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Definição Conflito: Processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira.

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2 Definição Conflito: Processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante Administração de Conflitos - FACIGE 2012

3 A administração de conflitos: Consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação Administração de Conflitos - FACIGE 2012

4 Transições na Conceituação do Conflito Visão tradicional: O conflito deve ser evitado. Visão de relações humanas: O conflito é inevitável. Visão interacionista: O conflito pode ser uma coisa positiva. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

5 Conflitos Funcionais x Disfuncionais Os Conflitos Funcionais apóiam o objetivo do grupo e melhora seu desempenho. Os Conflitos Disfuncionais atrapalham o desempenho do grupo. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

6 Tipos de Conflitos Conflito de Tarefas Conflito de Relacionamentos Conflitos de Processo Administração de Conflitos - FACIGE 2012

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8 Estágio I: Oposição potencial ou incompatibilidade Comunicação: Diferentes Conotações de palavras; Jargões; Troca insuficientes de informações; Ruídos no canal de comunicação. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

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10 Estágio I: Oposição potencial ou incompatibilidade Estrutura: Tamanho do grupo; Grau de especialização nas tarefas delegadas; Clareza de jurisdição; Compatibilidade entre membros e metas. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

11 Estágio I: Oposição potencial ou incompatibilidade Variáveis Pessoais: Sistema de valores pessoais; Características de personalidade. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

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13 Estágio II: Cognição e personalização Conflito percebido; Conflito sentido. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

14 Estágio III: Intenções Competir; Colaborar; Evitar; Acomodar-se; Conceder. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

15 Estágio IV: Comportamento Declarações; Ações; Reações. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

16 Estágio V: Consequências Consequências Funcionais; Consequências Disfuncionais; Criando conflitos funcionais. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

17 Técnicas de Resolução de Conflitos Resolução de problemas; Metas superordenadas; Expansão de recursos; Não enfrentamento; Suavização; Concessão; Comando autoritário; Alteração de variáveis humanas; Alteração de variáveis estruturais. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

18 Técnicas de Estimulação de Conflitos Comunicação; Inclusão de estranhos; Reestruturação da Organização; Nomeação de um advogado do diabo. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

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20 Negociação Processo pelo qual duas ou mais partes trocam bens ou serviços e buscam um acordo sobre as vantagens da troca para cada um. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

21 Estratégias de Barganha Barganha Distributiva: Situação de perda e ganho. Barganha Integrativa: Relação ganha-ganha. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

22 Barganha Distributiva x Barganha Integrativa Característica da Barganha Característica Distributiva Característica Integrativa Recursos DisponíveisQuantidade fixa dos recursos a serem divididos Quantidade variável dos recursos a serem divididos Motivações PrimáriasEu ganho, você perdeEu ganho, você ganha Interesses primáriosOposição de um ao outro Convergência ou congruência com o outro Foco do relacionamento Curto prazoLongo prazo Administração de Conflitos - FACIGE 2012

23 Processo de negociação Administração de Conflitos - FACIGE 2012 Preparação e Planejamento Definição das regras básicas Esclarecimento e justificativa Barganha e solução de problemas Conclusão e Implementação

24 Questões da Negociação Traços de personalidade na negociação: Diferenças quanto ao gênero na negociação: A diferença no resultado das negociações de homens e mulheres se deve ao fato que estes atribuem valores diferentes aos resultados. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

25 Diferenças culturais nas negociações: O contexto cultural influencia significativamente a quantidade e as táticas para serem utilizadas e até o local onde a negociação deve ocorrer. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

26 Negociação por meio de uma terceira parte: As partes podem atingir uma situação de impasse. Nesses casos, elas podem optar pela utilização de uma terceira parte para ajudar a encontrar uma solução. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

27 Quatro papéis básicos da terceira parte: Mediador; Árbitro; Conciliador; Consultor. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

28 Conclusão Administração de Conflitos - FACIGE 2012


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