A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente a ação humana sobre o meio em que vive. Em linhas gerais, procura entender o poder da sociedade sobre a constituição humana e a sua presença na construção social. Esta ciência estuda "coisas" chamadas de fatos sociais e, por isso, segundoÈmile Durkheim, a sociedade pode ser estudada de forma objetiva e metódica. Neste espaço iremos objetivar a realização de uma pesquisa que nos oportunize entender e discutir sobre a área de atuação da Sociologia e sua importância nos tempos atuais, bem como realizar um exercício de reflexão sociológica que sirva de base para outros exercícios críticos.Assim, a Sociologia faz parte de nossa necessidade de entender o que ocorre em nossa volta e busca dar respostas às nossas indagações, mesmo por que ninguém vive só e estamos todos interligados numa grande rede social. Bem vindos à busca por esse conhecimento.

2 4. Como realizar uma reflexão sociológica de forma crítica?
TAREFAS  Nesta pequena viagem dirigida pela internet, todos nós deveremos nos questionar quanto à algumas possibilidades: Qual o diferencial da sociologia que a torna tão importante na compreensão da sociedade nos dias atuais? 2. A sociologia surgiu a partir da necessidade de compreensão do ser social? Por quê? 3. Até que ponto a Sociologia pode atuar para entender e transformar aspectos da sociedade tão críticos, como a desigualdade social, o desemprego, o acúmulo de capital, etc.? 4. Como realizar uma reflexão sociológica de forma crítica? São questionamentos que nos ajudarão a superar o senso comum e a fazer parte de um universo de novas questões, diálogos, pensamento crítico e desejo de inclusão e justiça social. Para tanto, serão realizadas atividades bem legais. Vamos ao trabalho! 

3 Quais os temas centrais de cada vídeo:
PROCESSO  Chegou o grande momento de iniciarmos nossa aventura pelo conhecimento sociológico. Vai dar um pouco de trabalho, mas será muito prazeroso! Vamos iniciar...PRIMEIRA ATIVIDADE Para nossa primeira atividade virtual, peço que assistam a dois pequenos vídeos sobre Sociologia (segue o link de cada vídeo abaixo) e escrevam um breve comentário considerando: Quais os temas centrais de cada vídeo: b) Aponte semelhanças e diferenças sobre os vídeos: c) Faça um comentário sobre o que você entendeu sobre eles. Bom trabalho. Os links são: 

4 CONCLUSÕES  Ao fim da atividade dirigida, os alunos deverão estar cientes da importante tarefa da Sociologia na atualidade: que é o de entender, pesquisar e apontar possíveis caminhos para os mais variados problemas sociais e para a interação sustentável entre o ser humano, os demais seres sociais e a natureza. Para tanto, a reflexão e análise crítica são poderosas ferramentas de busca e considerações sobre a vida social e a vida individual em sociedade.Ao perceber na Sociologia um instrumento de busca pela superação do senso comum rumo à formação de uma consciência crítica, o aluno e também o professor, poderá criar novas ferramentas de inclusão social, transformação social e participação efetiva não só no processo de ensino e aprendizagem, mas em todo os processos que levem à prática da democracia, do diálogo, da justiça social e da equidade de condições e oportunidades sociais.    


Carregar ppt "INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google