A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA DA ATIVIDADE Um dos aspectos da concepção Histórico – Cultural de Aprendizagem (a Teoria da Atividade), a partir dos estudos de Leontiev (discípulo),

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA DA ATIVIDADE Um dos aspectos da concepção Histórico – Cultural de Aprendizagem (a Teoria da Atividade), a partir dos estudos de Leontiev (discípulo),"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DA ATIVIDADE Um dos aspectos da concepção Histórico – Cultural de Aprendizagem (a Teoria da Atividade), a partir dos estudos de Leontiev (discípulo), como seqüência da contribuição intelectual de Vygotsky. Trata-se, portanto, do aprofundamento de um dos aspectos da Proposta Curricular, não de uma nova teoria de aprendizagem, nem de uma nova proposta.

2 ATIVIDADE: 1.O que era (qualquer ação). 2.O que é (a ação de um sujeito ativo, o que implica considerar a vontade e a motivação para agir).

3 3. Contextualização: Decorrente da Psicologia Histórico – Cultural de aprendizagem elaborada pela Academia Soviética de Psicologia Lev Semiónovich Vygotsky ( ) e seus colaboradores e co-pesquisadores: Lompscher, Fichtner (que estiveram em SC 96 e 98) Leontiev, Luria, Davidov, Henri Wallon (falecido em 62).

4 4.Bases da Proposta Curricular Catarinense Disciplinas Curriculares Teoria Educacional ligada à concepção da aprendizagem sociointeracionista adotada pela Proposta Curricular de SC, por ser a de socializar a aprendizagem, isto é, de romper com práticas tradicionais de ensinar bem a quem aprende facilmente e não ensinar a quem tem alguma dificuldade de aprender.

5 5. Elaboração dos conceitos Científicos Essenciais (interdisciplinar, transdisciplinar) Formar conceitos científicos não é capacitar os alunos para que respondam as perguntas ao professor exclusivamente com as palavras do professor... Faz-se necessário articular os conceitos abordados em sala de aula. Superar a visão disciplinar para interdisciplinar e transdisciplinar. Hoje, a ciência tem que transformar a realidade; construir, intervir na realidade.

6 A superação do positivismo está na visão da interdependência entre os diferentes conhecimentos. (Positivismo: adaptar o aluno à sociedade). A relação do sujeito com a realidade se dá através de mediações que permitem que ele seja transformado pela natureza, que por sua vez é transformada por ele. Mediação se processa por: Instrumentos Signos

7 Nível de Desenvolvimento Potencial Zona de Desenvolvimento Proximal (Aprendizagem) Nível de Desenvolvimento Real 6.Processo para apropriação e elaboração conceitual

8 Finalidade (motivação); Problematização (proposta do professor) 1º - Abstração (generalização). 2º - Elaborações conceituais provisórios (pessoais) (elevação ao concreto). 3º - Elaboração de Conceitos Universais (elevação ao abstrato).

9


Carregar ppt "TEORIA DA ATIVIDADE Um dos aspectos da concepção Histórico – Cultural de Aprendizagem (a Teoria da Atividade), a partir dos estudos de Leontiev (discípulo),"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google