSOR: Técnico. Agente determinado por forças. sociais. Aplicador de Teorias.

9 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA PROFESSOR: Assume sua prática a partir dos significados que ele mesmo lhe dá. Sujeito que possui conhecimento e um saber-fazer provenientes de suas próprias atividades e a partir dos quais ele se estrutura e se orienta.

10 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA A prática do professor não é um espaço de aplicação de saberes provenientes da teoria mas de produção de saberes específicos oriundos dessa prática.

11 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA CONCEPÇÃO TRADICIONAL DE TEORIA E PRÁTICA Saber: do lado da teoria. Prática: desprovida de saber ou portadora de falso saber (senso comum). Saber: produzido fora da prática (ciência, pesquisa pura) – relação com a teoria: APLICAÇÃO.

12 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA TODA TEORIA SURGE A PARTIR DE UMA PRÁTICA.

13 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA CURSOS DE FORMAÇÃO Devem não apenas colocar à disposição dos alunos a pesquisa sobre a atividade docente, mas procurando desenvolver a pesquisa da realidade escolar.

14 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA CURSOS DE FORMAÇÃO FORMAR O PROFESSOR REFLEXIVO (Schön, 1990; Alarcão, 1996) Refletir na ação, sobre a ação e sobre a reflexão na ação.

15 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA PRÁXIS Atitude humana de transformação da natureza e da sociedade. Não basta conhecer e interpretar o mundo (teórico), é preciso transformá-lo (práxis).

16 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA Ingredientes teóricos da prática segundo VÁSQUEZ: Conhecimento da realidade – objeto de transformação. Conhecimento dos meios de sua utilização técnica. Conhecimento da prática acumulada em forma de teoria. Antecipação dos resultados que se pretende atingir.

17 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA TEORIA E PRÁTICA INDISSOCIÁVEIS COMO PRÁXIS. EDUCAÇÃO: PRÁTICA SOCIAL – EXIGÊNCIA DE RELAÇÃO TEÓRICA.

18 PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA Ingredientes teóricos necessários ao conhecimento e à intervenção na educação na Pedagogia (teoria): Investigação dos fenômenos educacionais que ocorrem na prática social. Investigação das políticas, técnicas e instrumentos da educação. Investigação da origem e evolução do pensamento. Investigação dos porquês da educação.


Carregar ppt "PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA NATUREZA, CONCEPÇÕES E FINALIDADES Professora Joice Estacheski Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google