A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010

2 American Phychiatric Association DSM-IV – Critérios de diagnóstico Lisboa 1996

3 Linguagem É a capacidade, que todo o ser humano é dotado, de aprender e de utilizar um ou vários sistemas de signos verbais ou símbolos, para comunicar com os seus semelhantes.

4 1) Perturbações da Comunicação: - Perturbação da Linguagem Expressiva; - Perturbação Mista da Linguagem Receptiva – Expressiva; - Perturbação Fonológica; - Gaguez; - Perturbação da Comunicação sem outra Especificação. 2) Perturbações Globais de Desenvolvimento: - Perturbação Autística;

5 Perturbação da Linguagem Expressiva Pode manifestar-se pelos seguintes sintomas: - Vocabulário extremamente limitado; - Erros no uso das formas verbais; - Dificuldades na recordação de palavras; - Dificuldade na produção de frases complexas e extensas. Interferem no rendimento escolar, laboral e comunicação social. Nos casos de Deficiência Mental, défice da fala ou sensorial ou uma privação ambiental, as dificuldades de linguagem acrescem.

6 PERTURBAÇÃO MISTA DA LINGUAGEM RECEPTIVA – EXPRESSIVA Pode manifestar-se pelos seguintes sintomas: - Perturbações da Linguagem Expressiva; - Dificuldades na compreensão de palavras e frases. Interferem no rendimento escolar, laboral e comunicação social. Nos casos de Deficiência Mental, défice da fala ou sensorial ou uma privação ambiental, as dificuldades de linguagem acrescem.

7 PERTURBAÇÃO FONOLÓGICA Pode manifestar-se pela incapacidade para utilizar sons da fala, próprios da idade e idioma: Erros na produção do som; Erros no uso do som; Erros na representação ou organização do som (substituição de um som por outro, ex.: uso do som t em vez do q; ou omissão de sons, tais como as consoantes finais.) Interferem no rendimento escolar, laboral e comunicação social. Nos casos de Deficiência Mental, défice da fala ou sensorial ou uma privação ambiental, as dificuldades da fala acrescem.

8 GAGUEZ Pode manifestar-se pelos seguintes sintomas: - Perturbação na fluência e organização temporal normal da fala (inadequadas para a idade do sujeito); - Caracteriza-se por ocorrências frequentes de: Repetições de sons e sílabas; Prolongamentos de sons; Interjeições; Palavras fragmentadas (pausas dentro de uma palavra); Bloqueios audíveis ou silenciosos (pausas preenchidas ou vazias na fala);

9 Circunlóquios (substituições de palavras para evitar palavras problemáticas); Palavras produzidas com excesso de tensão física; Repetições de palavras monossilábicas ( Eu-Eu-Eu- vejo-o). Interferem no rendimento escolar, laboral e comunicação social. Nos casos de défice motor da fala ou deficiência sensorial, as dificuldades da fala acrescem.

10 PERTURBAÇÃO DA COMUNICAÇÃO SEM OUTRA ESPECIFICAÇÃO Esta perturbação na comunicação refere-se a casos específicos, não enquadrados nas categorias anteriores, como por exemplo uma perturbação na voz (anomalia do volume, qualidade, timbre ou ressonância vocais).

11 Perturbação Autística Esta perturbação na comunicação refere-se a casos específicos, com as seguintes especificidades: -Défice qualitativo na interacção social, manifestado pelas seguintes características: Acentuado défice no uso de comportamentos não verbais (contacto ocular, expressão facial, postura corporal, gestos de interacção social); Incapacidade para desenvolver relações com os companheiros; Ausência de espontaneidade na partilha de prazeres, interesses ou objectivos; Falta de reciprocidade social ou emocional.

12 - Défice qualitativos na comunicação, manifestado pelas seguintes características: Atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem oral (sem tentativa de linguagem alternativa); Incapacidade para iniciar ou manter uma conversa com outros, apesar de apresentar um discurso adequado; Uso estereotipado ou repetitivo da linguagem ou linguagem simples; Ausência de jogo realista espontâneo, variado ou de jogo social imitativo.

13 - Padrões de comportamento, interesses e actividades restritos, repetitivos e estereotipados, manifestado pelas seguintes características: Excesso de preocupação com os padrões estereotipados e interesses; Adesão de rotinas não funcionais; Maneirismos motores estereotipados e repetitivos (por exemplo, sacudir e rodar as mãos ou dedos ou movimentos complexos de todo o corpo); Preocupação persistente com partes de objectos. - Atraso ou funcionamento anormal, antes dos três anos de idade: na interacção social; ou na linguagem usada na comunicação social; ou no jogo simbólico/ imaginativo.


Carregar ppt "Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google