A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os processos de aprendizagem e desenvolvimento: abordagem Histórico-Cultural (Rosângela B. Buosi).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os processos de aprendizagem e desenvolvimento: abordagem Histórico-Cultural (Rosângela B. Buosi)."— Transcrição da apresentação:

1 Os processos de aprendizagem e desenvolvimento: abordagem Histórico-Cultural (Rosângela B. Buosi).

2 Questões introdutórias 1- O indivíduo nasce pronto ou é cópia do ambiente externo? 2- Como se dá o processo de aprendizagem no ser humano? 3-Cada indivíduo se constitui psicologicamente de dentro para fora ou de fora para dentro?

3 Quem foi Vygotsky Nasceu em 5 de Novembro de 1896 em Orsha, pequena cidade na Bielo-Russia; Estudou Direito e Literatura na universidade de Moscou; Fez cursos na Faculdade de medicina; Estudou diversos assuntos, desde arte, literatura, linguística, antropologia, cultura, ciências sociais, psicologia, filosofia e medicina; Morreu em 11 de junho de 1934.

4 Qual era a sua preocupação central? Entender a gênese do psiquismo humano

5 Os processos de aprendizagem e desenvolvimento Sistematizou uma nova abordagem acerca dos processos de desenvolvimento do pensamento e das funções cognitivas de um Sujeito histórico. Explica sua teoria através de quatro planos que em interação constituem o psiquismo de cada indivíduo.

6 ESSES PLANOS SÃO: Filogênese (história da espécie humana); Sociogênese (história cultural); Ontogênese (percurso de vida do indivíduo); Microgênese (história das aprendizagens particulares).

7 Desenvolvimento infantil O ser humano necessita da interação com os outros para aprender a ser humano

8 Mediação Simbólica O homem via cultura criou um sistema de linguagens: signos e significados para os fatos da realidade; Vygotsky aponta dois elementos básicos responsáveis pela mediação social 1- o instrumento 2- o signo

9 Para ele ao longo da história há dois tipos de memória: 1- natural 2- mediada

10 Aprendizagem e desenvolvimento Vygotsky reconhece a importância das definições biológicas da espécie humana, porém, o que mais influencia na formação do indivíduo são as interações sociais. O desenvolvimento do ser humano depende do aprendizado que realiza em um determinado grupo cultural.

11 O ensino não pode ser definido apenas a partir do desenvolvimento da maturidade da criança, ou seja, daquilo que ela é capaz de realizar sozinha. Contrapõe esse nível maturacional da criança com o que denomina zona de desenvolvimento proximal, que implica dois níveis de desenvolvimento:

12 1- Nível de desenvolvimento Real (NDR) 2- Nível de desenvolvimento Potencial (NDP) * Zona de desenvolvimento proximal (ZDP)

13 Pensamento e linguagem O pensamento e a fala passam por várias mudanças no percurso da vida do indivíduo. O pensamento e a fala passam por várias mudanças no percurso da vida do indivíduo. A fala tanto expressa o pensamento da criança quanto age como organizadora desse pensamento. A fala tanto expressa o pensamento da criança quanto age como organizadora desse pensamento. Antes de aprender a falar a criança demonstra uma inteligência prática. Antes de aprender a falar a criança demonstra uma inteligência prática. Por volta de dois anos a evolução do pensamento e da fala e encontram e se unem. Por volta de dois anos a evolução do pensamento e da fala e encontram e se unem.

14 O papel da escola e do professor A escola é o lugar mais propício ao desenvolvimento. A escola é o lugar mais propício ao desenvolvimento. A aprendizagem promove o desenvolvimento. A aprendizagem promove o desenvolvimento. O professor pode contribuir para a formação de novos conceitos incindindo na zona de desenvolvimento proximal. O professor pode contribuir para a formação de novos conceitos incindindo na zona de desenvolvimento proximal.


Carregar ppt "Os processos de aprendizagem e desenvolvimento: abordagem Histórico-Cultural (Rosângela B. Buosi)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google