A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Conflitos SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR - 2012 -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Conflitos SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR - 2012 -"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Conflitos SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR

2 GESTORES REGIONAIS ROSELI TERRA MARCIO BONETTI

3 A administração de conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

4 Conteúdo : O que são os conflitos? As situações que geram conflitos O que é a negociação? Conceitos chaves da negociação Como se prepara uma negociação Estratégias, táticas negociáveis Erros em uma negociação Estratégias na gestão de conflitos? Efeitos positivos e negativos do conflito

5 Para lidar com conflitos, é importante conhecê-los, saber qual é sua amplitude e se estamos preparados para trabalhar com eles.

6 Conflitos : O que é conflito ? Definição Níveis Intrapessoais Interpessoal Organizacionais

7 Conflitos : Situações que geram o conflito: Interdependência de funções Indefinição das regras; E a maior causa de conflitos: MUDANÇAS

8 Possíveis Causas...

9 Experiência de frustração de uma ou ambas as partes: incapacidade de atingir uma ou mais metas e/ou de realizar e satisfazer os seus desejos, por algum tipo de interferência ou limitação pessoal; Diferenças de personalidade: são invocadas como explicação para as desavenças tanto no ambiente familiar como no ambiente de trabalho, e reveladas no relacionamento diário através de algumas características indesejáveis na outra parte envolvida.

10 Metas diferentes: é muito comum estabelecermos e/ou recebermos metas/objetivos a serem atingidos e que podem ser diferentes dos de outras pessoas e de outros departamentos, o que nos leva à geração de tensões em busca de seu alcance; Diferenças em termos de informações e percepções: costumeiramente tendemos a obter informações e analisá-las à luz dos nossos conhecimentos e referenciais, sem levar em conta que isto ocorre também como outro lado com quem temos de conversar e/ou apresentar nossas idéias, e que este outro lado pode ter uma forma diferente de ver as coisas.

11 Níveis de conflito: 1.Discussão 2.Debate 3.Façanhas 4.Imagens fixas 5.Loss of face (com a cara no chão)

12 Níveis de conflito: 1.Estratégias 2.Falta de humanidade 3.Ataque de nervos 4.Ataques generalizados

13 Fases do conflitos Segundo Hunt e Osbom, o conflito desenvolve-se em cinco (5) fases: 1. Condições antecedentes ao conflito 1. Condições antecedentes ao conflito - as causas do conflito. Estabelecem as condições a partir das quais os conflitos tendem a desenvolver-se. ; Conflito percebido 2. Conflito percebido - As partes percebem que as condições antecedentes criaram situações de diferenças ou emocionais.

14 Fases do conflitos 3.Conflito sentido 3.Conflito sentido - Há uma tensão que motiva as partes a tomar medidas para reduzir o sentimento de desconforto. 4. Conflito manifesto 4. Conflito manifesto - Quando o conflito já está totalmente declarado, expresso em comportamento. 5. Resolução ou supressão 5. Resolução ou supressão - Existe a administração do conflito, procura de formas capazes de atender às necessidades de resolução do conflito.

15 Conflitos internos Conflitos entre indivíduos Conflitos entre indivíduos e grupos Conflitos entre grupos Tipos de conflitos

16 Negociação : O que é ? Comunicação Dia a dia Flexível e inflexível

17 NEGOCIAÇÃO

18 Negociação : Ponto de resistência Nível de aspiração Oferta inicial Conceitos chaves

19 Negociação : Como se prepara uma negociação: Acordo final próximo ao ponto de resistência Impedir o aumento do ponto de resistência Aliciar o oponente a respeito do resultado abaixar o ponto de resistência Estratégias

20 Negociação : Algumas táticas Lisonjear o opositor Demonstração de poder Técnica de espantalho Persuadir Ataques pessoais e intimidações

21 Gestão de conflitos : Estratégias na gestão de conflitos? Evitar o confronto acomodação Competição/dominação compromisso colaboração

22 Gestão de conflitos : Efeitos positivos do conflito Efeitos negativos Gera motivação Gera mudanças Hostilidade no grupo Destrói a moral do grupo

23 FIM NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS - Denise Lila Lisboa Gil 2003 Gestão de Conflitos Organizacionais - Jefferson Menezes de Oliveira 2006 BIBLIOGRAFIA

24 A mudança é a lei da vida, aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro. John Kennedy


Carregar ppt "Gestão de Conflitos SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR - 2012 -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google