A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia: Piaget e Vygotsky Prof. Malvina Tampolski Dorfman SEDIPE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia: Piaget e Vygotsky Prof. Malvina Tampolski Dorfman SEDIPE."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia: Piaget e Vygotsky Prof. Malvina Tampolski Dorfman SEDIPE

2 Compreender é inventar ou reconstruir através da reinvenção, e será preciso curvar-se ante tais necessidades se o que se pretende, para o futuro, é formar indivíduos capazes de produzir ou de criar, e não apenas de repetir. Jean Piaget

3 Piaget ( ) Epistemologia Cognitivismo Construtivismo O indivíduo pensa qualitativamente diferente nas diferentes fases do seu desenvolvimento

4 Vygotsky ( ) Epistemologia Cognitivismo Construtivismo

5 Enfatizando o papel da mediação no desenvolvimento, seu objetivo é trabalhar com a importância do meio cultural e das relações entre indivíduos na definição de um percurso de desenvolvimento da pessoa humana. Vygotsky ( )

6 Zona de desenvolvimento proximal É a distância entre o nível de desenvolvimento efetivo, ou real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, que se costuma determinar através da solução de problemas sob a orientação de outros.

7 Aprendizagem Quem aprende é o aluno, ele é o sujeito de sua própria aprendizagem e ele aprende de forma qualitativamente diferente nas diferentes fases do seu desenvolvimento...

8 ...Por isso a afirmação de Piaget de que o sujeito constrói seu próprio conhecimento, através da interação do seu Eu com o meio ambiente. Aprendizagem acomodação assimilação EUMEIO

9 Ensino Significa organizar o contexto para que a aprendizagem ocorra. Ensino - aprendizagem Aprendizagem Ensino

10 Professor O professor deve desempenhar o papel de mediador na relação entre o sujeito e o objeto do conhecimento, e isto significa organizar a situação para que a aprendizagem ocorra, para que o aluno se sinta desafiado, problematizado...

11 ...e passe a agir ativamente sobre o objeto do seu conhecimento, explorando e construindo sua própria aprendizagem. É a escola que funciona como um laboratório e não como uma sala de de conferências. É a escola que vivencia autonomia como meta da educação. Professor

12 Para aprender é preciso apropiar-se desse conhecimento através da reconstrução do modo como ele é produzido - é preciso reinventar o objeto da nossa aprendizagem. Planejamento A Prática Reflexão Sobre a Prática Trabalho Participativo

13 O dia a dia é construído numa ação conjunta - processo participativo do aprender e do ensinar - O prazer de aprender -

14 Diálogo Troca de pontos de vista Tomada de decisões Respeito mútuo Respostas divergentes Erro construtivo Flexibilidade AUTONOMIA

15 PrincípiosAtividades Alunos pôr em jogo tudo que sabem e pensam Alunos têm problemas para resolver e decisões a tomar ao produzir

16 Conteúdo como objeto sócio-cultural real e não objeto escolar vazio de significado social Tarefa com máxima circulação de informação possível. Telma Weisz

17 Princípio O fundamental será construir nossa ação pedagógica junto com os alunos, concentrando esforços na organização, experimentação e reflexão de nossa prática, apoiada no conhecimento de como se processa o desenvolvimento dos alunos em questão.

18 Tarefa: Relatar uma situação de aprendizagem no Ensino Superior, identificando pressupostos de Piaget e Vygotsky examinados na vídeoconferência de hoje.


Carregar ppt "Metodologia: Piaget e Vygotsky Prof. Malvina Tampolski Dorfman SEDIPE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google