A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDER A APRENDER Juan Delval. As origens do comportamento e do pensamento Processo de assimilação e acomodação Ser Humano chega ao mundo dotado de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDER A APRENDER Juan Delval. As origens do comportamento e do pensamento Processo de assimilação e acomodação Ser Humano chega ao mundo dotado de."— Transcrição da apresentação:

1 APRENDER A APRENDER Juan Delval

2 As origens do comportamento e do pensamento Processo de assimilação e acomodação Ser Humano chega ao mundo dotado de um conjunto reduzido de habilidades, o qual servirá de base da construção do seu comportamento e da sua inteligência, dentro do processo de interação com o meio. No nascimento dispomos apenas de comportamentos para atuarmos sobre o meio ou apenas interpretá-lo, porém somos dotados de uma enorme plasticidade e grande capacidade de aprendizado. Habilidades iniciais + meio social possibilitam uma nova configuração de capacidades suficientemente complexas para interpretar e agir sobre a realidade (Direta/ Simbólica).

3 As origens do comportamento e do pensamento Processo de assimilação e acomodação A acumulação cultural tornou o comportamento humano muito poderoso com padrões e representações complexas da realidade. A Ciência resultou do aprimoramento da riqueza e precisão desses padrões, com isso substituiu-se a leitura direta da experiência por deduções a partir de modelos. Nisso reside a chave do controle humano sobre a natureza

4 As origens do comportamento e do pensamento Processo de assimilação e acomodação As capacidades podem ser divididas em três grupos de sistemas: Recepção de informação (sentidos); Atuação (reflexos ativados por estímulos internos ou externos) e Transmissão de informação (choro/ expressões faciais). Ao perceber que a sucessões de ações ocorrem numa determinada ordem durante o exercício dos seus reflexos, a criança deflagra certos mecanismos que serão de grande relevância e que lançam as bases da construção do conhecimento.

5 A formação de novos conhecimentos A estimulação como forma de exercitar e consolidar os reflexos e as capacidades ( agarrar, sugar, olhar as coisas, ouvir sons e degustar sabores). Primeiro período pós-nascimento é reservado à exercitação e à consolidação dos reflexos. As acomodações nos reflexos começam a ocorrer a medida que a criança percebe que existem objetos que se prestam melhor que outros à estimulação. O interesse da criança, pouco a pouco, se desloca da exercitação de suas habilidades para as coisas.

6 A formação de novos conhecimentos O comportamento vai se organizando dentro de uma ordem que se ajusta às características da situação, embora nem sempre idênticas, as ações da criança levam a comportamentos cada vez mais complexos e precisos. Os primeiros esquemas surgem desses conjuntos de ações que se sucedem regularmente e que se aplicam a situações semelhantes. Os esquemas possuem um núcleo fixo e uma parte que varia conforme as características do objeto a que se aplicam. A modificação dos esquemas decorre da tentativa de generalizar os esquemas estabelecidos para a incorporação e assimilação de novos objetos. Isso determina os fundamentos de toda a construção posterior.


Carregar ppt "APRENDER A APRENDER Juan Delval. As origens do comportamento e do pensamento Processo de assimilação e acomodação Ser Humano chega ao mundo dotado de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google