Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Prof. Malvina Tampolski Dorfman SEDIPE
2
“Compreender é inventar ou reconstruir através da reinvenção, e será preciso curvar-se ante tais necessidades se o que se pretende, para o futuro, é formar indivíduos capazes de produzir ou de criar, e não apenas de repetir.” Jean Piaget
3
Piaget ( ) Epistemologia Cognitivismo Construtivismo O indivíduo pensa qualitativamente diferente nas diferentes fases do seu desenvolvimento
4
Vygotsky ( ) Epistemologia Cognitivismo Construtivismo
5
Vygotsky ( ) Enfatizando o papel da mediação no desenvolvimento, seu objetivo é trabalhar com a importância do meio cultural e das relações entre indivíduos na definição de um percurso de desenvolvimento da pessoa humana.
6
Zona de desenvolvimento proximal
É a distância entre o nível de desenvolvimento efetivo, ou real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, que se costuma determinar através da solução de problemas sob a orientação de outros.
7
Aprendizagem Quem aprende é o aluno, ele é o sujeito de sua própria aprendizagem e ele aprende de forma qualitativamente diferente nas diferentes fases do seu desenvolvimento...
8
Aprendizagem ...Por isso a afirmação de Piaget de que o sujeito constrói seu próprio conhecimento, através da interação do seu Eu com o meio ambiente. assimilação EU MEIO acomodação
9
Ensino Significa organizar o contexto para que a aprendizagem ocorra. Ensino - aprendizagem Aprendizagem Ensino
10
Professor O professor deve desempenhar o papel de “mediador” na relação entre o sujeito e o objeto do conhecimento, e isto significa organizar a situação para que a aprendizagem ocorra, para que o aluno se sinta desafiado, problematizado...
11
Professor ...e passe a agir ativamente sobre o objeto do seu conhecimento, explorando e construindo sua própria aprendizagem. É a escola que funciona como um laboratório e não como uma sala de de conferências. É a escola que vivencia “autonomia como meta da educação.”
12
Reflexão Sobre a Prática Trabalho Participativo
Para aprender é preciso apropiar-se desse conhecimento através da reconstrução do modo como ele é produzido - é preciso reinventar o objeto da nossa aprendizagem. Planejamento A Prática Reflexão Sobre a Prática Trabalho Participativo
13
O dia a dia é construído numa ação conjunta - processo participativo do aprender e do ensinar
- O prazer de aprender -
14
Diálogo Troca de pontos de vista Tomada de decisões Respeito mútuo Respostas divergentes “Erro” construtivo Flexibilidade AUTONOMIA
15
Princípios Atividades Alunos “pôr em jogo” tudo que sabem e pensam
Alunos têm problemas para resolver e decisões a tomar ao produzir
16
Conteúdo como objeto sócio-cultural real e não objeto escolar vazio de significado social
Tarefa com máxima circulação de informação possível. Telma Weisz
17
Princípio O fundamental será construir nossa ação pedagógica junto com os alunos, concentrando esforços na organização, experimentação e reflexão de nossa prática, apoiada no conhecimento de como se processa o desenvolvimento dos alunos em questão.
18
Tarefa: Relatar uma situação de aprendizagem no Ensino Superior, identificando pressupostos de Piaget e Vygotsky examinados na vídeoconferência de hoje.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.