A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos de aprendizagem Cada abordagem apresentará uma concepção diferente do termo aprendizagem Aprendizagem indica mudança, transformação do sujeito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos de aprendizagem Cada abordagem apresentará uma concepção diferente do termo aprendizagem Aprendizagem indica mudança, transformação do sujeito."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos de aprendizagem Cada abordagem apresentará uma concepção diferente do termo aprendizagem Aprendizagem indica mudança, transformação do sujeito. Aprendizagem se dá através da assimilação de informações que podem ser utilizadas posteriormente

2 Conceitos de Aprendizagem 1)Teoria Cognitivo - Social da Aprendizagem – Bandura 2)Concepção Genético-Cognitiva – Piaget 3)Concepção Sócio-Histórica – Vigotsky 4)Concepção Freudiana de Aprendizagem

3 Vygotsky A revolução russa de 1917 Influenciou decisivamente a sua formação e o seu trabalho. Não deixou uma teoria pronta -> apontou caminhos a serem seguidos por outros pesquisadores, na forma de grandes linhas de pesquisa a serem desenvolvidas. Não sistematizou um corpo de conhecimentos a respeito da mente humana. Ponto que também diferencia Vygotsky de outros teóricos-> preocupação com as situações de aprendizagem em sala de aula.

4 Abordagem Sócio-Histórica de Vygotsky Busca explicar a conduta mediante a história da conduta, a consciência mediante a história da consciência. Funções psicológicas superiores decorrem do desenvolvimento cultural (não depende tanto desenvolvimento biológico, como em Piaget). Cria um modelo em que o homem controla ativamente estímulos e respostas.

5 Vygotsky Importância: fornece uma espécie de elo que faltava à teoria piagetiana com o meio social. Vygotsky é um ser construtivista em oposição aos comportamentalistas do início do século XX. O principal componente inovador da teoria de Vygotsky é a incorporação de fatores sociais na formação de conceitos.

6 Vygotsky Em Vygotsky os conceitos vão sendo formados individualmente por cada sujeito até atingirem o estágio de pseudoconceitos. Nesta fase é a mediação da cultura que permite uma convergência dos pseudoconceitos em direção a conceitos compartilhados por um certo agrupamento humano. Sem este papel mediador os pseudoconceitos evoluiriam em direções arbitrárias, não permitindo a vida social.

7 Abordagem Sócio-Histórica de Vygotsky Características das funções psicológicas humanas: 1)Superam o condicionamento do meio e permitem reversibilidade de estímulos e respostas. 2)O uso de intermediários externos – signos. 3)Processo de mediação por meio de instrumentos psicológicos que modificam o homem, sua mente e seu funcionamento psíquico.

8 Abordagem Sócio-Histórica de Vygotsky Processos psicológicos naturais são reestruturados com a aparição dos superiores. Processos superiores se dão a partir da interação e cooperação social (interação e cooperação com outras pessoas).

9 Abordagem Sócio-Histórica de Vygotsky Educação, na perspectiva de Vygotsky: Processo pelo qual a espécie conseguiu modificar as leis biológicas. Temos, assim: Memória biológica Memória psicológica Memória social e cultural da espécie

10 Abordagem Sócio-Histórica de Vygotsky Educação ocorre a partir de mediações: 1)Mediação social (âmbito cultural, social). 2)Mediação instrumental (utilização de instrumentos na produção do conhecimento). Mediação instrumental Exemplo de instrumento: Escrita: instrumento psicológico.

11 Abordagem Sócio-Histórica de Vygotsky Conceito importante: Zona de desenvolvimento proximal: Caracteriza-se pela diferença que há entre o desenvolvimento real e o potencial que a criança possui para realizar uma tarefa mediada pelo professor. A aprendizagem impulsiona o desenvolvimento e se dá a partir do desenvolvimento já estabelecido. OBSERVAÇÃO: Todas as funções superiores se originam como relações entre seres humanos.

12 Abordagem Sócio-Histórica de Vygotsky O processo de interiorização: Interiorização não é a transferência de uma atividade externa para um plano de consciência já existente. É a interiorização que forma a consciência.

13 Abordagem Sócio-Histórica de Vygotsky Vygotsky conseguiu uma junção entre desenvolvimento e educação. O objetivo central da educação é manter um acordo entre professores e alunos, para que se crie uma ponte de sentido entre ambos. IMPORTANTE: Educação é mais que transmissão e deve ter como objetivo mais do que reproduzir o passado.


Carregar ppt "Conceitos de aprendizagem Cada abordagem apresentará uma concepção diferente do termo aprendizagem Aprendizagem indica mudança, transformação do sujeito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google