A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caminhos para Análise de Políticas de Saúde Caminhos para Análise de Políticas de Saúde Ruben Araujo Mattos Tatiana Wargas de Faria Baptista Francini Lube.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caminhos para Análise de Políticas de Saúde Caminhos para Análise de Políticas de Saúde Ruben Araujo Mattos Tatiana Wargas de Faria Baptista Francini Lube."— Transcrição da apresentação:

1 Caminhos para Análise de Políticas de Saúde Caminhos para Análise de Políticas de Saúde Ruben Araujo Mattos Tatiana Wargas de Faria Baptista Francini Lube Guizardi Financiamento FAPERJ

2 Caminhante, não há caminho, faz-se caminho ao andar... Antonio Machado Construindo caminhos para a análise de políticas públicas de saúde: este poderia ser efetivamente um resumo das pretensões deste projeto. Caminho que não é dado, que precisa ser construído por cada pesquisador, caminho que se faz ao caminhar. A ideia central é oferecer um material que sirva para nossos aprendizados neste caminhar pelas análises de políticas de saúde.

3 Pontos de Partida (...) a desgraça dos que não se interessam por política é serem governados pelos que se interessam. (autor desconhecido apud Weffort, 2006) Consideramos desejável que mais pessoas se engajem em pesquisas voltadas para as análises das políticas de saúde no Brasil. Para a análise de políticas, é interessante explorar os potenciais de uma abordagem construcionista da ciência, que permita uma produção do conhecimento implicada. É interessante pensar as análises das políticas como uma área interdisciplinar, na qual o pesquisador possa realizar escolhas teórico metodológicas a partir de um repertório mais amplo do que um recorte disciplinar específico. Há que se valorizar as especificidades do Estado brasileiro. Há que rejeitar a redução das políticas a ação dos governos, reconhecendo as tramas dos processos políticos na vida.

4 Três grandes desafios O desafio de reconhecimento de nossa trajetória política, social e cultural e suas interferências no processo político. O desafio de desenvolver e adaptar conceitos e abordagens que possam dar conta do nosso modo de construção das políticas. O desafio de explorar metodologias de análise que possibilitem a reflexão sobre os objetivos e alcances dos estudos e os desafios que se apresentam em cada caso

5 Duplo objetivo do Material 1 – Potencializar o debate aberto e reflexivo sobre a orientação política de nosso Estado e dos rumos das políticas de saúde no Brasil, ampliando a discussão sobre a política para além do âmbito de governos e da academia, tornando-o um debate social. 2 – Ofertar um conjunto de referenciais de análise, técnicas de pesquisa e materiais que possam ser apropriados por diferentes sujeitos no debate político, potencializando seu uso acadêmico ou social.

6 A aposta feita pelo projeto é de incentivar que mais pessoas venham a fazer análise de política(s), ampliando seu escopo com o reconhecimento do outro como sujeito político, no entendimento das especificidades locais e regionais, e na construção de referenciais e metodologias de pesquisa que aprofundem a reflexão sobre nossa realidade política, social e cultural.

7 O material Diálogo com um público amplo e diversificado Estudantes de pós-graduações, graduações e ensino médio, cuja formação volte-se para o campo da Saúde Coletiva Profissionais de saúde Aos integrantes do movimento social organizado e aos diversos sujeitos envolvidos com a construção do direito à saúde sob as mais diversas formas de protagonismo político.

8 Dois produtos um livro sobre os caminhos possíveis na análise de políticas de saúde. um site com a divulgação de todos os conteúdos do livro, links e materiais diversos.

9 Dois produtos

10 Estrutura do Material Visão de CiênciaVisão de Política Os diferentes olhares nas análise de política Os caminhos de pesquisa

11 A visão construcionista de ciência O conhecimento como a construção de uma narrativa, informada por sujeitos. Abandona-se a pretensão de métodos e respostas universais para as perguntas que se apresentam nos estudos. Assume-se a objetividade e aplicação rigorosa e honesta de meios que possam subsidiar as análises de cada caso.

12 A visão de política A política não se restringe ao debate governamental e ao enunciado oficial. A política como uma prática social de embates e conflitos de interesses, posições e percepções do mundo que produz acordos momentâneos e dinâmicos. O estudo de uma política coloca em suspenso a própria política questionando-se como e por que esta se define.

13 Os diferentes olhares na política Oferta de um recorte dentre de cada um desses pontos de vista teóricos, construídos de modo a abordá-los de maneira ampla, sem que isso redunde em estabelecer-se enquanto verdade sobre as teorias. As perspectivas abordadas foram: 1. Perspectiva Marxista 2. Neo-Institucionalismo 3. A ideia de Ciclo da Política 4. A análise da política proposta por Ball 5. Avaliação de Políticas e Programas 6. Movimento Institucionalista 7. Arqueologia e Genealogia

14 Os caminhos de pesquisa O método se define a partir dos propósitos do estudo e não de modelos teóricos a priori. Assim, a pergunta que se coloca de início num estudo é o para que realizamos o estudo. Exploram-se técnicas de pesquisa e de análise nos estudos de políticas de saúde, apresentando suas características, possibilidades de uso e limites.

15 Os caminhos de pesquisa Apresentação de Estudos: 1. Breves reflexões sobre os caminhos da pesquisa 2. Considerações Metodológicas sobre a Técnica da Observação Participante 3. Análise textual com o programa ALCESTE: uma aplicação em pesquisa de representações sociais no campo da política 4. Sobre o uso de técnicas estatísticas na análise de políticas 5. Propaganda de Medicamentos. É possível regular? 6. Como temos armado e efetivado nossos estudos, que fundamentalmente investigam políticas e práticas sociais de gestão e de saúde? 7. Viagem cartográfica: pelos trilhos e desvios 8. O Conhecer Militante do Sujeito Implicado: O desafio em reconhecê-lo como saber válido

16 Perspectivas do projeto Com publicação do material online pelo site iniciamos uma nova fase do projeto. Duas novas tarefas se colocam: 1. Revisar o material a partir dos comentários dos usuários, visando seu aprimoramento 2. Ampliar o mosaico de exemplos de relatos de estudos na parte do material destinada aos caminhos de pesquisa.


Carregar ppt "Caminhos para Análise de Políticas de Saúde Caminhos para Análise de Políticas de Saúde Ruben Araujo Mattos Tatiana Wargas de Faria Baptista Francini Lube."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google